Hallstatt é merecidamente um Patrimônio Mundial da Humanidade

Está aí uma cidade que é um Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO no quesito Paisagens Naturais que merece todos os elogios. Obrigado, Hallstatt, pelo dia espetacular que proporcionou a mim e todo o grupo.

img_0018

Fomos em carros, como bate-volta de Salzburg. A Viagem de carro já é uma beleza passeando pelo Salzkammergut e seus mais de 70 lagos, a estrada segue por montanhas, cidadezinhas e muitos lagos. Quando começamos a nos aproximar o cenário dá uma mudada e tanto, montanhas altas refletem na água, que se torna um imenso espelho natural. Para finalizar, para entrar em Hallstatt você vai passar por um túnel bem estreito, a sensação é que estamos entrando em Shangri-La, a misteriosa terra oculta dos Himalaias, só que na Áustria.

img_9933

Também é bem factível a ida de trem. Estando de carro escolha um dos três estacionamentos da cidade P1, P2 ou P3. Pare o carro e aproveite um dia que pode ser de puro descanso, passeando pela cidade e tirando milhares de fotos desse Patrimônio, aproveitando para fazer um passeio de barco, mas que também pode ter um quê de aventura, visitando a Mina de Sal mais antiga do Mundo (aqui), com mais de 7.000 Anos. Hallstatt é incrível! Coloca no Roteiro e vai!

Para colocar Hallstatt no Roteiro, você vai precisar ter pelo menos duas noites em Salzburg, para poder fazer Hallstatt como bate-volta ou  dormir uma noite na própria Hallstatt, que deve ser muito bacana.

img_9902

Hallstatt é uma Vila com somente, acredite, 946 habitantes, situada a 511m de altitude, na região da Alta Áustria, com verões curtos e invernos rigorosos e que possui uma das vistas mais lindas do Mundo. Sua Paisagem faz parte do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO.

A importância de Hallstatt vai muito além disso, localizada junto ao Lago Hallstatter-See tem sua História ligada à produção de sal. Em Hallstatt está a Mina de Sal mais antiga do mundo com mais de 7000 anos. Por isso, ela também é considerada por muitos a cidade mais antiga da Europa, tendo sido habitada ininterruptamente por mais de 5.000 anos, possuindo ainda relíquias com mais de 9.000 anos espalhadas pelos principais Museus do Mundo.

A importância do lugar é tamanha que cedeu seu nome para a Idade de Hallstatt denominada de Cultura de Hallstatt. Saiba mais clicando aqui.

A palavra Hall significa Sal, na língua Celta, logo, o lugar se chama “Cidade do Sal” ou “Lugar do Sal”.

VIAJA DAQUI ou O que fazer em Hallstatt:

Você pode fazer a Rota de Carro, de trem ou em excursão. De qualquer forma que for, vai gostar.

img_0556
Siga essas dicas de cidade para seu gps, desde Salzburg, assim irá pelo melhor caminho.
img_9864
Salzkammergut
img_9879
Túnel para entrar em Shangri-Lá! Ops, Hallstatt.

A Belíssima Rota que sai de Salzburg e vai passeando pelos lagos até Hallstatt é conhecida como Salzkammergutt.

Uma das principais coisas para se fazer por lá é Caminhar pelas ruas de Hallstatt. Caminhe sem rumo por suas poucas ruas e vielas. Reparem que, onde estiver escrito Trinkwasser, tem água potável. Dá uma caminhada na beira do lago; visite sua pracinha principal, a Marktplatz; procure uma lojinha de artigos esportivos chamada Janu, e desça no seu sub-solo para encontrar um mini-museu em meio a algumas ruínas, algumas de suas peças chegam a ter 7.000 anos; conheça as duas igrejinhas da cidade, uma Católica e outra Protestante. Atravesse a cidade e vá até onde está o Mirante de onde saem fotos que percorrem o mundo diversas vezes ao ano. Tire muitas fotos.

A Loja esportiva Janu e seu Mini-Museu.

img_9946img_9898img_9895img_0016img_0029img_0030

img_0090
Simplesmente Hallstatt

Quanto estiver voltando do mirante e quiser visitar um lugar, digamos, diferente, tipo uma Capela de Ossos, fique atento numa escada que vai estar à sua direita e te leva para a St. Micheskapelle e a Beinhaus, traduzindo: Casa dos Ossos. Eu já estive nas Capelas dos Ossos de Roma (ainda sem post) e Évora (aqui), e agora também na de Hallstatt.

img_0053img_0055img_0044

A Capela dos Ossos e o cemitério.

Em frente à Capela está um cemitério pra lá de bem cuidado, como a maioria que vemos nessa região, do cemitério temos mais um ponto de vista da cidade e do local privilegiado em que ela está inserida. Visite a Igreja em si, claro. A Capela dos Ossos fica no fundo do Cemitério. Veja seu post exclusivo aqui.

Depois de visitar a Igreja não precisa voltar, desce por ali mesmo numa escada coberta. Muito legal!

img_0071
Da Igreja, você desce para cidade por aí

Bom! Talvez esteja na hora de comer alguma coisa. Nosso grupo se dividiu, e, uma parte sentou para almoçar e depois passear de Barco, enquanto a outra parte lanchou um sanduba e foi para a Mina de Sal Mais Antiga do Mundo, para uma tremenda aventura.

img_0122img_0125

Plataforma Panorânica

Subimos pelo Funicular e, uma vez lá em cima, além da Mina você tem uma Plataforma Panorâmica que oferece uma visão linda, mais uma, da cidade, que vai estar aos seus pés e do Lago com a cadeia de Montanha Dachstein, cujo ponto culminante é o Hoher Dachstein com 2996m de altitude.

img_0156img_0171img_0164

novo-documento-31
Saltzwelten Só o guia desceu mais rápido que eu, à 42km/h. É rápido… muito, muito maneiro

Dali, por uma trilha (aviso que não é passeio para quem tem dificuldade de locomoção), fomos para a Salz Welten, a Mina de Sal Mais Antiga do Mundo. Um passeio que você jamais esquecerá. É carinho, cerca de 25euros, mas coisa de primeiro mundo, com trenzinhos, escorregas ultra-radicais (pode descer por uma escada), tecnologia de ponta, holografias, artefatos históricos e muita aventura e História. A gente vai com o guia lá dentrão da montanha mesmo, então, também não é aconselhável para quem tem medo de lugar fechado. Vejam no post principal clicando aqui.

img-20161116-wa0000img-20161116-wa0001

img-20161116-wa0002
Galera do Passeio de Barco

O pessoal que foi no Passeio de Barco gostou muito! É fácil, estando na cidade, conseguir ali por baixo mesmo, mas como eu havia pesquisado dois deles, colo logo abaixo para Vocês:

– Hallstättersee – Schffart: Segundo as pesquisas o passeio de barco é barato e magnífico. Esse passeio existe desde 1862. Clica aqui e vai lá.

– Lake Hallstatt Explorer: Outro passeio de barco, mas que carece de informações. Clica aqui e vai lá.

Outro lugar, esse bem pertinho de Salzburg, que merece um bate-volta é Berchtesgadener Land, que proporciona um passeio de barco pelo Lago Königsee, com um passeio ao alto das montanhas, no Ninho da Águia, que não tem nada que remete à Hitler, apenas sabe-se que foi a casa onde ele passou muitas temporadas e aparece em muitos filmes com ele em pessoa. Para fazer os dois no mesmo dia, ainda mais se estiver de ônibus, como eu fui, tem que agilizar no Lago, pois se perder muito tempo nele, dificilmente conseguirá subir ao Ninho da Águia. Veja os detalhes no post de Berchtesgaden aqui (ainda não foi ao ar).

Hallstatt foi uma unanimidade absoluta no Grupo, vira e mexe me falam que desejam voltar. Hallstatt sempre fará parte do meu roteiro na região! Uma cidade com pouco mais de 900 habitantes e com tantas atrações, ainda sendo um Patrimônio Mundial da Humanidade? Como deixar de ir até essa Maravilha, esse Shangri-Lá? Vai sim.

Veja outros posts que têm tudo a ver com Hallstatt nos links abaixo:

SALZBURG

SALZ WELTEN – A MINA DE SAL DE HALLSTATT

CAPELA DOS OSSOS DE HALLSTATT

INNSBRÜCK

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

17 comentários em “Hallstatt é merecidamente um Patrimônio Mundial da Humanidade

  1. Parabéns pela dedicação e talento em mostrar coisas tão lindas!! Espero conseguir um dia fazer um desses passeios com vocês, se os compromissos permitirem!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s