Fiordes Noruegueses: Balestrand

Saí de Oslo de carro rumo a Balestrand. Uma das coisas mais bacanas de ir de carro a partir de Oslo é que logo depois de sair, cerca de 40 km de estrada, a paisagem já começa a mudar. Viajar de carro pelos Fiordes é especialmente legal porque numa hora estamos embaixo, junto a água, noutra estamos pelo alto das montanhas e atravessando dezenas de pequenos túneis. É de uma beleza incrível. Arrisco dizer que serão os dias mais bacanas de sua Viagem a Escandinávia. A Aurora Boreal também é incrível, a diferença da Aurora Boreal para os Fiordes Noruegueses é que, enquanto na Aurora (em Tromsø) ficamos o dia inteiro aguardando anoitecer para caçar a Aurora Boreal, no Fiordes passamos o dia inteirinho sem intervalos comerciais apreciando aquela Maravilha de Natureza. Um Espetáculo.

Fiordes Noruegueses Balestrand Cel (5)

Para chegar em Balestrand a partir de Oslo, terá que dirigir o dia inteiro, até porque Você vai parar dezenas de vezes para tirar fotos, então, procure sair cedo. No caminho para Balestrand terá que colocar, por duas vezes, o carro num ferry-boat para atravessar pedaços dos Fiordes.

Confesso que não tive muito tempo para ver a cidade, pois, apesar do Google Maps dizer que a Viagem dura cerca de 6h, eu devo ter feito em umas 10h de tanto que parei para tirar fotos no caminho. Cheguei quando já estava escurecendo e na manhã seguinte tinha que sair para seguir para a próxima parada nos Fiordes, Flåm e Gudvangen (aqui). Não me importei em dar apenas uma volta de carro por Balestrand, porque o que vale mesmo é a Beleza do Caminho que vai de Oslo até lá.
FIORDE: vem do norueguês “Fjord” e é uma entrada de mar (logo, de água salgada) entre grandes montanhas rochosas, que tiveram origem na forte erosão causada pelo degelo da Era do Gelo e de antigos Glaciares (enormes Geleiras). Quando a terra esquentou, este gelo derreteu e correu para o mar levando imensas quantidades de pedra e terra, num primeiro momento. Até que o mar, num segundo momento, tomou conta dessa região escavada pelo degelo.

A origem deles remonta há cerca de 12.000 Anos, sendo verdadeiras entradas de mar no meio de Montanhas, o que acaba por torná-los bastante profundos e navegáveis inclusive por Navios de Cruzeiro. Alguns dos Fiordes mais conhecidos estão nas Costas da Noruega, Groelândia, Chile e Nova Zelândia.

Fiordes Noruegueses 2017 - 9 (149)

Fiordes Noruegueses Balestrand Cel (10)

Fiordes Noruegueses 2017 - 9 (121)

Fiordes Noruegueses 2017 - 9 (134)

Fiordes Noruegueses 2017 - 9 (141)

Fiordes Noruegueses 2017 - 9 (113)

Fiordes Noruegueses 2017 - 9 (126)

Fiordes Noruegueses 2017 - 9 (6)

Fiordes Noruegueses 2017 - 9 (32)

Fiordes Noruegueses 2017 - 9 (84)

Fiordes Noruegueses 2017 - 9 (25)

Fiordes Noruegueses Balestrand Cel (2)

Fiordes Noruegueses 2017 - 9 (98)

Fiordes Noruegueses Balestrand Cel (4)

Fiordes Noruegueses Balestrand Cel (11)

Fiordes Noruegueses Balestrand Cel (3)

Fiordes Noruegueses 2017 - 9 (38)

Fiordes Noruegueses 2017 - 9 (52)

Fiordes Noruegueses 2017 - 9 (55)

Fiordes Noruegueses 2017 - 9 (59)

Fiordes Noruegueses Balestrand Cel (6)

Fiordes Noruegueses Balestrand Cel (1)

Fiordes Noruegueses 2017 - 9 (63)

Fiordes Noruegueses 2017 - 9 (71)

Fiordes Noruegueses 2017 - 9 (67)

Fiordes Noruegueses 2017 - 9 (70)

Fiordes Noruegueses 2017 - 9 (106)

Fiordes Noruegueses 2017 - 9 (108)

Fiordes Noruegueses 2017 - 9 (172)

Fiordes Noruegueses Balestrand Cel (9)

Posso te garantir que os Fiordes Noruegueses são de uma Beleza bem própria. Coloque no seu Roteiro e aproveite!

Digo também que o legal de ter ido a Balestrand foi a estrada. Digo porque achei a região de Flam mais bonita para se ficar, além do que temos praticamente a mesma estrada. Fiz bem em ter escolhido ficar duas noites por lá (Flåm) para fazer os Passeios de Trem, em Myrdal, e de barco. Confere no post clicando no link aí embaixo.

Se puder pegar o carro em Oslo e entregar em Bergen faça isso e tire Balestrand do seu Roteiro, mantendo Flåm. Compre alguma coisa para lanchar antes de sair e aproveite uma das muitas paradas com banquinho, mesas e Paisagens Incríveis. Bom Apetite e Ótima Viagem!

Veja outros posts que têm tudo a ver com Balestrand e os Fiordes Noruegueses nos links abaixo:

FLAM, GUDVANGEN e MYRDAL

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

Um comentário em “Fiordes Noruegueses: Balestrand

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s