Moscou é Top Demais

Capital e Cidade mais populosa da Federação Russa, centro político, cultural, econômico, religioso, científico, educacional e financeiro. Segunda cidade mais populosa da Europa, atrás de Istambul e a sexta mais populosa do Mundo, com mais de doze milhões de habitantes. Baseado na lista da Forbes de 2012, Moscou é a segunda cidade com mais milionários no Mundo.

Russia - Moscou - Metro (8)

Banhada pelo Rio Moscou já foi Capital da Moscóvia Medieval e da União Soviética. Na época da Guerra Fria foi o centro do chamado “Bloco do Leste”. Em Moscou está o Kremlin, Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO e antiga Fortaleza que hoje serve de residência para o Presidente Vladimir Putin e é sede do Poder Executivo do país.

A rede de trânsito impressiona! São quatro aeroportos internacionais, nove terminais ferroviários e uma das maiores redes de metrô do mundo.

O nome da cidade deriva do nome do Rio Moscou (Moscovo). Citada pela primeira vez em 1147 por Jorge I, que construiu uma muralha de madeira. Seu local estratégico fez a População crescer bastante nos séculos XII e XIII.

No inverno de 1278, Moscou foi invadida e destruída pelos Mongóis. Esses saques e ataques dos Mongóis fizeram grandes estragos na formação do território Russo, que teve muitas cidades ao sul inteiramente destruídas e sem chances de recuperação, causando uma forte imigração para o norte e Moscou.

A partir de 1327 volta a se recuperar, após a expulsão dos invasores, tornando-se a Capital do Principado de Vladimir-Suzdal. Sua localização em relação ao Rio Volga permitiu um crescimento sustentável e contínuo.

Em 1571, Tártaros da Crimeia atacaram a Cidade. Depois, o século XVII, foi marcado por mais um grande crescimento populacional e algumas Revoltas.

Russia - Moscou 2019 (15)

Em 1703, o Czar Pedro I, o Grande, funda São Petersburgo e em 1712, Moscou perde a condição de Capital para a nova Cidade. Pedro escolheu mudar a Capital por conta do contato da São Petersburgo com o Mar o que ajudaria nas relações comerciais e para a defesa da Rússia.

O ano de 1812 é um dos mais emblemáticos e importantes da História Russa, pois foi o ano da Invasão do Exército de Napoleão Bonaparte. Quando ficaram sabendo que Napoleão invadira seu território, os Moscovitas elaboraram um Plano e, quando os Franceses chegaram em 14 de Setembro de 1812 seu Exército encontrou uma Cidade abandonada e totalmente queimada. Sem alimento e com a chegada do Inverno Russo as Tropas só tiveram uma opção: Bater em Retirada. Uma enorme quantidade de Soldados Franceses morreram no caminho de volta para a França, enquanto eram perseguidos pelos Russos. Estes acontecimentos são retratados na Obra que virou Filme: Guerra e Paz, de Leon Tolstoi, além da música Abertura 1812, de Tchaikovski

Após a Vitória contra Napoleão, começa a reconstrução e a Cidade volta a ter um rápido crescimento.

Em 1918, Moscou abrigou o Exército Vermelho, durante a Revolução Russa. Com a Vitória dos Comunistas, Moscou volta a se tornar Capital da Rússia em 12 de Março de 1918.

Em 1941 a Cidade volta a ser atacada, agora pelos Nazistas Alemães, durante a Segunda Grande Guerra Mundial. Nessa ocasião Moscou volta a ser evacuada e declarada Zona de Guerra. Na ocasião o líder Soviético Joseph Stalin é aconselhado a abandonar a Cidade, mas ele se nega e mantém o Exército por lá. Por incrível que pareça, ainda manda continuarem a construção do Metrô da Cidade que ainda acabou tendo sua obra “ajudada” pelos bombardeios alemães.

Depois, em 1980, Moscou sediou as Olimpíadas, mesmo com o boicote de muitos países, devido a invasão Soviética do Afeganistão.

Após a dissolução da União Soviética URSS e com Boris Iéltsin no comando, Moscou volta a crescer, passando a ser a Capital da Federação Russa. Moscou, hoje, é uma cidade Cosmopolita com problemas relacionados a Crime Organizado e Pobreza, mas com uma grande estrutura repleta de História, Cultura e Vida.

VIAJA DAQUI ou O que fazer em Moscou:

DIA 1

Neste Dia 1 coloquei apenas as Atrações da Praça Vermelha para não confundir. Dá tempo de fazer mais coisas no mesmo dia. Basta escolher entre as atrações dos outros dias e organizar seu Roteiro.

KRASNAYA ou PRAÇA VERMELHA

Principal Ponto Turístico de Moscou nela se encontram seus principais prédios. O Kremlin, o Museu Histórico Nacional, a Catedral de São Basílio, o GUM (antiga loja Soviética, onde hoje funciona um Shopping), o Mausoléu de Lenin e a Catedral de Kazan. Vale a pena fazer uma visita a Praça a Noite, também.

Abaixo os principais pontos da Praça Vermelha:

CATEDRAL DE SÃO BASÍLIO

A Estrela Máxima da Praça Vermelha é o Principal Cartão Postal da Rússia. Encomendada por Ivan, o Terrível, em 1561, para comemorar a Vitória na Batalha de Kazhan. Encomendada ao Arquiteto Posnik Yakolev a Catedral se transformou numa Obra repleta de influências Bizantinas com domos em espiral muito coloridos. Possui oito pequenas Capelas representando a “Cidade de Deus revelada a São João, o Divino”. A Catedral de São Basílio é considerada por muitos como “A Mais Bonita do Mundo”. Vale a visita por fora e por dentro.

Russia - Moscou 2019 (11)

KREMLIN

Kremlin significa “Fortaleza” ou “Cidade Fortificada”. Antiga Fortaleza Militar que serve como Sede do Governo Russo e Capital Política do País. Em seu interior existem Jardins, Praças, Palácios, Igrejas e Tesouros. Do lado de fora do Kremlin, de hora em hora, ocorre a troca de guarda, das 8h às 20h, em frente ao Monumento ao Soldado Desconhecido. O Monumento fica onde há uma Chama Acessa, representando os milhões de Soldados e Civis mortos na Segunda Guerra Mundial.

Site do Kremlin: aqui.

Ingressos para o Kremlin: aqui.

SHOPPING GUM

Maior construção da Praça Vermelha, era um Antigo Mercado que foi transformado em Shopping de Luxo. Considerado um dos Shoppings mais caros do Mundo, num prédio que foi um Símbolo do Comunismo.

Russia - Moscou 2019 (16)

Russia - Moscou 2019 (4)
GUM

MAUSOLÉU DE LENIN

No meio da Praça Vermelha está o local onde está o corpo do Líder e Fundador da União Soviética. A visita é Gratuita e ainda tem os túmulos de Yury Gagarin, Leonid Brejnev, Joseph Stalin, entre outros.

PARQUE ZARYADYE

Esse Parque fica atrás da Catedral de São Basílio e rende belíssimas fotos. Vale a pena ir até ele e subir o pequeno morro para as melhores fotos!

Ele fica bem próximo a Praça Vermelha e foi construído para a Copa do Mundo da Rússia. Nele encontramos uma Passarela Flutuante, a Flying Bridge.

Russia - Moscou 2019 (29)
Parque Zaryadye

OUTROS PONTOS DA PRAÇA VERMELHA

Russia - Moscou 2019 (30)

DIA 2

MUZEON PARK OF ARTS

Junto ao Gorky Park. Um tipo de “Cemitério de Esculturas da Época Comunista”. Localizado no Centro da Cidade, no Jardim Nova Tretyakov. São quase mil esculturas.

Este Parque não estava no Roteiro original, mas vale a ida seguindo pelo Rio Moscou até a Catedral de Cristo Salvador.

MONUMENTO A PEDRO, O GRANDE

Estátua em homenagem a Pedro, o Grande, com nada mais nada menos que 98 metros de altura. Belíssima, fica no Rio Moscou. Feita por Zurabi Tsereteli para comemorar os 300 anos da Marinha Russa. Construída em 1997 é a oitava maior estátua do mundo (aqui).

Russia - Moscou 2019 (55)Russia - Moscou 2019 (54)

CATEDRAL DE CRISTO SALVADOR

Foi destruída por Stalin, que colocou uma imensa Estátua em sua própria Homenagem, no local. Para os Líderes Soviéticos a Catedral representava os Monarquistas que a construíram para Comemorar a Vitória sobre Napoleão Bonaparte. O desejo era construir um grande prédio no local, mas quando começou a Segunda Guerra Mundial, estes planos foram abandonados. Após a dissolução da União Soviética foi reconstruída de acordo com suas imagens guardadas. Uma Curiosidade: Nesta Catedral é que ocorreu o Protesto da Banda Feminina Pussy Riot contra a Igreja Ortodoxa e o Governo Russo, sendo presas e acusadas de vandalismo e intolerância Religiosa.

Russia - Moscou 2019 (1)
Catedral de Cristo Salvador

RUA ARBAT

Famosa Rua com restaurantes, cafés, Artistas de rua e Turistas, é uma rua com casas da aristocracia Russa do século XVIII. Vale a ida para uma caminhada descompromissada.

É uma região boa para se hospedar.

KREMLIN DE IZMAYOLO

Quando li sobre esse local via muitas críticas. Mas eu e o Pessoal do Grupo estivemos lá e gostamos muito. Além de souvenirs come-se muito bem.

Fica um pouco afastado do centro de Moscou.

Centro de Tradições Russas, construído entre 1998 e 2007, reproduz a arquitetura das Fortalezas da Rússia de antigamente. Nos finais de semana ocorre uma Feira de Souvenirs com Vodcas e Bonecas Matrioskas. Relativamente distante do Centro, saltar na Estação Partizanskaya.

KOSTROMA

Moscou tem um Show Típico que é o MELHOR SHOW TÍPICO QUE VI ATÉ HOJE! Num Grande Teatro com Dançarinos e Dançarinas incríveis, onde procuram retratar o surgimento da Rússia.

Vá assistir o Kostroma. Apesar de caro repito que é Imperdível!

Site do Kostroma: aqui.

Russia - Moscou - Kostroma (1)Russia - Moscou - Kostroma (2)

Russia - Moscou - Kostroma (5)
Kostroma

DIA 3

Outras Atrações de Moscou:

Museu Cosmonauta: Traz a História dos Astronautas Soviéticos.

Gorky Park: Principal Parque Urbano de Moscou.

Bunker 42: Abrigo anti-aereo da época da Guerra Fria. Nele estão salas de controle aéreo e até um botão que poderia desencadear uma Guerra Nuclear.

Teatro Bolshoi: Sede da Companhia de Dança mais Tradicional do Mundo, foi construída no século XVIII. Assistir um Ballet na Rússia é sonho de consumo de muita gente, ainda mais se for num dos Teatros mais famosos do Mundo. Site do Bolshoi: aqui.

Passeio de Barco: Um Passeio de Barco pelo Rio Moscou pode ser uma boa pedida.

Estações de Metrô: Construídas para serem Palácios do Povo, são Belíssimas e Atração Imperdível em Moscou! Muitas Estações ainda mantém símbolos da União Soviética como Estrelas Vermelhas, Celebração Militar, Símbolos de Propaganda, além de Homenagens a personalidades Russas como Yuri Gagarin e Dostoiévski.

Russia - Moscou - Metro (8)Russia - Moscou - Metro (10)Russia - Moscou - Metro (15)Russia - Moscou - Metro (12)

Russia - Moscou - Metro (18)Russia - Moscou - Metro (22)Russia - Moscou - Metro (32)

Veja outros posts do VIAJA DAQUI que têm tudo a ver com Moscou nos links abaixo:

TALLINN – ESTÔNIA

PALÁCIO RUNDALE – LETÔNIA

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

2 comentários em “Moscou é Top Demais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s