Goiânia e seu Centro Histórico!

A capital de Goiás, foi construída e planejada para ser a capital política e administrativa do estado de Goiás, na década de 1930, sob influência da Marcha para o Oeste, idealizada por Getúlio Vargas, com o intuito de acelerar o desenvolvimento e incentivar a ocupação do Centro-Oeste brasileiro. Suas construções, no Centro Histórico, são em sua maioria no estilo art-decô.

IMG_5247

 

Goiânia destaca-se por ser a cidade que tem maior área verde por habitante, entre as capitais brasileiras, com inúmeros parques. A cidade é a segunda no Mundo nesse quesito, sendo ultrapassada somente por Edmonton, capital de Alberta, no Canadá. Por isso, Goiânia, é a Capital Verde do Brasil.

VIAJA DAQUI ou O que fazer em Goiânia:

Anotei e fiz muitas coisas no Centro Histórico de Goiânia, mas vou colocar no roteiro apenas o que considero que tenha valido mais a pena. Dá para fazer todo esse roteiro em um passeio de mais ou menos umas três horas, com direito à descanso no Parque dos Buritis!

Deixamos o carro num dos muitos estacionamentos da Rua 1, quase esquina com a Rua Goiás, onde tem diversos estacionamentos!

IMG_5238
Relógio da Avenida Goiás
IMG_5239
Coreto da Praça Cívica
IMG_5244
Monumento às Três Raças

Ao chegar na Rua Goiás, você já verá o Relógio da Avenida Goiás, passe pelo Coreto da Praça Cívica, atravesse a rua com atenção e entre na Praça. Logo à frente estará o Monumento às Três Raças. Repare nos prédios, em estilo Art-Decô, ao redor da Praça.

IMG_5242

IMG_5248
Palácio das Esmeraldas

 

Continuando, em linha reta, chegará ao Palácio das Esmeraldas, onde a entrada é proibida, pois, ali funciona a sede do governo de Goiás, junto com o edifício que fica atrás do Palácio. Se quiser dar a volta, no edifício Pedro Ludovico, manda brasa.

IMG_5264IMG_5289

IMG_5285
Casa Caipira
IMG_5273
Piriema ! Teve uma que ficou correndo na frente de nosso carro, em Pirenópolis! Uma das aves símbolo de Goiás.
IMG_5296
Museu Goiano

 

De frente para o Palácio das Esmeraldas, no lado esquerdo da Praça Cívica, está o Museu Goiano, que é o Museu Professor Zoroastro Artiaga, localizado num prédio muito simpático e com uma coleção interessante. A parte do Museu que mais chamou nossa atenção foi a “Casa Caipira”, que retrata a simplicidade de uma casa caipira, com fogão a lenha, ferramentas, aqueles ferros antigos de passar roupa, entre outros objetos…muito bacana!

IMG_5297IMG_5300

 

Então, atravesse a Praça, para o outro lado, passe novamente em frente ao Monumento às Três Raças e Palácio das Esmeraldas. Do outro lado da praça você vai passar por uma Belíssima Estátua de algum personagem montado num cavalo, que até agora me arrependo de não ter me informado mais sobre esta obra. Passará por árvores com troncos imensos, e saíra da Praça para pegar a Rua Dona Gercina Borges Teixeira.

IMG_5305

IMG_5311
Museu Pedro Ludovico

 

Indo pelo lado direito dela, na esquina com a Rua 25, fica a casa onde morava Pedro Ludovico. Nela, funciona a Casa Museu Pedro Ludovico com visita guiada e gratuita, que vale muito a pena ser feita. No Museu você conhecerá a história desse famoso e importante político goiano, além de ver intactos os móveis e modo de Vida, na época. Veja o post do Museu aqui.

IMG_5340

 

IMG_5334IMG_5341

 

Ao sair, continue na Rua Dona Gercina e logo chegará no Bosque dos Buritis. Será uma ótima forma de encerrar seu passeio, porque é um Bosque agradável e bem cuidado, com barraquinhas de sorvete e lanches. Infelizmente, hoje só tem um Buriti no Bosque, mas, como está escrito embaixo da árvore, aprendi de forma eterna, qual árvore é o Buriti, tanto que quando voltamos para a estrada, ficávamos procurando Buritis, na paisagem, e haviam muitos!

Adoramos o Monumento em forma de ampulheta com a frase de Bahá u’lláh: A TERRA É UM SÓ PAÍS E OS SERES HUMANOS SEUS CIDADÃOS.

IMG_5342

Dentro do Bosque dos Buritis, onde chegamos a sentar num dos bancos e tiramos um cochilo, funciona o Museu de Arte de Goiânia, que estava fechado, mas que, pelo que disseram, é bem interessante.

Goiânia, está longe de ser uma cidade turística ou que se organize para isso, mas, se estiver por lá, garanto que vale a pena fazer este roteirinho pelo seu Centro Histórico.

Depois de almoçar, ou melhor lanchar, voltamos para o carro e seguimos para o Centro Cultural Oscar Niemeyer, mas, este também estava fechado.

Estava cansado de tanto andar no calor, então resolvi que iríamos passear de carro, até os famosos Painéis da Via Sacra e Trindade, na saída de Goiânia. Este passeio mereceu um post exclusivo! Leia aqui.

Quer ter esse roteiro com Mapas e endereços? Solicite pelo email viajadaqui@gmail.com

Veja os posts que têm tudo a ver com Goiania:

PARQUES DE GOIÂNIA

JERIVÁ

MUSEU PEDRO LUDOVICO

CALDAS NOVAS

TRINDADE

PIRENÓPOLIS

Gostou da Dicas de Goiânia? Fala pra gente!

 

Anúncios

5 comentários sobre “Goiânia e seu Centro Histórico!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s