A Antiga Byblos

Byblos ou Biblos é uma das cidades mais antigas do mundo, foi fundada por Fenícios entre os Séculos VIII e VII antes de cristo. Após os Fenícios, passaram por lá Egípcios, Assírios, Persas, Gregos, Romanos e Otomanos. O local faz parte do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO.

Libano - Byblos 2020 (7)

Os Fenícios eram grandes comerciantes e navegadores, o que deu a fama aos Libaneses de serem um Povo Pacífico, pois o negócio deles sempre foi mais voltado para o comércio.

A partir de Byblos o Papiro seguia para a Grécia, sendo que tanto a planta como os rolos eram fabricados por ali. Por conta desse comércio de Papiro a palavra Bíblia (aqui) vem de Byblos. E numa tradução do Grego a palavra Bíblia, “βιβλίον (Biblíon)”, significa “Livro”.

Está localizada na Costa Mediterrânea do Líbano. Os Arqueólogos têm grande interesse nas ruínas de Byblos, visto os vários séculos de ocupação humana, onde passaram e se estabeleceram diversas Culturas.

Considerada uma das Cidades Mais Antigas do Mundo foi habitada desde cerca de 5.000 ac. Suas primeiras características urbanas vêm de 3.000 ac.

Perto de 1.200 ac, através do sarcófago do Rei Ahiram (aqui), encontra-se o que seria um alfabeto de 22 caracteres.

Entre as construções de diversas culturas que tomaram conta de Byblos nos séculos seguintes estão:

  • Templo de Rexefe, um Deus da Guerra.
  • Um pequeno, mas interessante Teatro, durante o domínio Romano.
  • Castelo da Época das Cruzadas (aqui). Os Cruzados fizeram de Byblos uma importante Base Militar.
  • Em 1187 foi tomada pelos Muçulmanos, através de Saladino (aqui) e, em 1516, pelos Turcos, incorporando-a ao Império Otomano (aqui).

Libano - Byblos 2020 (4)Libano - Byblos 2020 (5)Libano - Byblos 2020 (6)Libano - Byblos 2020 (8)Libano - Byblos 2020 (10)Libano - Byblos 2020 (9)

Concluindo, eu achei interessante, mas longe de dizer que é imperdível. Digo que não considerei um lugar imperdível como Baalbek e outros locais do Líbano, portanto se tiver que escolher abra mão de Byblos, porque, apesar da importância Histórica, o que vemos são apenas umas ruínas, numa área relativamente pequena. É possível visitar facilmente em um bate-volta de Beirute.

Neste mesmo dia visitei Harissa que está em detalhes no post sobre Beirute, aqui. Também visitei a Igreja de St. Jean Marc, construída em 1115, na época dos Cruzados e um Souk, que são os famosos Mercados do Oriente Médio, com muitos Souvenirs, Tapetes e tudo mais.

Veja outros posts do VIAJA DAQUI que têm tudo a ver com Byblos e o Líbano nos links abaixo:

BEIRUTE

BAALBECK

PETRA – Jordânia

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

3 comentários em “A Antiga Byblos

Deixe um comentário