Piranhas, Cânion do Xingó e o Cangaço

Piranhas foi uma surpresa agradabilíssima. Apesar de um Grande Amigo, Sebastião, tê-la me indicado, é preciso dizer que superou e muito as minhas expectativas. Com um Centro Histórico muito agradável, Piranhas ainda serve de base para dois Passeios incríveis do interior do Nordeste: o “Cânion do Xingó” e “A Rota do Cangaço”. Esse post merece ser lido e visto com atenção porque, além de poder verificar o quanto esse lugar é imperdível, verá lindas fotos.

Estive por lá com minha Irmã Araunã e meu Irmão Alexandre, numa Viagem incrível pelo Sertão Nordestino com mais de 2.500 Km rodados.

Localizada em Alagoas, a cidade de Piranhas tem cerca de 25.000 habitantes e é banhada pelo Rio São Francisco. No início era conhecida como “Tapera”. Existem algumas Lendas sobre o motivo da mudança do nome, sendo o mais confiável a de que veio dos Índios que viviam a beira do Rio e chamavam o lugar de “Pira ai”, que significa Peixe Tesoura.

O Arraial de Piranhas data do Século XVIII. Por ali duas Famílias foram dominantes: os Feitosa; e os Alves.

O estabelecimento da navegação a vapor, em agosto de 1867, fazendo o percurso Penedo-Piranhas, veio dar novo impulso ao município. Entretanto, o maior fator de desenvolvimento deve-se à construção da Estrada de Ferro Paulo Afonso, em 1881, fazendo o percurso de Piranhas à Jatobá, no estado de Pernambuco.

O distrito de Piranhas foi elevado à categoria de Vila em 3 de junho de 1887.

Piranhas Post 2023 (34)

Piranhas Post 2023 (14)

Piranhas Post 2023 (12)

Piranhas Post 2023 (24)

Piranhas ficou nacionalmente conhecida por conta do Cangaço. Sediou um combate épico entre um de seus moradores, Seu Chiquinho Rodrigues e um Cangaceiro do bando de Lampião. O tiroteio entre o aludido habitante de Piranhas e o famigerado bando marcou singularmente os valores nordestinos de Honra, Fé, Amor à Família.

Tendo chegado a notícia que um dos bandos de Lampião havia invadido a cidade e faria atrocidades por onde passasse, os moradores da cidade abandonaram-na em retirada urgente, exceto Seu Chiquinho Rodrigues, pois sua Esposa, Helenira Rodrigues, estava em repouso da Gravidez da primeira Filha do Casal. Movido pelo amor à família e um fundamental valor de honra, Seu Chiquinho armou-se com seu rifle e muita munição e se colocou a espera do Bando de Lampião na sacada de sua casa, sozinho. Quando o primeiro dos Cangaceiros apontou, iniciou-se o tiroteio, marcado pela Coragem de um cidadão que ousara enfrentar um dos mais temidos bandos, em defesa da integridade física e moral de sua Esposa. Dentro da Casa, um Sobrado dos Rodrigues, a cena era a seguinte: 1) na varanda, Seu Chiquinho, munido com seu rifle, enfrentava o Bando de Lampião; 2) no quarto, D. Helenira Rodrigues, buscava refúgio em sua Fé, recitando o Rosário e suplicando a ajuda de Deus, com orações dirigidas à Virgem Maria. O tiroteio estendeu-se e só se encerraria quando o bando, tendo perdas e vendo não conseguir invadir a cidade, desistira do embate e pulou fora. Venceu a Virtude Nordestina de defender o valor da família ainda que em situações de grande dificuldade, buscando também o reforço da Fé.

Curiosamente, Lampião repreendeu seu Bando por ter invadido uma cidade cuja Padroeira era Nossa Senhora da Saúde, a Santa que era devoto. Diante do feito histórico, Seu Chiquinho Rodrigues foi presenteado pelo Exército Brasileiro com dois rifles de exclusividade das Forças Armadas, um dos quais foi recebido e o outro doado de volta ao Exército como forma de demonstrar seu amor à Pátria Mãe.

Outras duas curiosidades acerca de Piranhas e do embate entre Seu Chiquinho Rodrigues e o Lampião é que, primeiro ambos nasceram em Serra Talhada, no Estado de Pernambuco, segundo Seu Chiquinho Rodrigues morrera no dia 3 de junho de 2002, aniversário de sua amada esposa e da cidade que tão bravamente defendera.

A outra curiosidade sobre Piranhas, esta bem famosa, é que quando Lampião e seu Bando morreram suas cabeças ficaram expostas na sede da Prefeitura de Piranhas, depois de decapitadas, para que ficasse bem claro a todos que o Exército Brasileiro, com a Volante comandada pelo Tenente Bezerra vencera a batalha contra os Cangaceiros de Lampião.

Em Piranhas também foram realizados muitos filmes e documentários sobre Cangaço, como “Baile Perfumado” e “Bye Bye Brasil”, com o mesmo tema do Cangaço. No Museu da Cidade, encontram-se várias fotos de Lampião, inclusive a famosa foto que mostra o empilhamento das cabeças na escadaria da Prefeitura do Município. Eu preferi não compartilhar essa foto aqui no post, porque é uma imagem forte, mas pode encontrar facilmente no Google.

O município ainda é banhado pelo Rio São Francisco. Piranhas foi reconhecida como Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN.

Além do Tombamento Histórico, Piranhas destaca-se por:

  • Encerrar o último trecho navegável do Baixo São Francisco;
  • Estar encravada entre Serras, o que lhe deu o carinhoso nome de “Lapinha do Sertão” por Dom Pedro II que chegou na cidade em 1859 pelo Rio São Francisco.;
  • Ter feito parte da chamada “Rota do Imperador”, passagem de D. Pedro II. A visita de Dom Pedro II é motivo de orgulho até hoje e o prédio da prefeitura chama-se Palácio Dom Pedro II;
  • Ter sido palco de inúmeras visitas de artistas notáveis como Altemar Dutra, o qual – por seu grande amor por aquela cidade – fora homenageado com a Rodovia Altemar Dutra e o nome da Orla Ribeirinha;
  • Ademais, o Município de Piranhas abre caminho para o conhecido Cânion do São Francisco, mais conhecido como Cânion do Xingó, o qual pode ser visitado por meio de catamarãs, barcos e lanchas. Falamos desse Passeio abaixo;
  • Também é de Piranhas que sai o Passeio para o local, onde o Bando de Lampião foi surpreendido pela Volante do Tenente Bezerra, em 28/07/1938. Um Passeio incrível com ótima estrutura.

No Município de Piranhas, também fica o conhecido bairro de Xingó, o qual serviu de base para a construção da Usina Hidrelétrica de Xingó, pela CHESF, responsável pela geração de cerca de 25% da energia do Nordeste.

Suas principais fontes de renda são o Turismo, as Verbas Federais recebidas devido ao Tombamento do Centro Histórico pelo IPHAN e os Royalties da CHESF.

As datas mais festivas são seu Carnaval que ocorre no Centro Histórico; o FORRÓGAÇO, que acontece no bairro de Xingó, em Junho, comemorando o Aniversário de Cidade e antecipando a Festa Junina.

VIAJA DAQUI ou O que fazer em Piranhas:

Reserve pelo menos três noites para Piranhas. Uma para sua chegada, outra para fazer o Cânion do Xingó e mais uma para fazer a Rota do Cangaço.

Outro detalhe é que eu gosto de ficar hospedado na parte baixa da Cidade, junto ao Centro Histórico. Porém, sei que na parte de cima a estrutura de Hotéis e Pousadas é melhor, além disso é fácil descer e subir de Táxi ou se estiver de Carro.

DIA 1:

Dependendo da hora que chegar desbrave o Centro Histórico que é minúsculo. Confira alguns pontos de lá:

CENTRO HISTÓRICO DE PIRANHAS

Seu charmoso Casario e preservação levaram o Centro Histórico de Piranhas a fazer parte do Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN. Colorida, a cidade é repleta de Casinhas e Casarões antigos com o privilégio de ter o Rio São Francisco, chamado carinhosamente de Velho Chico servindo de moldura. O Centro tem duas Igrejas: a Igreja de Nossa Senhora da Saúde, do Século XIX; e a Igreja de Santo Antônio de Lisboa, a mais antiga da cidade, de 1790, nela estão os restos mortais dos fundadores da Cidade. Outras Atrações são: o Centro de Artesanato, Artes e Cultura do Xingó, localizado na antiga Casa de Máquinas da Rede Ferroviária; banho de Rio na prainha da Orla Altemar Dutra; estátua de Padre Cícero. À noite muitos bares e restaurantes para agitar a rapaziada! Todo o agito acontece na Pracinha central com duas grandes árvores e mesas distribuídas. Um charme!

Piranhas Post 2023 (2)Piranhas Post 2023 (4)

Piranhas Post 2023 (15)Piranhas Post 2023 (16)Piranhas Post 2023 (19)Piranhas Post 2023 (47)

Piranhas Post 2023 (46)

Piranhas Post 2023 (20)Piranhas Post 2023 (45)

MUSEU DO SERTÃO MARÍLIA RODRIGUES

O Museu do Sertão está no prédio da Antiga Estação Ferroviária de Piranhas. Nele está a História da Cidade, do Cangaço e do Sertanejo. Apesar de pequeno encontramos peças de Montaria, de Casas Sertanejas, Religiosas, Pesca, e várias fotos. Inclusive tem peças da passagem de Dom Pedro II pela região. O Museu abriga a famosa foto de integrantes do Bando de Lampião decapitados e expostos como Troféu na escadaria da Prefeitura. Tel.: (84) 3686-3013. Funciona de terça a domingo das 8h às 17h.

TORRE DO RELÓGIO

Está em frente ao Museu do Sertão, foi construída em 1879. Com um relógio inglês do tipo carrilhão. Ali tem o Café da Torre que funciona no alto da Torre.

Piranhas Post 2023 (18)

CASA DO PATRIMÔNIO

Nela encontramos Maquetes e vídeos que mostram como é feita e cuidada a preservação da cidade de Piranhas. Funciona de segunda a sexta das 8h às 17h.

PREFEITURA DE PIRANHAS

Local famoso e conhecido pela foto das cabeças decepadas de Lampião, Maria Bonita e seu Bando. Hoje eles mudaram a orientação da escada da famosa foto. A Prefeitura está muito bem cuidada e recebe uma iluminação especial à noite. Fica pertinho da Praça central.

Piranhas Post 2023 (1)Piranhas Post 2023 (3)

MIRANTE SECULAR

Local IMPERDÍVEL, de preferência no Pôr do Sol! Ali havia um farol que ajudava na orientação da navegação pelo Rio São Francisco. Hoje ele possui um Obelisco em forma de Pirâmide quadrangular de oito metros de altura, feito no final do Século XIX para celebrar a chegada do Século XX, este Mirante pode ser visitado a pé por degraus ou de Carro que é a melhor forma. Lá em cima tem um Bar com Cerveja Gelada e vistas deslumbrantes, confere nas fotos.

Em Piranhas tem um outro Mirante, mas considero o Mirante Secular muito melhor!

Piranhas Post 2023 (21)Piranhas Post 2023 (22)Piranhas Post 2023 (23)Piranhas Post 2023 (24)Piranhas Post 2023 (25)Piranhas Post 2023 (26)

MIRANTE DA IGREJA NOSSO SENHOR DO BONFIM

Pequena Igreja no topo de uma montanha, onde chegamos por uma escadaria. Nela está o outro famoso Mirante da Cidade, de onde podemos ver o Velho Chico.

Tenho duas considerações a fazer sobre o Mirante:
1) A subida só pode ser feita a pé e é puxada, com 250 degraus. Enquanto o Mirante Secular pode-se subir de carro;
2) Considero a vista que temos do Velho Chico a partir do Mirante Secular bem mais interessante.

Outras Atrações: São lugares que eu NÃO Visitei

Mirante do Talhado: Fica em Delmiro Gouveia e para alcançar é necessário fazer uma Trilha pela Caatinga.
Monumento Natural do Rio São Francisco: Pelo que entendi é para onde vai o Passeio do Cânion do Xingó.
Entremontes: Distrito de Piranhas foi a cidade que recebeu Dom Pedro II durante sua visita à Região. Assim como Piranhas também tem seu Casario cheio de charme. Em Entremontes encontramos um forte artesanato das Mulheres Rendeiras com lindos bordados de ponto-cruz e redendê. Quando eu digo que as Mulheres Rendeiras de Entremontes são tudo de bom, é porque a elas são reconhecidas até mesmo por Estilistas Internacionais.
Usina de Xingó: Fica na estrada entre Piranhas e Canindé de São Francisco e o Tour Guiado dura cerca de 50 minutos. No tour temos um vídeo explicativo da construção, uma maquete de madeira com detalhes incríveis, depois a visita da Usina em si, que ainda oferece uma bela vista em um dos pontos.

DIA 2:

CÂNION DO XINGÓ

O Cânion do Xingó é um dos Passeios Turísticos mais fomosos do Brasil e projetou o Turismo de Sergipe a nível Nacional.

Um dos grandes motivos de incluir Piranhas em minhas Viagens foi o Passeio ao Cânion do Xingó, mal sabia eu, o quanto que gostaria da própria Piranhas e do passeio que fiz no outro dia pela Rota do Cangaço.

A Viagem sai de Canindé do São Francisco e tem duração de aproximadamente 3h. Passeio belíssimo feito de Catamarã ou Lancha Privada, no Rio São Francisco, que divide os Estados de Sergipe e Alagoas. O Cânion do Xingó é o quinto maior navegável no mundo.

A formação dele se deu devido a construção da Represa de Paulo Afonso, por isso esse é um destino turístico novo, onde antes o que havia era apenas a Caatinga e montanhas, enquanto o que vemos hoje são as águas que subiram até dez metros e o topo das montanhas. Com cerca de 60km de extensão e profundidades de até 190 metros. O Passeio vai por paredões rochosos formados há milhões de anos. Por ali também foram encontradas pinturas ruprestes com mais de 8.000 anos. Entre os pontos que passamos temos: Pedra da Águia; Morro dos Macacos; Pedra do Japonês; Pedra do Cruzeiro.

No Cânion temos “A Gruta do Talhado” que é considerada um dos destaques do Passeio, com o vermelho das pedras que parecem ter sido “talhadas” a mão contrastando com o verde esmeralda do Rio São Francisco. Nessa Gruta tem uma parada para mergulhar no Velho Chico. Da Gruta também podemos pegar uma canoa para navegar pela parte mais estreita e rasa do Cânion, esta última parte andou fechada para se reforça a Segurança.

Segue o contato do Dono da Lancha que contratei, Alex, e do Filho dele Wallex:
ALEX: +55 82 98827-0617;
WALLEX: +55 82 98879-7798.

Piranhas Post 2023 (11)Piranhas Post 2023 (9)Piranhas Post 2023 (10)Piranhas Post 2023 (12)Piranhas Post 2023 (8)Piranhas Post 2023 (13)Piranhas Post 2023 (7)Piranhas Post 2023 (6)Piranhas Post 2023 (5)

DIA 3:

ROTA DO CANGAÇO

O Passeio da Rota do Cangaço começa com um Catamarã ou Lancha Privada em Piranhas e termina como uma Trilha pela Caatinga que leva até a Grota do Angico, onde Lampião, Maria Bonita e outros nove integrantes do Bando foram emboscados e mortos pela Volante do Tenente Bezerra.

Em 27 de Julho de 1938 a Volante comandada pelo Tenente João Bezerra saiu para a caçada bem sucedida do Cangaceiro mais conhecido da História. Este episódio praticamente marcou o fim de décadas de terror, assaltos, estupros e sequestros impostos por Bandos de Cangaceiros. A Grota do Angico fica no lado do estado de Sergipe, em Poço Redondo, enquanto Piranhas fica do outro lado do Rio São Francisco, no estado de Alagoas.

As Volantes eram Grupos compostos por Policiais Militares e Pessoas do Agreste, normalmente comandadas por um Oficial do Exército (Tenente ou Capitão) ou um Delegado. No caso, da Volante que matou Lampião e Maria Bonita, o comando era do famoso Tenente Bezerra.

Tem dois lugares de onde saem Trilhas para chegar até a Grota de Angico, onde Lampião, Maria Bonita e parte de seu Bando morreram. Uma delas é um pouco mais longa e sai do Ecoparque. A outra (a que fiz) sai do Restaurante Angicos.

Quando cheguei no Restaurante Angicos o pessoal meio que avisa que a Trilha é puxada, mas posso garantir que é bem tranquila e relativamente curta. Mesmo que fique preocupado em não conseguir fazer tenho certeza que deve tentar, porque é fácil. Claro, se tiver forte dificuldade de locomoção, aí o melhor é ficar no Restaurante e na piscininha natural que tem em frente a ele, dentro do Velho Chico.

Passeio IMPERDÍVEL!

Segue o contato do Dono da Lancha que contratei, Alex, e do Filho dele Wallex:
ALEX: +55 82 98827-0617;
WALLEX: +55 82 98879-7798.

Piranhas Post 2023 (32)Piranhas Post 2023 (37)Piranhas Post 2023 (44)Piranhas Post 2023 (43)Piranhas Post 2023 (41)Piranhas Post 2023 (40)Piranhas Post 2023 (39)Piranhas Post 2023 (38)Piranhas Post 2023 (36)Piranhas Post 2023 (35)Piranhas Post 2023 (33)Piranhas Post 2023 (31)Piranhas Post 2023 (42)Piranhas Post 2023 (30)Piranhas Post 2023 (29)

Para concluir digo que os dias em Piranhas foram Sensacionais e pretendo voltar mais vezes com poucos Amigos ou com Grupos. Neste lugar temos dias e noites muito especiais. Com um dia pela parte alta da represa no Rio São Francisco, onde está o “Cânion do Xingó”, em outro pela parte baixa do Rio, onde temos a íncrivel “Rota do Cangaço”. Como Cereja do Bolo o Centrinho Histórico de Piranhas que é puro charme!

Veja outros posts do VIAJA DAQUI que têm tudo a ver com Piranhas nos links abaixo:

ARACAJU

MACEIÓ

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

8 comentários em “Piranhas, Cânion do Xingó e o Cangaço

Deixe um comentário