Neuschwanstein, o Castelo da Cinderela

O Castelo que desperta o maior desejo de conhecer, em turistas de todo o mundo, fica na Alemanha. Já estive nele por três vezes, duas de carro e uma de trem. Considero esta última a melhor forma de visitar esse lugar que é o mais fotografado de toda a Alemanha.

img_7875

Muitos fazem vindo pela Rota Romântica, de carro, e, é bonito também, claro, mas a paisagem e o passeio de trem, saindo de Munique é incomparável. Muito Lindo! Dito por quem já fez das duas formas!

O trem sai de Munique e você pode comprar o Bayern Ticket, que te dá um bom desconto. Pelo Bayern Ticket, você só pode embarcar depois das 9h. Foi o fiz. Chegando em Füssen, alguns ônibus já ficam a postos esperando o pessoal.

 

img_7773

 

Quando chegar na região do Castelo tem um posto de informações turística, e, enquanto caminha rua acima, vai passar pela bilheteria. Aí tem o grande X da questão. Conhecer o Castelo por dentro ou não? Por que digo isso? Porque a fila é grande e lenta…. fiquei 1h30, para conseguir comprar a visita ao interior do Neuschwanstein para às 16h30, mas até que o passeio ficou bem redondo!

 

img_7836

 

Com os ingressos na mão, em um lindo dia de primavera, fui dar um roller, começando pelo belíssimo Lago Alpsee. Tem que ir até ele.

Com uma bela vista para o próprio Lago e para os Castelos Hohenschwangau (nunca fui) e o Neuschwanstein.

 

 

Já era hora do almoço e ali tem um ótimo restaurante, onde comi bem, acompanhado de um… tá bom, dois chopps.

 

img_5697
Vista da Marienbrücke

Estômago forrado, a melhor forma de subir o morrão do Castelo é de ônibus, pois, ele te deixa num ponto mais alto de onde fica mais fácil chegar num ponto que considero imperdível, a Marienbrücke. À partir dela você tem a melhor vista do Castelo. Entrar no Castelo não considero imprescindível, mas ir na Marienbrücke, sim!

Se subir de charrete, o ponto em que te deixam fica logo abaixo do Castelo, logo você vai ter que subir, numa boa caminhada para chegar na Marienbrücke.

A entrada dos pequenos grupos para visitar o interior do Castelo é bem organizada. Lá dentro muito do estilo rococó, sempre com muitas cores, detalhes e quase nenhum espaço vazio. Eu gosto muito desse estilo. A decepção é que a visita dura 1/2 hora…. ou seja, ficamos três vezes mais tempo na fila… pior, não pode tirar foto… ou seja 2, esse post poderia estar melhor ilustrado com as fotos dos belos salões do Castelo… Enfim, por essas e outras que digo que não é imprescindível a visita ao interior do Castelo, ainda mais se tiver a oportunidade de visitar o Residenz, de Munique, ou o Linderhof.

img_7939

A melhor forma de descer é a pé pela trilha! Uma delícia! Mas você pode pensar na charrete.

Finda a visita, fique atento (a), pois, os ônibus param de circular perto das 18h! Verifique, na chegada, qual o último ônibus que te leva à Füssen. Fomos no último e não tivemos tempo de visitar Füssen.

O Castelo de Neuschwanstein nunca foi usado pela Realeza. O Rei Ludwig II, mandou construir e gerou raiva na aristocracia, que estava cansada de ver seu Rei mais preocupado com a construção de Palácios e incentivos as Artes, do que com os problemas pelos quais a Alemanha passava. Ele acabou sendo destituído e morreu afogado, de forma até hoje não esclarecida, em seu exílio. O legado que ele deixou é inegavelmente positivo para a Alemanha. Veja a história dele clicando aqui.

As outras duas vezes em que estive por aí, estão aqui (como bate-volta de carro de Munique, num relato publicado no VIAJE NA VIAGEM) e aqui (de carro pela Rota Romântica).

O passeio de trem é excelente e vai ficar marcado se for por mim. Tire alguns dias para ficar, em Munique, que é minha cidade predileta da Alemanha. Munique tem um astral excelente, chopp gelado, muita coisa para se fazer e excelentes bate-voltas como Salzburg, Nüremberg, Zugspitze e o próprio Neuschwanstein.

Clica aqui para visitar o site do Neuschwansteinte.

Veja outros posts que têm tudo a ver com o Neuschwanstein:

Gostou? Deixe suas dicas, dívidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor.

Anúncios

2 comentários sobre “Neuschwanstein, o Castelo da Cinderela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s