Berna, suas Fontes, Bandeiras e Ursos

Berna, Capital da Suíça, é banhada pelo Rio Aar, que dá um charme especial a cidade, de cor esmeralda, dizem que é o rio mais limpo da Europa! Berna é a quarta maior cidade do país.

Berna 2016 (25)Berna 2016 (13)Berna 2016 (7)

A cidade de Berna está inscrita no Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco.

Possui uma grande parte de seu Centro Histórico com Arcadas que ajudam o caminhar das pessoas, independente do clima.

Berna detém a honra de ter sido a cidade, onde Albert Einstein desenvolveu a Teoria da Relatividade.

Seu nome tem várias lendas, a mais famosa diz que Berchtold V, fundador da cidade, disse que daria o nome de acordo com o primeiro animal que encontrasse na caça e este foi um Urso. Lendas à parte, o Urso está no selo e no brasão de Berna desde aproximadamente o ano de 1220

VIAJA DAQUI ou O que fazer em Berna:

IMPORTANTE: Ao andar por Berna tenha muita atenção com os Bondes e Ônibus!

De carro, fiz Berna e Lucerna no mesmo dia como um Bate-Volta de Interlaken. Particularmente gostei mais de Lucerna.

Outra coisa, fiz o Roteiro no sentido contrário do que está abaixo, por uma questão de estacionamento. O que vale é que é praticamente uma reta, uma longa reta.

ROSENGARTEN

De onde se tem uma das mais belas vistas de Berna e seu rio. Fica perto do próximo ponto.

BÄREN PARK ou PARQUE DOS URSOS

Lugar com diversos Ursos que ficam bem próximos a gente. Um dos melhores locais para ver os Ursos.

ATENÇÃO: Este Parque fica afastado. De qualquer modo, chegando no Rosengarten (ponto acima) também vemos ursos.

BÄRENGRABEN

Este local fica colado na Ponte e também tem Ursos. Logo, não é necessário ir até o Bären Park para ver Ursos, em Berna!

Berna 2016 (30)Berna 2016 (29)Berna 2016 (32)Berna 2016 (25)

MÜNSTERPLATZ e a CATEDRAL DE BERNA

Na Münsterplatz (Münster = Catedral). Bela por dentro e por fora, em seu interior existem vitrais de 1450. Sua torre é a mais alta da Suíça. No lado externo, um painel representa o Juízo Final, acima da porta de entrada.

EINSTEINHAUS ou CASA DE EINSTEIN

Na casa, onde o Gênio viveu de 1902 à 1909, quando apresentou a Teoria da Relatividade. O Museu conta detalhes de sua Vida e da Teoria da Relatividade. No mesmo local funciona o Museu de Berna e da Suíça.

ZYTGLOGGE ou TORRE DO RELÓGIO

A Torre do Relógio era o limite da cidade no século XIII. No lado mais simples é retratado Adão e Eva sendo expulsos do paraíso, do outro lado os relógios mais fotografados. Esta torre já serviu de prisão para as “prostitutas dos padres”, que eram uns Santos, né?… Na Torre tem um relógio astronômico com algumas das figuras simbólicas da cidade. A cada hora há um Teatro do Relógio. O relógio é o principal da cidade desde 1530. O relógio astronômico marca a hora cheia, a data, a fase do dia (manhã, tarde, noite) o signo do zodíaco vigente e a fase da lua. Os afrescos acima mostram cinco figuras mitológicas que representam os dias da semana, da esquerda para a direita Saturno (sábado); Jupiter (quinta); Marte (terça); Vênus (sexta); e Mercúrio (quarta). O domingo e a segunda estão representados no relógio pelo sol e a lua. O Sol é o domingo por ser o dia em que os pagãos celebravam o astro rei, daí os nomes Sunday e Sontag, já a Lua é a segunda-feira dia em que os pagãos celebravam o satélite natural, daí Monday, Montag e Lunes.

KÄFIGTURM ou TORRE DA PRISÃO

Fica na Bärenplatz e era um dos limites da cidade e funcionava como Prisão. No local onde está a Bärenplatz ficava o fosso, que foi aterrado para dar lugar à Praça, por isso ela é estreita e longa.

Berna 2016 (19)Berna 2016 (22)Berna 2016 (14)Berna 2016 (9)Berna 2016 (5)

PARLAMENTO SUÍÇO

Fica na Bundesplatz e necessita de agendamento. É um belo prédio com vista privilegiada da parte de trás. Ali se encontra a sede da Confederação Helvética. A Confederação foi formada em 1148. Divididos em 23 Cantões independentes.

CENTRO HISTÓRICO

Considerado um dos mais bonitos da Suíça, mas como já disse, gostei mais de Lucerna.

FONTES

Conhecida como a Cidade das Fontes, Berna possui 12 Fontes para esbarrar pelo caminho e abastecer suas garrafas com água potável. Cada uma contando uma Lenda ou História da Região. Um dos destaques é a Fonte do Ogro ou Kindlifresserbrunnen, onde o Ogro devora algumas crianças;

RUAS PRINCIPAIS:

  • Gerechtigkeitgasse: Passando pela ponte Nydeggbrücke, que se transforma na Gerechtigkeitgasse e depois na Kramgasse.
  • Marktgasse: Possui a Fonte Anna Seiler Brunnen (Brunnen = Fonte) em homenagem a mulher que fundou o primeiro hostipal de Berna; e Schutzenbrunnen, a Fonte do Atirador).
  • Spitalgasse: Nela está a Pfeiferbrunen, que retrata um músico tocando uma gaita de fole.
  • Kramgasse: Conta com três fontes: a Zähringerbrunnen, retrata um urso de armadura segurando o estandarte do fundador de Berna, Berthold von Zaringer; já a Simsonbrunnen, retrata Sansão domando um leão; e a Kreuzgassbrunnen no fim da rua é um simples obelisco dourado.

Berna 2016 (35)Berna 2016 (31)Berna 2016 (3)Berna 2016 (10)

Berna 2016 (13)

Berna 2016 (33)Berna 2016 (34)Berna 2016 (23)

Veja outros posts do VIAJA DAQUI que têm tudo a ver com Berna nos links abaixo:

LUCERNA

JUNGFRAUJOCH: O TOPO DA EUROPA

INTERLAKEN

LIECHTENSTEIN: VADUZ e TRIESENBERG

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

6 comentários em “Berna, suas Fontes, Bandeiras e Ursos

  1. Oi, Vlad!! Aqui Sandra q esteve com vc na Ásia com o grupo da Sílvia. Preciso de uma orientação sua. Vou em junho na Suíça e chego por Genebra e tenho q encontrar a Sílvia 10 dias depois em Colmar. Conheço as capitais da Suíça e quero fazer um pouco do interior e baratear um pouco a viagem, se é q é possível …Em q cidades se hospedou para fazer esses bate e voltas. Não vou alugar carro, tudo de trem. Conheço Lucerna, mas tenho interesse em Interlaken. O q sugere ???

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi, Sandra!
    Tudo jóia?

    Vamos lá:

    1) Eu usei Interlaken mesmo como base para fazer o Jungfraujoch. O Jungfrau pode levar o dia inteiro a depender do rítmo que quiser, eu passei um dia inteiro aproveitando. Você sobe por um lado e volta por outro com duas cidades charmosas para parar Lauterbrunnen e Grindewald. Lembra de quando chegar lá em cima ir devagar no esforço por causa da altitude, logo, ar rarefeito. Como é um passeio de dia inteiro, aconselho duas noites em Interlaken. Dá uma olhada no meu post principal do Jungfraujoch, apesar de imaginar que já deve ter visto….

    2) Eu não fui, mas de Interlaken também pode chegar fácil a Zermatt, que tem o Matterhorn, que estampa as caixinhas do Toblerone. Dizem que a cidade é um charme. Ou seja, para chegar e ter tempo de subir a montanha, também aconselharia duas noites. Porém, se não quiser subir o Matterhorn talvez dê para fazer como bate-volta de Interlaken, colocando mais uma noite em Interlaken.

    3) Berna! Acho Berna superestimada. Gosto bem mais de Lucerna. Mas, vale como sugestão e imagino que seja fácil chegar de Trem. Se tivesse que escolher entre Berna e Lucerna eu escolheria Lucerna, porém, como já conhece Lucerna, acho que vale ir a Berna, sim.

    4) Respondendo sua pergunta, fiz de carro e me hospedei em Interlaken (2 noites) e Lucerna (1 noite), fazendo Berna como como uma parada por algumas horas.

    Espero ter ajudado!
    Pode mandar suas dúvidas!

    Beijo e Obrigado pela Visita no Blog!

    Curtir

Deixe um comentário