Brasília capital de Primeiro Mundo

Sempre que falo de Brasília o pessoal torce o nariz, respondem com um certo desprezo e daí por diante. Acontece que Brasília tem uma quantidade enorme de atrações turísticas  muito interessantes, além de ser uma cidade moderna, de primeiro mundo, com largas avenidas, Palácios, visitas guiadas bem organizadas e com um ótimo atendimento ao Turista. Por essas e outras, na minha opinião, todos devem incluir a Capital Brasileira em suas listas de destinos Turísticos a visitar.

IMG_4753

IMG_4695
Palácio Itamaraty
IMG_4665
Congresso Nacional

 

Brasília tem algumas curiosidades interessantes, sendo a Maior Capital do Mundo construída no século XX, possuindo o maior PIB per capita, entre as capitais do Brasil. A capital brasileira abriga as sedes do três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário -, além de 127 embaixadas estrangeiras.

Projetada por Lúcio Costa, que chamou seu projeto de “Plano Piloto“, tendo aproveitado o relevo da região e adequando ao projeto do Lago Paranoá, concebido em 1893 pela Missão Cruls.

IMG_4733
Maquete do Plano Piloto, na Praça dos Três Poderes
IMG_4585
Palácio da Justiça

Lúcio Costa, junto a Oscar Niemeyer tocou o projeto à partir de 1956, até que, em 21 de abril de 1960, o Presidente Juscelino Kubitscheck inaugurou aquela que é a terceira capital do Brasil, depois de Salvador, de 1549 à 1763, e Rio de Janeiro, de 1763 à 1961.

Em Brasília vemos muitas homenagens ao seu fundador Juscelino Kubitscheck.

IMG_4802
“O Fundador” – Juscelino Kubitschek

Para sanar todas as dúvidas que Você ainda tem sobre colocar Brasília em seu Roteiro aviso que a capital brasileira faz parte do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO, devido ao seu conjunto arquitetônico e urbanístico, possuindo simplesmente a maior área tombada do Mundo, com 112,5 km2.

História:

Antes da chegada dos europeus, a região central do Brasil era ocupada pelas Tribos Indígenas de língua macro-jê, como os Acroás, Xacriabás, Xavantes, Caiapós, Javaés, e outros.

A primeira menção a mudança da capital para o interior do país se deu em 1761, pelo Marquês de Pombal, enquanto o nome “Brasília” foi proclamado pela primeira vez por José Bonifácio, em 1823.

Na primeira Constituição Republicana, em 1891, foi posto que deveria haver uma mudança da capital do Brasil para o interior, mais precisamente para o Planalto Central. Nesta mesma época nomearam uma Comissão Exploradora do Planalto Central, chefiada pelo astrônomo Luis Cruls, que buscaram dados sobre a topografia, clima, geologia, fauna, flora e recursos minerais e matérias da região. Esta área ficou conhecida como quadrilátero Cruls, sendo apresentada em 1894 ao Governo.

IMG_4966IMG_4760

Em 1922, durante o Governo de Epitácio Pessoa, foi colocada o que seria a Pedra Fundamental de Brasília.

Mas foi somente no Governo de Juscelino Kubitscheck, em 1956, que a construção de Brasília teve início, tendo sido inaugurada em 21 de Abril de 1960, mesmo dia e mês da execução de Tiradentes e da fundação de Roma. Um dos atos simbólicos da inauguração de Brasília foi o fechamento do Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, sendo transformado no Museu da República.

Apesar da construção em tempo recorde, a máquina do Estado foi chegando aos poucos e a transferência da infraestrutura do Governo aconteceu pra valer na década de 1970.

Além daquela História que todos ouvimos de que a capital foi para o interior por causa da segurança nacional, teve mais, claro. Havia e há um interesse em fazer com que o interior do país se desenvolva, já que, da forma como ocorreu a colonização brasileira, o litoral ficou muito povoado e o interior deixado de lado. Com esta interiorização, novas rodovias e caminhos seriam abertos.

IMG_4500IMG_4503

Desde sua inauguração Brasília cresceu bastante, tornando-se a terceira cidade mais rica do Brasil, numa pesquisa ficou como a 33ª cidade mais cara do Mundo, atrás de São Paulo (10ª) e Rio de Janeiro (12ª), no Brasil.

Sempre vale ressaltar que mesmo com tão pouco tempo de existência Brasília já faz parte do seletíssimo rol da ONU como Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO.

VIAJA DAQUI ou O que fazer em Brasília:

O Roteiro que preparei tem 4 Dias em Brasília, e é bem viável para ser feito de carro ou numa van com Amigos e Amigas, então, se estiver de táxi deve encarecer bastante e de transporte público Você terá que cortar muita coisa do Roteiro.

Dia1:

No primeiro dia aconselho que conheça com calma a Esplanada dos Ministério; o Congresso; a Praça dos Três Poderes; e a Catedral de Brasília

IMG_4770

IMG_4781
Palácio Itamaraty

Uma vez em frente ao Congresso, a sua esquerda vai estar o Palácio da Justiça, um lindo Palácio com algumas quedas d’água; e do lado direito está o Palácio do Itamaraty, que permite visitas guiadas. Veja o post exclusivo aqui.

Visita Itamaraty: http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/visite-o-itamaraty

IMG_4487

IMG_4505
Congresso Nacional com Pai do Filho, Dercio

Ainda sobre o Congresso Nacional é bom Você saber que do lado esquerdo aonde tem a concha virada para baixo fica o Senado Federal, e, aonde a concha está virada para cima, está a Câmara dos Deputados Federais.

Visita Congresso: http://www2.congressonacional.leg.br/visite

IMG_4730
Panteão Tancredo Neves
IMG_4702
STF
IMG_4715
STF
IMG_4764
Palácio do Planalto
IMG_4749
Bandeira do BRASIL. Praça dos Três Poderes.

Já atrás do Congresso fica a Praça dos Três Poderes onde você encontra o Palácio do Planalto, o STFSupremo Tribunal Federal – e o Panteão Tancredo Neves.

O STF possui uma visita guiada que vale muito a pena, assim como vale muito a pena a visita guiada ao Itamaraty. Clica aqui e vai lá.

Visita STF: http://www.stf.jus.br/portal/cms/vertexto.asp?servico=sobreStfVisitacaopublica

Verifique direitinho, nos links anexos como se preparar para fazer a visita guiada em cada um deles! Alguns são diários outros não, alguns precisam de pré-agendamento outros não, então fiquem ligados. Veja também, lá embaixo, os links que preparei exclusivamente para alguns destes passeios.

Lembre que todas estas visitas são GRATUITAS.

Fiz as visitas ao Congresso, ao Palácio Itamaraty e ao STF. Todas guiadas e com um atendimento de primeira. Fui sempre muito bem atendido. Parabéns às Equipes. Fui um Turista muito bem tratado! Obrigado!

As visitas ao Congresso e ao Palácio Itamaraty podem durar mais de uma hora, enquanto a visita ao STF é mais curta, pois, o STF é aquela sala que vemos na televisão, uma visita curta e interessante, as laterais da sala são envidraçadas e, dali mesmo, já vemos a  rua. As vistas ao STF ocorrem somente nos finais de semana, das 10h às 17h.

Se conseguir visitar os três, mais a Catedral no primeiro dia, ótimo.

Acabei deixando de visitar o Palácio do Planalto, porque suas visitas ocorrem somente aos domingos, das 9h30 às 14h, com quantidade máxima de senhas distribuídas. É no Palácio do Planalto que o Presidente da República trabalha, realizando despachos e recebendo autoridades.

Visita Palácio da Alvorada e Palácio do Planalto: http://www2.planalto.gov.br/presidencia/palacios-e-residencias-oficiais/visitas

O melhor dia para tentar fazer todas estas visitas é no DOMINGO.

Um post muito interessante explicando em detalhes sobre estes passeios está no blog DESTINO DE VIAGEM, da Nivea Atallah. Clica aqui e confere.

IMG_4550
Catedral de Brasília
IMG_4556
Catedral de Brasília
Dom Bosco (6)
Santuário Dom Bosco
Dom Bosco (5)
Santuário Dom Bosco
Dom Bosco (2)
Santuário Dom Bosco

Aproveite e inclua neste dia a visita a Catedral de Brasília. Ela não é grande e apesar de gostar dela prefiro uma outra Igreja da Capital brasileira, trata-se do Santuário Dom Bosco, esta sim, Lindíssima. Se puder vá até lá ver os espetaculares vitrais azuis. Imperdível.

A Catedral de Brasília fica na Esplanada dos Ministérios, já o Santuário Dom Bosco fica na St. de Habitações Individuais Geminadas Sul, 702 – Asa Sul – Brasilia – DF.

Na fanpage do VIAJA DAQUI no Facebook, tem um belo vídeo da Dom Bosco. Confere lá e aproveita para curtir a página.

Dia 2:

No segundo dia, estando de carro, aconselho que vá até o Catetinho, aonde Brasília começou. Fica afastado do Centro, por isso falo em estar de carro, pois terá que pegar um trecho de estrada.

IMG_4951

IMG_4954
Catetinho

Era do Catetinho que o então Presidente Juscelino Kubitschek despachava, enquanto Brasília não estava pronta. O Catetinho é uma casa elevada de madeira. Elevada para proteger de animais e da água. Tão bacana que recebeu post próprio, clica aqui que chega lá.

IMG_4796
Memorial JK
IMG_4821
Memorial JK
IMG_4831
Memorial do Povos Indígenas

IMG_4844

Aproveitando a onda do ex-Presidente Juscelino Kubitscheck volte na Esplanada dos Ministérios e conheça o Memorial JK, a grande construção com detalhes da vida do Presidente Juscelino Kubitschek, o Fundador de Brasília. O ex-Presidente é uma pessoa muito homenageada e venerada na capital do Brasil

Em frente ao Memorial Juscelino Kubitschek está o Memorial dos Povos Indígenas, é um Museu simples, mas que achei que valeu muito a pena. Basta atravessar a rua, em frente ao Memorial JK, nem precisa pegar o carro. No Museu encontrará fotos e objetos indígenas, além de uma área que reproduz o ambiente de uma Tribo.

Assim como o Catetinho, a visita ao Memorial JK e ao Memorial dos Povos Indígenas também mereceu post próprio, clica aqui e vai lá.

IMG_4532

Se ainda tiver tempo visite a Torre de TV que oferece uma vista diferente da Esplanada dos Ministérios e a famosa Feira que fica aos pés da Torre.

Dia 3:

No terceiro dia vá para um lado da cidade, onde ainda não esteve.

IMG_4575

IMG_4572
Ponte JK

Aconselho que vá, ainda de carro, até a Ponte Juscelino Kubitschek, eu apenas passei por ela, fiz o retorno e voltei.

IMG_4946

IMG_4891
Templo da Legião da Boa Vontade – LBV

Quando estiver voltando coloque no seu GPS ou Waze o Templo da Legião da Boa VontadeLBV. Um grande e muito interessante Templo em forma de Pirâmide, no interior Você pode fazer uma caminhada circular, que te leva exatamente para o centro da pirâmide, logo abaixo de um famoso cristal. Ainda no interior do Templo, uma espécie de Museu com monumentos egípcios, obras de arte e uma grande Mandala. Achei muito interessante, apesar de não ser muito falado turisticamente, acho que vai agradar. Mereceu um post próprio clica aqui e dê um pulo lá.

IMG_4879

IMG_4861
CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil

Aproveita e visita no CCBB, o Centro Cultural Banco do Brasil sempre com Exposições muito interessantes, pelo menos das vezes em que estive por lá. Veja o post aqui.

IMG_4581

IMG_4582
Palácio da Alvorada – Residência do (a) Presidente

Conheça a residência oficial do Presidente da República, o Palácio da Alvorada. O Palácio tem visita guiada, mas é só uma vez por semana, às quartas. Verifique se estará por lá para fazer a visita interna, mas mesmo por fora já vale a pena, pois é muito bonito.

Visita Alvoradahttp://www2.planalto.gov.br/presidencia/palacios-e-residencias-oficiais

Todas as atrações desse dia ficam pela mesma redondeza.

Dia 4:

Inclua um bate-volta perfeito na sua Viagem à capital do Brasil, vá Histórica cidade de Pirenópolis, que já tem post próprio aqui no site. Olha nos links ali embaixo.

A Linda cidade de Pirenópolis, lembra outras cidades Históricas como Paraty e Tiradentes, famosíssimas cidades históricas brasileiras do Rio de Janeiro e Minas Gerais, respectivamente.

IMG_5088IMG_5108IMG_5191

IMG_5175
Pirenópolis

Posso garantir que é um passeio incrível e que, se Você sair cedo, deve levar sua sunga ou biquíni, porque mais do que a cidade, em volta de Pirenópolis (Piri para os chegados) tem muitas Cachoeiras e muitas delas são de fácil acesso. Ou seja, você pode fazer um passeio numa cidade Histórica e, ainda, aproveitar um excelente mergulho ou passeio numa cachoeira. Dá para fazer em Bate-Volta facilmente, mas se puder ficar pelo menos uma noite, melhor.

Outra coisa importante! Quando estiver lá em Piri, experimente o Empadão Goiano, uma das muitas especialidades da Gastronomia Goiânia. Muito bom mesmo, vale a pena. Clica aqui e aqui e veja os posts de Pirenópolis.

Finalizando, considero Brasília uma ótima e moderna cidade, uma cidade que funciona, que oferece e entrega muitas atrações para o turista, ótimos restaurantes e estrutura hoteleira. Uma cidade que, para ser conhecida direito, merece mais do que um fim de semana. E lembre-se. faz parte do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO.

Veja outros posts que têm tudo a ver com Brasília nos links abaixo:

STF – SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

CONGRESSO NACIONAL

PALÁCIO ITAMARATY

CATETINHO

CCBB DE BRASÍLIA

MEMORIAL JK

TEMPLO DA LEGIÃO DA BOA VONTADE

PIRENÓPOLIS

AS CACHOEIRAS DE PIRENÓPOLIS

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

7 comentários em “Brasília capital de Primeiro Mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s