Kyoto, a Cidade dos Samurais

Fundada no Século I, foi a Capital do Japão Imperial até 1868, quando a Capital do país passou a ser Tókio. Com uma População estimada em 1.500.000 de habitantes forma, junto de Osaka e Kobe, uma área metropolitana conhecida como Keihanshin, com mais de 18.600.000 habitantes (em 2010), sendo a Segunda Maior Região Metropolitana do Mundo, atrás apenas da Grande Tóquio, que possui aproximadamente 37.000.000 de habitantes.

Foi conhecida em outros tempos como Meaco, em japonês Miyako, que significa Capital. Hoje, costuma ser chamada de “Velha Capital”, “Capital de Mil Anos” e “Cidade dos Samurais”.

Apesar de ocupada há muitos e muitos anos, foi só no século VI que surgiu seu primeiro registro, quando lá foi construído o Santuário de Shimogamo.

A cidade sofreu grande destruição durante a Guerra de Ônin (aqui), uma Guerra Civil que foi de 1467 a 1477. Após a destruição a Cidade só foi se recuperar no século XVI, quando uma nova administração fez ressurgir a cidade, dobrando suas ruas e criando muralhas.

Em 1864 uma Rebelião (Hamaguri) queimou muitas Casas. Com ela o Imperador se mudou para Tóquio (também escrita como Tókio e Tokyo), em 1869, enfraquecendo a Economia local.

A Kioto Moderna começou a se formar em 1889, com a construção do Canal do Lago Biwa. Em 1932, a população da cidade já passava de 1.000.000 de habitantes.

Durante a Segunda Grande Guerra Mundial, os Americanos pensaram em lançar uma Bomba Atômica em Kioto, por ser o Centro Intelectual do Japão e por ter moradores o suficientes para persuadir o Imperador a se render. O uso da Bomba Atômica, aliás, teve esse motivo, a Rendição dos Japoneses, pois, a luta na Europa havia encerrado, mas os Japoneses não queriam sair da Guerra. No fim das contas mudaram o destino desta Bomba para Nagazaki.

Kyoto - Japao - 2019 (12)Kyoto - Japao - 2019 (25)Kyoto - Japao - 2019 (33)Fushimi Inari - Japao - 2019 (11)

Apesar de ser bombardeada, foi menos do que outros lugares, assim Kioto conseguiu manter grande parte de sua Arquitetura e História, como as Casas Antigas conhecidas como Machiya. No entanto, a modernização tem avançado bastante sobre estas lembranças. É bom ir conhecer logo, antes que acabe.

História de Kyoto, Kioto, Quioto ou 京都: aqui.

VIAJA DAQUI ou O que fazer em Kioto, Kyoto ou Quioto:

Apesar de ter preparado todo este Roteiro abaixo, confesso que fugi e muito de seguí-lo. Por exemplo, fiz o incrível Templo Fushimi Inari em um Bate-Volta que combinou a peculiar cidade de Nara.

Kyoto é uma cidade muito grande e daquelas, onde as atrações turísticas ficam bem distantes umas das outras, tipo Berlim e Budapeste. Então vai ter que pegar ônibus e/ou táxi.

Alugar uma Bicicleta vale muito a pena. Aluguei uma Bicicleta Elétrica por um dia e foi o melhor dia pela Cidade.

DIA 1

ESTAÇÃO DE KIOTO

A Estação de Kioto já é uma atração, sendo super moderna, em contraste com a maioria dos Passeios por esta Antiga Cidade. Vale a pena conhecer seu Sky Walk, passarelas de vidro; o Supermercado Japonês dentro da loja Isetan; o piso dos Restaurantes, passar no Centro de Turismo e pegar Mapas e um Jornal em Inglês com as Atrações da Cidade no período. Para comer: a) no sétimo andar do Isetan estão alguns restaurantes; b) os restaurantes mais baratos estão no subsolo; c) para comer bem e barato tem que ir para a Praça de Alimentação que fica no segundo ou terceiro andar do subsolo da Isetan, o Supermercado Japonês, também fica aí;

TEMPLO FUSHIMI INARI

Da Estação pegue o Trem para o Fushimi Inari.

Por lá são nada mais, nada menos do que 2000 Toris Vermelhos, Tori, significa PORTAL, subindo as Montanhas de Fushima. Para conhecer todo o Templo reserve uma manhã ou uma tarde. O Templo é dedicado ao Deus Inari, o Deus Xintoísta do Arroz, sendo que as Raposas que vemos no caminho são as Mensageiras do Deus Inari.

Leia o Post Exclusivo de Fushimi Inari clicando aqui.

Fushimi Inari - Japao - 2019 (4)Fushimi Inari - Japao - 2019 (11)

Templo Fushimi Inari

TEMPLO KYOMIZU DERA

Pode-se subir pela Rua Principal ou ir pelas paralelas se perdendo. Tem uma subida puxadinha, que termina onde encontramos uma dupla de Leões Sorridentes. Com mais de 400 Anos, foi montada sem o uso de pregos. O nome vem de uma Cachoeira que passava por lá. Hoje pode-se beber a água da Cachoeira Otowa que tem três tipos de água, uma para a VIDA LONGA; outra para SUCESSO NA ESCOLA ou NO TRABALHO; e uma outra para SUCESSO NO AMOR. ATENÇÃO, ATENÇÃO: Nunca, jamais beba das três Fontes, porque pode dar ruim…. os Japoneses bebem no máximo de duas!

O Templo Kyomizu Dera possui uma Belíssima Estrutura de Madeira com Belas Vistas de Kioto. Fica especialmente belo, na Primavera, com as cores das Flores de Cerejeira e, no Outono, com as Cores do Outono.

Outra parte do Templo que faz muito sucesso é o Jishu Shrine, um Templo dedicado a Divindade do Amor. O Templo possui duas pedras no chão e temos que percorrer, de olhos vendados, o caminho entre as duas. Quem consegue encontrará o Amor de sua Vida, logo, logo.

Na descida, ao chegar na bifurcação, entrar numa pequena escada, a Sannenzaka, virada de costas para o Templo, do lado direito. Dali se vê uma Torre de Madeira de um templo menor. Esta é uma área muito agradável de Kioto, onde o legal é se perder pelas ruelas e descobrir Jardins, lojinhas e pequeninos Templos. Apesar do lugar ser legal para se perder, li no blog IDEIAS NA MALA, algumas dicas, como Riozen Kannon, um Memorial de Guerra no formato de um Grande Buda Sentado, que rende boas fotos. Também, o Kodai-ji, belo e com um pequeno Jardim de Bambu e desenhos em pedras.

OBS: Para ir de Fushimi Inari para lá é só pegar o trem Keihan e saltar na Estação Kiomizu Gojo. Aberto das 6h às 18h. Valor: 300 Yens;

TEMPLO DE YASAKA JINGA e os JARDINS DE MARUYAMA

Os Jardins de Maruyama ficam na divisão do bairro que passamos acima, o Higashiyama, e o Gyon, que é o Bairro Boêmio de Kioto, famoso por suas Gueishas e Maikos. É um dos melhores locais para se ver a floração das Flores de Cerejeira. No Centro do Parque está a SHIDAREZAKURA, a Maior de Todas as Cerejeiras e é especialmente iluminada durante a Floração das Cerejeiras.

Por ali, está o Templo Yasaka Jinga, onde as Gueixas de Gyon fazem suas orações. Caminha-se cerca de 2km neste Passeio;

Kyoto - Japao - 2019 (41)Kyoto - Japao - 2019 (36)Kyoto - Japao - 2019 (35)Kyoto - Japao - 2019 (40)Kyoto - Japao - 2019 (38)Kyoto - Japao - 2019 (39)Kyoto - Japao - 2019 (37)Kyoto - Japao - 2019 (42)Kyoto - Japao - 2019 (43)

Templo Kyomizu Dera e Jardins de Maruyama

TEMPLO CHIO-IN

O Templo famoso por ter tido a escadaria em um trecho do filme “O Último Samurai”. É o Principal Templo do Budismo Jodo, um dos mais populares do Japão. Apesar da importância, deve-se pensar se vale a visita, visto que o cansaço já estará batendo nessa parte do dia;

Kyoto - Japao - 2019 (45)Kyoto - Japao - 2019 (44)Kyoto - Japao - 2019 (46)

TEMPLO SHOREN-IN

Neste Templo pequenino está um dos Jardins mais bonitos de Kioto. Este Templo faz parte do Budismo Tendai, sendo um dos Monzekis de Kioto, isso significa que é um Templo onde o Celebrante Principal é um membro da Família Real. A entrada é simples, mas os Jardins são bonitos. Vale andar pelo Jardim, desde o Lago ao pequeno Bosque de Bambu. Valor: 500 Yens;

Kyoto - Japao - 2019 (48)Kyoto - Japao - 2019 (47)

CASTELO DE NIJO

Um dos prédios mais emblemáticos foi construído em 1603 e foi testemunha da ascenção e queda do Shogunato Tokugawa;

NOITE DE GYON

Vale ir Passear e conhecer a rotina do Bairro de Gyon, um dos mais tradicionais de Kyoto, que merece a visita de Dia e a Noite. Durante o dia, caminhar pelas ruas e fotografar os prédios Históricos. À Noite, Gyon fica todo iluminado e existe grande possibilidades de encontras alguma Gueixa. Em Gyon, vá no canal Shirakawa e ruas Hanami-Koji.

DIA 2

ESTAÇÃO GION-SHIJO

Comece o Dia saltando nesta Estação;

RIO KAMO

Cruze o Rio, eternizado em diversos Romances, o Rio Kamo, de águas rasas e cristalinas, um símbolo de Kioto;

PONTOCHO

Mais um Bairro de Gueixas. Após cruzar o Rio, é uma Rua bem estreita, com muitos bares e restaurantes, muito agradável no verão. Uma dica para a Noite é reservar um lugar em alguma das varandinhas de frente para o Rio e ficar curtindo por lá. Mas durante o Roteiro de Dia é só para dar uma volta e retornar a Rua Principal;

MERCADO NISHIKI

É um dos Principais Mercados Gastronômicos de Kioto. Repleta de Vegetais, Peixes e comidas prontas como Sushis. Também, dá para ir provando as iguarias de graça se for degustando, como em qualquer mercadão que se preze. Próximo ao Mercado há uma série de ruas cobertas, que os Japoneses chamam de “Shopping Street”, que vendem lembranças e produtos típicos. Vale ir para o próximo ponto, passando por elas;

PONTE DE SANJO

A Ponte mais famosa do Rio Kamo liga os dois Bairros mais famosos das Gueixas, o Gyon e o Potocho. Na ponte é comum ver jovens passeando e Monges Budistas pedindo doações. Do outro lado do Rio está o Teatro de Kabuki.

HEIAN JINGU

Caminhando pelas margens do Rio chegará na Ponte Nijo, vire a direita e vá andando até chegar em um enorme Tori, onde está o Heian Jingu. Este é o maior TORI de Kioto. O Templo Shintoísta é uma homenagem ao Primeiro Imperador de Kioto, o Imperador Kammu (737 a 806) e ao Último Imperador de Kioto, o imperador Komei (1831 a 1867). O Templo é uma miniatura do antigo Palácio Real de Kioto.

O Heian tem duas Fontes, uma em forma de Tigre e outra em forma de Dragão.

A entrada do Templo é gratuita, mas os Jardins, que valem muito a pena, principalmente, na Primavera, são pagos

CENTRO DE CRAFTS

Fica na região de Heian Jingu. Loja de artigos típicos, mas cara.

NANZENJI

Pode-se ir a pé ou pegar um táxi para chegar no complexo de Templos Nanzenji. Foi construído por ordem do Imperador Kameyama com o intuito de ser uma área para a aposentadoria, posteriormente, tornou-se uma Escola de Budismo, quando passou a ser um dos mais importantes Templos Zen do Japão.

Sanmon Gate: Portão principal do Templo, permite que se suba nele para apreciar o Complexo. Valor: 500 Yens.

Hojo: Edifício mais importante do Complexo, possui pinturas antigas e um Jardim de Pedras. Valor: 500 Yens;

TETSUGAKU NO MICHI ou CAMINHO DO FILÓSOFO

Pequeno Passeio cercado por um Canal, que é absolutamente imperdível na época das Cerejeiras. Segundo a Lenda o Caminho ganhou este nome por ter inspirado pensadores que vieram a ganhar um Nobel. São perto de 2km de caminhada até chegar no Gikaku-Ji. No caminho, também passamos pelo Templo Eikando, que oferece uma das melhores Paisagens de Outono, em Kioto;

GINKAKU-JI ou PAVILHÃO DE PRATA

Ganhou o nome porque em Noites de Lua Cheia ganha tonalidades prateadas. Nele encontramos um Jardim de Areia bem diferente e uma coleção de musgos. Vale subir na parte mais alta do Jardim para ver toda a área. Valor: 500 Yens;

NOITE DE PONTOCHO

Ideal sentar num restaurante de frente para o Rio Kamo e quem sabe encontrar alguma Gueixa trocando de uma Casa de Chá para outra. Por ali tem um distrito da Luz Vermelha e é normal ver os homens sendo abordados para entrar nos locais de prostituição.

Kyoto - Japao - 2019 (54)

Rio Kamo

Kyoto - Japao - 2019 (51)Kyoto - Japao - 2019 (50)Kyoto - Japao - 2019 (49)

Heian Jingu

Kyoto - Japao - 2019 (18)Kyoto - Japao - 2019 (1)Kyoto - Japao - 2019 (20)Kyoto - Japao - 2019 (63)

Nanzenji

Kyoto - Japao - 2019 (53)Kyoto - Japao - 2019 (52)Kyoto - Japao - 2019 (26)Kyoto - Japao - 2019 (27)Kyoto - Japao - 2019 (28)Kyoto - Japao - 2019 (29)Kyoto - Japao - 2019 (30)Kyoto - Japao - 2019 (32)Kyoto - Japao - 2019 (31)

DIA 3

GOSHO ou PALACIO IMPERIAL DE KIOTO

Bem cuidado por fora, encontramos do lado de dentro belos Jardins e podemos visitar os aposentos reais, que foram usados até 1868. Os Tours guiados em Inglês ou Japonês precisam ser agendados com aproximadamente três meses de antecedência.

Se não conseguir marcar o Tour, melhor nem ir para a região, porque não vale a pena. A foto da comida Japonesa é porque não resisti de postar e foi feita num restaurante das proximidades;

Kyoto - Japao - 2019 (2)Kyoto - Japao - 2019 (5)

KINKAKU-JI ou O TEMPLO DE OURO ou TEMPLO DO PAVILHÃO DOURADO

Um dos Templos mais famosos de Kioto, serviu de local para a aposentadoria do Shogun Ashikaga Yoshimitsu, até 1408, passando a servir como Templo Zen da forma Budista Rinzai. Turista têm obrigação de visitar este Templo. Um Templo bom para visitar no inverno, pois, fica especialmente bonito quando seu teto está coberto de Neve. A visita por lá leva cerca 1h30;

Kyoto - Japao - 2019 (16)Kyoto - Japao - 2019 (15)Kyoto - Japao - 2019 (11)Kyoto - Japao - 2019 (12)Kyoto - Japao - 2019 (14)Kyoto - Japao - 2019 (6)

ARASHIYAMA

Uma cidadela perto de Kioto. Local muito procurado na época das Cerejeiras e durante o Outono. Arashiyma é cortada pelo Rio Hozugawa e chegamos na cidadela atravessando a Ponte Togetsukyo, um dos cartões postais de Kioto. Vale visitar por lá o Templo Tenryu-Ji, a Floresta de Bambus, o Parque dos Macacos e a Rua Típica Saga-Toriimoto. Parece uma boa pedida jantar por lá. Não estive lá, mas peguei duas fotos do Google Imagens para Você.

Kyoto - Japao - Google 2019 1
Esta Foto é do Google Imagens
Kyoto - Japao - Google 2019 2
Esta Foto é do Google Imagens

DIA 4

NARA

Faça um Bate-Volta a incrível Nara que tem como grande peculiaridade ser repleta de Cervos. Eu fiz combinando com o Templo Fushimi-Inari (que está no Primeiro Dia). É possível fazer os dois combinados, mas fica um pouco corrido.

Vale muito a pena.

Veja o Post Exclusivo de Nara clicando aqui.

Nara Japao 2019 (18)Nara Japao 2019 (12)Nara Japao 2019 (11)Nara Japao 2019 (15)

Nara

DIA 5

HIROSHIMA

Muita Gente evita locais com Histórias de grande tristeza e sofrimento, mas eu indico fortemente o Bate-Volta a Hiroshima. Nela encontrará um Parque muito bem cuidado em uma Linda Homenagem aos que ser foram com o lançamento da Bomba Atômica, em 1945.

Emocionante e Imperdível.

Confira o Post Exclusivo de Hiroshima clicando aqui.

Hiroshima 2019 (35)Hiroshima 2019 (34)Hiroshima 2019 (11)

Hiroshima

ILHA DE MIYAJIMA

Combinei o Bate-Volta a Hiroshima começando o Dia pela famosa Ilha de Miyagima e seu Tori Flutuante. Apesar da fama, confesso que achei que o esforço para se chegar lá não valeu muito a pena. Pois, é trabalhoso para chegar a este destino, combinando mais de um trem e barco com esperas. Ainda mais porque combinei com a visita a Hiroshima no mesmo dia.

Se me perguntar: “Vladimir! Dá para combinar os Hiroshima e a Ilha de Miyajima?” Eu responderia que “Sim”, mas…… tem que estar muito atento e fazer um planejamento todo amarradinho desde o início do dia.

Veja o Post Exclusivo  de Miyajima clicando aqui (ainda será publicado).

Miyajima 2019 (22)Miyajima 2019 (11)

Miyajima 2019 (16)

Outras Atrações de Quioto:

  • Ryoan-Ji: Considerado um dos mais belos Jardins de Pedras do Japão. Porém, tem gente que não gosta…. tipo ame ou odeie;
  • Ninna-Ji: Templo que possui mais um Belo Jardim e transmite muita Paz;
  • Passeio no Rio Hozugawa: Feito em Barcos de Madeira Tradicionais, são navegados por senhores com varas de Bambu. Cerca de 2h de Passeio. Valor: 2.100 Yens. Também, é possível ver o Rio Hozugawa num Passeio de Trem Panorâmico;
  • Uji: Bate-volta de Kioto, Uji é uma região produtora de chá, com, claro, diversas Casas de Chá e o Templo Byodoin que estampa as notas de 10 Yens.

IMPORTANTE: Normalmente eu faço um mix de informações de diversas fontes para preparar um Roteiro, mas esse daqui, até o DIA 3, está todo baseado no Post da MARI VIDIGAL do blog IDEIAS NA MALA. Clica aqui e visite o post original. Quando estive lá fiz muita coisa fora da ordem deste Roteiro, porque tive um dia inteiro de Bicicleta Elétrica alugada.

Achei Quioto bacana, porém o que mais Gostei nos dias por lá foram os Bate-Voltas ao Templo Fushimi-Inari, Nara e Hiroshima.

Veja outros posts do VIAJA DAQUI que têm tudo a ver com Quioto nos links abaixo:

HIROSHIMA

NARA: A CIDADE DOS CERVOS

TEMPLO FUSHIMI INARI-TAISHA

TÓQUIO

MONTE FUJI / Kawaguchiko / Fuji Q-Highlands

Gostou? Deixe sua dica, dúvida, crítica ou elogio nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela sua visita no blog Viaja Daqui.

7 comentários em “Kyoto, a Cidade dos Samurais

  1. Muito bom itinerário. Ao ler, deu-me saudades de Kyoto, uma das minhas cidades preferidas no mundo. Já tive a sorte de lá ter estado duas vezes e mal posso esperar por ir uma terceira 🙂
    Muito obrigado, Vladimir, por ser levado numa viagem a Kyoto a ler este post. Perfeito!
    Abraço!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Valeu, Miguel!
    Que Bom que Gostou! Opiniões de Pessoas Viajadas têm um peso e tanto! Um Grande Incentivo!
    Abraço e Obrigado de coração pelo Comentários e Elogios,
    Vladimir.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s