A Charmosa Cinelândia, no Rio de Janeiro

A Cinelândia é uma charmosa praça com bares, restaurantes e alguns cinemas. Considerada por mim, o coração do centro do Rio, afinal por ali passava todos os dias, nos oito anos em que trabalhei no Centro da cidade. Para outros, o coração do Rio fica no Largo da Carioca.

Estamos falando de um ponto de visitação obrigatória no Rio de Janeiro. Repleta de atrações importantes, um passeio por ali é um passeio pela alma carioca.

Seu nome original é Praça Marechal Floriano Peixotoo segundo presidente da república, que é homenageado com um belo monumento no local. A praça passou a ser conhecida popularmente como Cinelândia, na década de 1930, pois nela se encontravam alguns dos melhores cinemas da cidade, como o Cine Odeon, ainda em atividade, o Pathé que se tornou uma Igreja Evangélica, entre outros cinemas que levavam os cariocas a lotar este local na época do Rio Antigo.

Local de encontros e históricos protestos políticos, na Cinelândia estão o Theatro Municipal, a Biblioteca Nacional, a Câmara Municipal, situada no Palácio Pedro Ernesto e o Museu Nacional de Belas Artes.

IMG_4222IMG_4221

IMG_4220
Monumento ao Marechal Floriano Peixoto

Repare no belo Monumento ao Marechal Floriano Peixoto, que fica em destaque na praça.

IMG_4224IMG_4229IMG_3347

IMG_3348
Teatro Municipal e Visita Guiada

O Teatro Municipal do Rio de Janeiro, foi inaugurado em 1909, durante a prefeitura de Pereira Passos, famoso por trazer diversas mudanças urbanísticas na cidade. Desde sua inauguração teve importante influência na cultura carioca e brasileira, recebendo importantes orquestras e companhias de ballet. O Teatro possui inúmeras obras de arte de renomados artistas brasileiros na época de sua construção. Na comemoração de seus 100 anos, o Teatro recebeu uma grande reforma e vale a pena agendar uma visita interna. Site: http://www.theatromunicipal.rj.gov.br/

IMG_4223
Biblioteca Nacional. Em obras, junto a implementação do Bonde VLT.

A Biblioteca Nacional ou Biblioteca Nacional do Brasil, detém o patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, considerada pela UNESCO a sétima maior biblioteca nacional do mundo, a maior da América Latina, possui nada menos do que oito milhões de peças. Apesar de sua história ter começado quando houve o grande terremoto que devastou Lisboa, em 1755, sua construção se iniciou em 1813. Estava passando por uma grande reforma quando passei por lá. Site: https://www.bn.br/

IMG_4225

IMG_4219
Palácio Pedro Ernesto e o Restaurante Amarelinho.

O Palácio Pedro Ernesto é onde funciona atualmente a Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, e também local onde se concentram os cidadãos cariocas para protestar. Construído entre 1919 e 1923 como parte do projeto de reurbanização do Rio de Janeiro, no contexto da instalação e desenvolvimento da Primeira República.

IMG_4212

O Cine Odeon foi um dos cinemas de grande sucesso que deram o nome popular da praça: Cinelândia.

IMG_4218

O Museu Nacional de Belas Artes fica numa esquina, já dentro da Avenida Rio Branco, mas  é um destaque que se faz necessário, por se tratar de um interessantíssimo museu carioca e um dos mais importantes do país. Nele encontramos esculturas, grandes quadros, sendo assim, um passeio muito bacana para se fazer, no Rio de Janeiro. Apesar de ter sido inaugurado em 1939 sua história remonta a chegada da família real portuguesa ao Rio de Janeiro, em 1808, uma vez que o Dom João VI, trouxe com ele muitas obras, tendo deixado um acervo no Brasil, quando voltou para Portugal. O Museu conta aproximadamente 15.000 peças. Site: http://mnba.gov.br/portal/

Manda Brasa, porque a Cinelândia faz parte dos Passeios Imperdíveis da Cidade do Rio de Janeiro, com acesso por ônibus, metrô, VLT, também, possui estacionamento. Lembre-se sempre das dicas de segurança, para caminhar pelas ruas do Rio de Janeiro: Evite andar com objetos de valor e esteja sempre atento!

Achou o post útil? Deixe seu comentário, pergunta ou acrescente informação, nos comentários!

Anúncios

2 comentários sobre “A Charmosa Cinelândia, no Rio de Janeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s