Tiradentes

Uma das cidades mais queridas pelo turista brasileiro, em Minas Gerais. Tiradentes é cultura, mas é também sossego, é passear na Praça, é caminhar sem rumo, e é mais, é sinônimo de ganhar uns quilinhos. 😀

Fiz essa Viagem num grupo organizado em parceria com uma agência de viagens e todos adoraram!

IMG_4046
Ficou faltando gente na foto

Quando estive por lá, usei como base São João del Rei, e fomos à Tiradentes em duas ocasiões, uma à noite e outra, durante um dia inteiro, saindo na Maria Fumaça das 10h, de São João, retornando, na das 17h.

Tiradentes é uma cidade pequena com calçado em pedras e irregular, por isso vá sempre com sapatos/tênis e roupas confortáveis.

Fundada em 1718, suas antigas denominações foram “Arraial Velho de Santo Antônio”, “Vila de São José do Rio das Mortes” e cidade de “São José del-Rei”. O nome São José vem da belíssima serra que margeia a cidade, a serra de São José.

IMG_4027
O alferes Joaquim José da Silva Xavier – Tiradentes

Após a Proclamação da República, o governo precisava de um herói que, segundo os novos governantes, representasse os ideais republicanos. A escolha caiu sobre o Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Para quem não sabe, Alferes era uma patente militar que,no Brasil, foi substituída por segundo-tenente. O Alferes Joaquim José da Silva Xavier que, além de tudo, combateu um governo monárquico era o personagem ideal. Assim, foi feito e foi mudado o nome da cidade para Tiradentes, e inscreveram Tiradentes no Livro dos Heróis da Pátria.
A cidade acabou por tornar-se um dos Centros Históricos da Arte Barroca mais bem preservados do Brasil, com isso voltou a ter importância, agora turística. Na metade do século XX, foi proclamada Patrimônio Histórico Nacional, tendo suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e demais partes recuperadas.
Tiradentes e arredores são um ótimo destino para umas férias, e, perfeita para um feriado.

VIAJA DAQUI ou O que fazer em Tiradentes:

PASSEAR

A coisa mais legal que você pode fazer em Tiradentes, é Passear. Contemple a cidade a pé, é de graça. Se preferir faça um passeio de charrete ou o passeio noturno de jardineira.

COMER

A outra coisa tão legal quanto passear é Comer. Muitas opções de restaurantes para todos os gostos e bolsos. Dei bobeira e fiquei sem tirar fotos do almoço.

ESTAÇÃO DE TREM

Comece o passeio pela Estação de Trem, atravesse o Rio das Mortes, em direção a pracinha da cidade.

IMG_4020

IMG_4022

IMG_4019
Se estiver em Tiradentes pode ir de charrete até a Estação

Você passará pelo Rio das Mortes e a Praça da Cidade e vai começar a subir a ladeira, em direção a Igreja Matriz de Santo Antônio.

IMG_4023

MUSEU DO PADRE TOLEDO e ESTÁTUA DE TIRADENTES

No caminho você vai passar pelo Museu do Padre Toledo, no local onde ficava a casa do Padre. Segundo consta, ali ocorreram muitas reuniões da Inconfidência. Em frente a casa, tem uma Estátua de Tiradentes (a foto está lá em cima do post), vestido como militar, que era sua profissão, diferente das imagens que víamos nos livros escolares, na infância, onde o inconfidente sempre aparecia semelhante à Jesus.

IMG_4026
Museu Padre Toledo. Não entramos.

IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO

Depois dali, logo chegará na belíssima Igreja Matriz de Santo Antônio. Construída em 1710 é a segunda igreja em ouro do Brasil, sendo a primeira em Salvador, é uma das mais belas construções barrocas do país. No interior do templo há um órgão datado de 1788, considerado um dos quinze mais importantes do mundo. Infelizmente, fotos são proibidas.

IMG_4034

IMG_3952
Matriz de Santo Antônio by Night

SERRA DE SÃO JOSÉ

Da Igreja Matriz, repare na Serra de São José e na Ladeira! Cenário lindo e inesquecível.

IMG_4032
Serra de São José vista da Matriz de Santo Antônio

MUSEU DA LITURGIA

Comece a descer a ladeira e cuidado para não escorregar! Você verá o Museu da Liturgia, não entramos nesse, mas deve valer a pena!

IMG_4047

RUA DIREITA

Chegue na Rua Direita e aproveite para tirar muitas fotos dessa rua muito bem cuidada.

IMG_4053

IMG_3947

IMG_3946
Rua Direita, By Day e By Night

IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS PRETOS e ANTIGA CADEIA PÚBLICA

Andando por ela, logo chegará num ponto onde, do seu lado direito está a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construída por escravos, e, na esquina, do seu lado esquerdo, está a Antiga Cadeia Pública.

Na Igreja de Nossa Senhora do Rosário está a imagem de Santo Antônio do Noto ou de Calatagirona. Nascido na Itália filho de negros etíopes muçulmanos, foi escravizado e se converteu num fervoroso cristão. O culto a Santo Antônio do Noto perdeu-se na Itália, mas no Brasil, continuou vivo pelos negros escravos e libertos, ficando popularmente conhecido como Santo Antônio de Catigeró.

A Igreja é bem simples e pelas explicações que ouvi e aprendi, não pode nem ser considerada Igreja, visto que não tem torre, logo trata-se de uma ermida ou capela.

Repare então na Antiga Cadeia Pública. Construída em 1833 e 1845, no local da velha cadeia incendiada, é um prédio sólido e austero com janelas de cantaria protegida por pesadas grades. A Vila de São José foi uma das poucas a possuir a cadeia em prédio próprio, separada do prédio da Câmara Minicipal.

IMG_4058
Igraje de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
IMG_4065
Santo Ântonio do Noto
IMG_4060
Antiga Cadeia Pública

MUSEU DE SANT’ANA

Desça a ruazinha e visite o imperdível Museu de Sant’Ana, localizado no interior da Cadeia.

Um Museu moderno, com uma exposição exclusivamente de imagens de Santa Ana, mãe de Maria de Nazaré, Avó de Jesus. Este Museu abriga 291 imagens de Sant’Ana, a Santa protetora dos lares e da Família, bem como dos mineradores. Imperdível!

IMG_4074

IMG_4082

IMG_4088

IMG_4078
Como eu gosto de Museu, considero este passeio no Nível: Imperdível

CHAFARIZ DE SÃO JOSÉ

Continue descendo a ruazinha, e, que tal parar para almoçar? Nós almoçamos ali na descida do Museu, num bom restaurante do qual não lembro o nome e não tirei fotos…., mas, é só perguntar no Museu que eles sabem, é um restaurante famoso, bom e barato. Depois de almoçar siga para o Chafariz de São José. Além de ser um dos símbolos da cidade é repleto de simbologias.

ATENÇÃO! Depois do Chafariz de São José, você decide se já deu, ou se vai continuar sua caminhada.

Tiradentes 2

Tiradentes 1
Chafariz de São José

IGREJA SÃO FRANCISCO DE PAULA

Eu sugiro que siga e, logo depois do Chafariz, entrei numa loja de artesanatos, muito agradável, onde todos fizeram umas comprinhas. Foi no Atelier de Romer Resende. Voltando para a Caminhada, se passar pelo Chafariz e dobrar à direita, lá na frente, mas lá na frente mesmo, vai começar uma subida e logo chegará na Igreja São Francisco de Paula, que fica no alto… mas, proporciona uma excelente vista da cidade.

IMG_4093

IMG_4092

IMG_4109

IMG_4107
Vistas da Igreja de São Francisco de Assis de Paula

IGREJA NOSSA SENHORA DA MERCÊS

Na descida irá passar pela rodoviária de Tiradentes e passará pela Igreja Nossa Senhora da Mercês, construída por escravos em seus momentos de folga. A Igreja tem detalhes folheados com pó de ouro que retiravam das minas em seus cabelos. Nós só passamos por onde saiu na foto, pois estávamos cansados e com “sede”.

IMG_4112
Igreja Nossa Senhora da Mercês

PRAÇA DA CIDADE

Logo ali fica a Pracinha da Cidade, aquela mesma que Você passou lá no início do Roteiro. Ela estará te esperando para um merecido descanso ou um chopp quem sabe! 🙂

IMG_4113

Tiradentes e região é o tipo de lugar para se visitar mais de uma vez. Aproveite e Ótimo Passeio!

Veja outros posts que têm tudo a ver com Tiradentes nos links abaixo:

SÃO JOÃO DEL REI

RESTAURANTE TEMPERO DA ANGELA

MUSEU DO AUTOMÓVEL DA ESTRADA REAL

BICHINHO

CHICO DOCEIRO

INHOTIM

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

14 comentários em “Tiradentes

  1. Deu vontade de voltar, só de lembrar desse passeio. Muito bom, dicas de viagem ótimas, Vladimir é expert, falou viagem? Falou Vladimir, esse menino vai longe!!! PARABÉNS!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Dias agradabilíssimo!!!
    Cultura e boa comidas, tiradentes é um charme!
    Vladimir muito atencioso sempre atento aos bons museus.
    Valeu muito a estadia!
    Faria tudo de novo.
    Parabéns pelo empenho em fazer o melhor.
    Pensou viajem ; fala com ele!!
    The best!!!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Muito boa essa viagem para Tiradentes. Perto do Rio, dá pra ir com poucos dias e as cidades; Bichinho e São João Del Rei são imperdiveis.
    Vale muito a pena.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Um espetáculo mesmo, Rejane. Ainda mais se conseguir ir a Bichinho e São João del Rei.
    Obrigado de coração pelo comentário,
    Vladimir Bento.

    Curtir

  5. Gosto muito de ficar hospedada e cantar lá! Vale a pena conhecer o Museu da Liturgia e ficar pra curtir as noites que são muito animadas, com música ao vivo em diversos bares e restaurantes (talvez só FDS).

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário