Lucerna é Linda

Lucerna, em suíço Luzern está no Cantão Suíço de Lucerna. Cidade maior que a capital suíça Berna. Assim como Berna também tem no alemão a sua língua principal. Banhada pelo Rio Reuss e pelo Lago dos Quatro Cantões.

Lucerna 2016 (30)

Lucerna 2016 (3)

Lucerna 2016 (34)Lucerna 2016 (40)

A cidade é bem industrializada e um dos principais centros turísticos do país, ainda acolhe diversos Festivais de Música, durante o ano.

Fez parte do início do que viria a ser a Confederação Suíça por volta de 1330.

VIAJA DAQUI ou O que fazer em Lucerna:

Gostei demais de Lucerna. Se tiver que escolher entre Lucerna e Berna, te aconselharia a fazer Lucerna.

Eu estava de carro e fiz ambas (Lucerna e Berna) no mesmo dia, a partir de Interlaken.

KAPELLBRÜCKE

Ponte coberta que está lá desde 1333, decorada com pinturas que retratam a História da cidade e do país. No meio dela está a WASSERTURM ou Torre de Água, com 43 metros de altura já serviu de prisão, local de tortura, tesouraria, tudo, menos para Água. 🙂

JESUITENKIRCHE

Igreja Jesuíta, considerada uma das mais belas da Suíça, fica na Bahnhofstrasse, 11a.

SPREUERBRÜCKE

Outra ponte da cidade, construída em 1408, nela estão uma Capela e um antigo Moinho que gerava energia para a cidade. Dela é possível ver uma barragem para controlar a água do rio Reuss.

CENTRO HISTÓRICO

Depois dela entramos no Centro Histórico Medieval. Uma vez lá dentro basta andar sem rumo.

RATHAUS ou PREFEITURA

Principal Praça da Cidade. Dessa Praça se pega o caminho para as Torres da Cidade.

MURALHAS E TORRES MUSEGG

Perto do Centro Histórico pode alcançar essas Torres que eram as torres da entrada da cidade. Tem uma boa escadaria. Lucerna resolveu manter essas Torres e a Muralha construídas em 1386. São nove torres, mas só três torres abertas ao público e em uma delas, a Zyg, está o relógio mais antigo de Lucerna, datado de 1535, ele badala a cada hora, um minuto antes do restante da cidade. Do alto tem uma bela vista de Lucerna. Fica na Museggmauer. Não fui.

KORNMARKT

Bom passeio, mas é tudo caro, pelo que vi. Não fui.

VIEWALDSTÄTTERSEE ou LAGO DOS QUATRO CANTÕES

Como podem ver claramente, o idioma alemão adora juntar as palavras! É o quarto maior lago da Suíça e o passeio de Barco pelo Lago dos Quatro Cantões ou Vierwaldstättersee, pode ser uma boa pedida. Tirando o dia para Lucerna, durante os Passeios pode-se parar em várias cidades, entre elas Weggis, onde a Seleção Brasileira se hospedou para a Copa de 2006. Outra parada fica no Swiss Transport Museum que pelo que vi é Ótimo.

TRIBSCHEN

Onde morou o compositor Richard Wagner, entre 1866 e 1872, foi transformada num Museu em sua homenagem.

Lucerna 2016 (30)Lucerna 2016 (5)Lucerna 2016 (3)

No Mapa acima, estando a pé temos a Kapellbrücke, Jesuitenkirche, Spreuerbrücke, Centro Histórico, Rathaus e o Kornmarkt.

LÖWENDENKMAL ou MONUMENTO DO LEÃO ou LEÃO DE LUCERNA

O Leão mais triste que vi até hoje! Uma Escultura magnífica!

Apesar de ficar afastado do Centro vale a pena pegar um táxi até lá! Eu fui com o carro alugado, mas é muito difícil arrumar vaga. O importante é que é uma escultura incrível.

Esculpido em 1820 para homenagear os soldados suíços mortos durante a Revolução Francesa. A Guarda Suíça foi massacrada, enquanto protegia o Rei Luis XVI de França. Vale lembrar que eram todos mercenários. Hoje a Guarda Suíça cuida do Vaticano. O Leão foi esculpido diretamente na montanha. Já foi descrita como o pedaço de pedra mais triste e comovente do mundo. Eu concordo!

Acima do Leão está escrito em latim “Helvetiorum Fidei ac Virtuti”, que significa “À Lealdade e Bravura dos Suíços”.

“O leão encontra-se no seu covil na face perpendicular de um pequeno penhasco — pois ele está gravado na rocha viva do penhasco. O seu tamanho é colossal, a sua atitude é nobre. A sua cabeça está arqueada, a lança partida está espetada no seu ombro, a sua pata protetora descansa sobre os lírios de França. Vinhas pendem do penhasco e acenam ao vento, e um curso de água límpido goteja do topo para um pequeno lago na base, e na suave superfície do lago espelha-se o leão, por entre os nenúfares.

Em seu redor há árvores verdes e relva. O local é refugiado, repousando num recanto de de um bosque, remoto do barulho, do tumulto e da confusão — e tudo isto se adapta, pois os leões morrem em tais locais, e não em pedestais de granito em praças públicas rodeado de muros com elaborados gradeamentos de ferro. O Leão de Lucerna seria impressionante em qualquer local, mas nunca tão impressionante como no local em que se encontra.”
MARK TWAIN.

Obs: Nenúfares são plantas que crescem em águas paradas.

Lucerna 2016 (40)Lucerna 2016 (39)Lucerna 2016 (41)Lucerna 2016 (7)

GLACIER GARTENS

Ao lado do Leão de Lucerna, está essa casa, cujo o mais interessante é uma Sala de Espelhos. Não fui.

HOFKIRCHE

Também fica afastada do Centro. A Igreja Renascentista de 1633 é a mais importante da cidade, e a Igreja Renascentista mais importante da Suíça.

MONTANHAS DE LUCERNA

Muita gente com tempo e dias sobrando em Lucerna faz estas subidas. Minha prioridade quando estive por lá foi fazer o Jungfraujoch “O Topo da Europa”, saindo de Interlaken. Veja o post exclusivo.

  • Monte Pilatus: Monte que se sobe desde Lucerna.
  • Monte Rigi.
  • Monte Titlis.

Veja outros posts do VIAJA DAQUI que têm tudo a ver com Lucerna nos links abaixo:

BERNA

JUNGFRAUJOCH: O TOPO DA EUROPA

INTERLAKEN

LIECHTENSTEIN: VADUZ e TRIESENBERG

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

6 comentários em “Lucerna é Linda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s