Marselha e Cassis

Marselha, que antigamente era conhecida como “Massália” é a segunda cidade mais populosa da França e a “Cidade Francesa Mais Antiga” de que se tem notícia. Está localizada na Provence e na Costa do Mediterrâneo, sendo o maior porto comercial do país.

Marselha - Franca 2019 (24)
Com meu Camarada Walthinho

Marselha - Franca 2019 (23)Marselha - Franca 2019 (15)Marselha - Franca 2019 (1)

Marselha foi dominada pelos Gregos no Século VII a.c, e passou para os Romanos em 49 a.c. Mas, encontram-se em Marselha, vestígios e achados arqueológicos de diferentes assentamentos Pré-Históricos, que mostram a presença Humana de forma ininterrupta, na região, desde a Pré-História. Entre os achados e vestígios Pinturas Ruprestes Paleolíticas, datadas de 27.000 e 19.000 a.c.

Após a Queda do Império Romano, no Século V, ela foi tomada pelos Visigodos que posteriormente, em 507, a cederam para os Ostrogodos.

Depois, no Século VIII, quando ocorreu a invasão dos Muçulmanos no Continente Europeu, Marselha passou para o Califado Omíada. Foi quando se iniciou o período de disputa pelo controle da Europa Ocidental, entre os Muçulmanos e o Império Carolíngio (Carlos Magno), o que afetou muito o desenvolvimento de Marselha e das Vilas vizinhas, principalmente, na primeira metade do Século IX. Marselha foi atacada e saqueada duas vezes naquele período pelas tropas muçulmanas, em 838 e 846, trazendo grande decadência econômica.

Sua posição estratégica, porém, sempre fez com que fosse uma cidade muito procurada por conta de seu Porto.

À partir do Século XVIII a defesa do Porto foi melhorada e Marselha se tornou cada vez mais importante como principal porto militar francês no mediterrâneo e, de lá pra cá, sempre manteve a sua importância como principal porto Francês.

VIAJA DAQUI ou O que fazer em Marselha

PORTO VELHO ou VIEUX-PORT

O lugar mais bacana pra se passear em Marselha. Com sua Feira de Pescadores, as ruas que partem dali, seu Porto, os barcos que saem para as Calanques… Enfim, um lugar para curtir sem pressa.

Marselha - Franca 2019 (4)Marselha - Franca 2019 (3)Marselha - Franca 2019 (6)Marselha - Franca 2019 (7)Marselha - Franca 2019 (8)Marselha - Franca 2019 (10)Marselha - Franca 2019 (9)

Marselha - Franca 2019 (11)
PORTO VELHO ou VIEUX-PORT

BAIRRO LE PANIER

Considerado o “Berço do País”, pois, Marselha é conhecida como “A Cidade Mais Antiga da França”. O Bairro fica numa colina que foi escolhida para a fundação de “Massália”. O local foi escolhido na época dos Gregos, a partir de 600 a.c, por ser próxima ao mar e um ótimo ponto de vigilância. eu acho legal que ela fica no caminho apesar de ter um pouco de subida ela fica no caminho entre o Porto velho e a catedral la Major.

CATEDRAL LA MAJOR

Bela Igreja que vale a pena visitar, pois, o caminho passa por um bairro famoso de Marselha, o Bairro Le Painer. Um Passeio bacana é ir caminhando pelo bairro, entre o Porto Velho até a Catedral, que também é conhecida como Catedral  de Sainte-Marie-Majeure. Esta Catedral Católica tem Arquitetura Neo-Bizantina e foi construída entre 1852 de 1893 e possui Mármore Verde de Florença, Branco de Carrara, ônix da Itália e Mosaicos Venezianos.

BASÍLICA DE NOTRE DAME DE LA GARDE

Uma belíssima Basílica que fica no alto de um morrão. Eu considero muito bonito vê-la de baixo, do Porto Velho. Até porque é uma certa mão-de-obra subir até a Basílica. Porém é um dos Pontos Turísticos Mais Famosos da Cidade. Sua cúpula é o Ponto Mais Alto de Marselha, e foi construída no Século XIX. A Basílica tem Estilo Romano-Bizantino, uma Arquitetura em Mármore Colorido, Murais e Mosaicos a basílica é encimada por uma estátua da Virgem Maria, que os nativos consideram a Guardiã de Marselha. Do alto da Basílica temos uma bela visão da cidade de Marselha. Os Marselheses chamam a Virgem que encima a Basílica de A Boa Mãe.

Marselha - Franca 2019 (5)
BASÍLICA DE NOTRE DAME DE LA GARDE

CASTELO D’IF

O Castelo que inspirou o livro “O Conde de Monte Cristo” fica localizado na Ilha D’if. O Castelo foi construído para proteção da cidade e, depois, se transformou numa prisão. Hoje é um ponto turístico, onde temos que pegar um barco. O Passeio das Calanques, em Cassis passa perto do Castelo.

Marselha - Franca 2019 (14)
CASTELO D’IF

CASSIS e as CALANQUES

Os Passeios de barco para Cassis saem de Marselha, e Cassis é a representante praiana da Provence. Com cerca de sete mil habitantes, está na costa do Mar Mediterrâneo. Tem um belo Centro Histórico e sua Feira Provençal acontece nas manhãs de sábado. Seu Porto é repleto de restaurantes convidativos. O que mais se faz por lá são Passeios de Barco ou Trilhas pelas Calanques, que são formações típicas dessa região, com Falésias e Enseadas.

Fiz o Passeio de Barco e foi bem fácil conseguir. Mas corre-se o risco de não conseguir os ingressos. Então, procure chegar cedo.

A menor das Trilhas é a Trilha Azul ou Trilha do Pequeno Príncipe, que leva cerca de 1h30 e vai ao Calanque de Port Miou, sem Praia, mas muitos barcos. A Trilha Azul ou Trilha das 3 Calanques é mais puxada e leva pelo menos 4h, englobando a Calanque de Port Miou, Calanque de Port Pin e Calanque d’en Vau, tida como a Mais Bela! Outra é a Trilha Amarela ou Cap Canailles par Le Cretes, leva 2h e fecha em dias de vento.

Para conhecer as Calanques com mais sossego existem muitos Passeios de Barco, entre eles: 3 Calanques; 5 Calanques; 8 Calanques, 9 Calanques. Variando de 45 minutos à 2 horas e valores de 16 a 28 euros.

Site Oficial dos Passeios pelas Calanques: aqui.

Marselha - Franca 2019 (22)Marselha - Franca 2019 (12)Marselha - Franca 2019 (2)Marselha - Franca 2019 (13)Marselha - Franca 2019 (14)Marselha - Franca 2019 (17)Marselha - Franca 2019 (18)Marselha - Franca 2019 (20)Marselha - Franca 2019 (19)Marselha - Franca 2019 (21)Marselha - Franca 2019 (28)Marselha - Franca 2019 (16)

Outras Atrações de Marselha:

  • Museus: Marselha tem alguns Museus, entre eles um que fica no Palácio Longchamps. Outro famoso é o MuCem, o Museu das Civilizações da Europa e Mediterrâneo, tem uma Arquitetura Belíssima e a gente pode vê-lo ao caminhar pelo Porto Velho ou passeando de barco.

Veja os outros posts do VIAJA DAQUI que têm tudo a ver com Marselha e Cassis, nos links abaixo:

Provence: LE BAUX e o CARRIÉRES DES LUMIÉRES

Provence: FONTAINE DE VAUCLUSE

Riviera Francesa/Côte d’Azur: NICE

Riviera Francesa/Côte d’Azur: ST. PAUL DE VENCE

Riviera Francesa/Côte d’Azur: ÈZE

Alpes Franceses: ANNECY

Alpes Franceses: CHAMONIX-MONT-BLANC

Alsácia: STRASBOURG

PARIS

Gostou? Tem dúvidas, dicas, elogios ou críticas? Por favor, deixa pra gente nos comentários. Obrigado de coração por visitar o blog Viaja Daqui.

7 comentários em “Marselha e Cassis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s