Pienza! Ótima Pedida no Val d’Orcia

Pienza é uma ótima cidade para uma parada em um Passeio pelo Val d’Orcia, na Toscana. Graças a seu ponto estratégico e, principalmente, a sua importância arquitetônica nos estilos Renascentista e Gótico. Por estas e outras seu Centro Histórico faz parte do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO.Italia - Toscana 2019 (780)Italia - Toscana 2019 (782)Italia 2019 (790)

Localizada em uma colina com uma linda vista para o Val dOrcia (aqui), Pienza, cujo nome original era Corsignano, deve sua aparência à vontade do Papa Pio II, Enea Silvio Piccolomini.  Nascido ali, quando eleito Papa em 1459, decidiu transformar sua cidade natal em uma jóia de arquitetura urbana, contrastando assim com a cidade que marginalizou sua família, Siena. Com a ajuda do arquiteto Bernardo Rossellino, Pienza foi “reconstruída” de acordo com os cânones de beleza do Renascimento. Com a morte prematura de Pio II, o trabalho não foi concluído mas, mesmo assim, é um exemplo único de uma cidade planejada no séc. XV.

VIAJA DAQUI ou o que fazer em Pienza:

PIAZZA PIO II

Piazza Pio II: é o coração de Pienza fica na Piazza Pio II. Por ali estão o Duomo de Pienza que é a Catedral da Assunção, o Palazzo Comunale, que é a sede dos escritórios do Município, o Palazzo degli Ammannati e o Palazzo Piccolomini, onde Franco Zeffirelli filmou algumas cenas do filme Romeu e Julieta.

VISTAS ESPETACULARES

Vá atrás da Catedral pelo lado esquerdo da mesma (olhando de frente) para ter Vistas Espetaculares dos Campos da Toscana. Acho isso tão importante que repito depois das fotos! Vai lá, hein? Indo pelo lado direito da Catedral também tem belas Paisagens.

PORCHETTA

Como costumo parar em Pienza no dia do Passeio pelo Val d’Orcia, não almoço neste dia, por isso, aconselho um lanche e se fizer o mesmo que eu experimente um sanduíche de Porchetta. Gosto tanto de Porchetta que sempre peço uma porção para comer a noite, no mesmo dia. Veja as fotos abaixo.

Italia 2019 (787)Italia 2019 (789)Italia 2019 (792)Italia 2019 (794)Italia 2019 (796)Italia - Celular - 2019 (765)Italia - Celular - 2019 (768)Italia - Celular - 2019 (772)Italia - Celular - 2019 (781)Italia - Celular - 2019 (783)Italia - Celular - 2019 (791)Italia - Celular - 2019 (793)Italia - Celular - 2019 (806)Italia - Celular - 2019 (810)Italia - Celular - 2019 (803)

Vale dizer que tanto andando pelo lado esquerdo da “Catedral” quanto do lado direito podemos encontrar Belíssimas Vistas dos Campos da Toscana, quanto da Cidadela em si. Quer um conselho? Ande! Perca-se! E lembre-se: Essa é a região do queijo Pecorino e da Porchetta! Experimente!

Veja outros posts que têm tudo a ver com Pienza e o Val d’Orcia nos links abaixo:

VAL D’ORCIA – A TOSCANA DOS CARTÕES POSTAIS

SAN GIMIGNANO

BOSCO DELLA SPINA

MONTERIGGIONI

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

 

12 comentários em “Pienza! Ótima Pedida no Val d’Orcia

  1. Gente não deixem de visitar Pienza!
    É um lugar incrível, sensação de vc estar no paraíso!
    A vista é maravilhosa!!!!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Viaja daqui amei o poster de Pienza. Uma descoberta que só vcs são capazes de explorar com maestria! Parabéns

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s