Siena e Sua Belíssima Catedral

A Catedral de Santa Maria Assunta de Siena é sem dúvida alguma uma das Catedrais Mais Bonitas do Mundo, na minha opinião. A cidade também é famosa por sua praça principal a Piazza del Campo e Ruas bem típicas. Siena foi uma cidade grande e próspera, que durante séculos rivalizou com Florença pelo domínio da região. Apesar de ter grande importância é pequena, fácil e rápida para se visitar caso seu tempo esteja curto, pois são poucos os principais atrativos turísticos da cidade, como já disse, a mais relevante na minha opinião é a Catedral de Santa Maria Assunta.

Florenca e Siena 2012 (400)

Siena 2012

Florenca e Siena 2012 (407)

Todas as suas obras medievais foram construídas entre os séculos XIII e XIV, quando era rica e próspera, antes do domínio de Florença.

Quando estiver por lá procure reparar como a cidade parece seca com suas Casas em tom marrom alaranjado. Grande parte de suas construções foram feitas com pigmento do próprio solo Sienense, chamado de Terra di Siena Bruciata. O Centro Histórico de Siena faz parte do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO.

VIAJA DAQUI ou O que fazer em Siena:

DUOMO DE SIENA

O Melhor de Siena é o interior da Catedral Santa Maria Assunta, também conhecida como o Duomo de Siena. Foi construída entre 1220 e 1370, sendo um dos principais exemplos da arquitetura Românica-Gótica da Toscana. Toda ela é revestida por dentro e por fora de mármore branco de Carrara e verde de Prato (que a distância parece preto), formando as cores de Siena: Preto e Branco.

Italia 2012 (34)Florenca e Siena 2012 (402)Italia 2012 (35)Florenca e Siena 2012 (370)Florenca e Siena 2012 (375)Florenca e Siena 2012 (396)

Florenca e Siena 2012 (398)
Duomo de Siena ou Catedral de Siena

Dentro da Catedral existem algumas obras de Michelângelo ainda jovem. São as estátuas de São Pedro e São Pio, São Paulo e São Gregório Magno. Também tem obras de Donatello, escultor Renascentista do século XV, como São João Batista.

Visite também a Biblioteca Piccolomini, com livros imensos, que devem ter dado um trabalhão para preparar, além de lindos afrescos.

Os Bustos no alto da Catedral, que chamam bastante atenção, são de 171 Papas, desde São Pedro, o primeiro Papa, até Lucio III, que foi Para até 1181.

Durante a construção da Catedral, quando ela estava quase pronta, já em 1339, viram que Florença, que era rival de Siena, estava construindo a que se tornaria a Maior Catedral do Mundo, na época, o Duomo de Firenze. O pessoal de Siena rapidinho passou a buscar ampliar sua Catedral para não ficar pra trás. Tentaram construir uma nova e maior Catedral, que fosse maior do que a de Roma e de Florença. Só que, logo após começarem a ampliar o Duomo de Siena veio a Peste Negra, que devastou a Europa, em 1348, e que acabou com quase metade da população de Siena, fazendo com que o projeto fosse interrompido e nunca mais retomado. Uma parte da obra pode ser vista, ainda hoje, em uma das laterais da Catedral.

Florenca e Siena 2012 (411)Florenca e Siena 2012 (418)Florenca e Siena 2012 (419)

Florenca e Siena 2012 (415)
Piazza del Campo

PIAZZA DEL CAMPO

A praça mais famosa de Siena é a Piazza del Campo e existe desde 1250. Com formato em “D” e inclinação como se fosse um anfiteatro é considerada uma relevante área Medieval da Itália e da Europa. Na parte baixa da Praça está o Palazzo Pubblico, construído entre 1288 e 1342, e sua Torre del Mangia com 102 metros de altura. Em volta temos muitos restaurantes. A Fonte Gaia foi construída em 1409 para abastecer a cidade.

ITALY PALIO DI SIENA

Palio di Siena 1
Palio di Siena. Fotos: Google Imagens.

Na Piazza del Campo acontece uma concorrida Competição de Cavalos, desde 1590, o Palio di Siena, disputada duas vezes por ano por Equipes dos Bairros de Siena cada qual com seus próprios hinos, cores e bandeiras. É um dos Eventos mais famosos da Itália. Vale dar uma olhada em “Palio de Siena” no Youtube. Algumas “arquibancadas” ficam montadas no local o ano inteiro e o pessoal senta por ali para passar o tempo. Local bom para um almoço, café, chopp ou aperol.

Veja outros posts que têm tudo a ver com Siena nos links abaixo:

VAL D’ORCIA – A TOSCANA DOS CARTÕES POSTAIS

PIENZA

SAN GIMIGNANO

CASTELO DI BANFI: UMA VINÍCOLA NO VAL D’ORCIA

BOSCO DELLA SPINA

MONTERIGGIONI

ROMA

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

15 comentários em “Siena e Sua Belíssima Catedral

  1. Lugar maravilhoso! Ficou sendo um passeio ainda mais encantador principalmente por termos você como guia. Foi showwwww!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Fiquei muitíssimo impressionada com a beleza dessa Catedral! Não dá para não conhecer! Foi uma viagem incrível, Vladimir!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s