Neuschwanstein, o Castelo da Cinderela

O Castelo que desperta o maior desejo de conhecer, em turistas de todo o mundo, fica na Alemanha. Já estive nele por diversas vezes, algumas de carro e uma de trem. Se estiver em Munique e sem carro, pode ter certeza que ir de trem é uma ótima opção para visitar esse lugar que é o mais fotografado de toda a Alemanha.

img_7875

Neuschwanstein 2018-2019 (2)

Muitos fazem vindo pela Rota Romântica de carro e é bonito também, claro, mas a paisagem e o passeio de trem, saindo de Munique é igualmente bonito. Muito Lindo! Lembrando que já fiz das duas formas!

O trem sai de Munique e você pode comprar o Bayern Ticket, que te dá um bom desconto. Pelo Bayern Ticket, você só pode embarcar depois das 9h. Foi o fiz. Chegando em Füssen, alguns ônibus já ficam a postos esperando o pessoal.

img_7773

Quando chegar na região do Castelo tem um posto de informações turística e, enquanto caminha rua acima, vai passar pela bilheteria. Aí tem o grande X da questão: Conhecer o Castelo por dentro ou não? Por que digo isso? Porque:

  • A fila pode estar grande e lenta…. fiquei 1h30, para conseguir comprar a visita ao interior do Neuschwanstein com entrada às 16h30;
  • Você terá que passar o dia em função do horário de entrada;
  • O Passeio é com Guia em Inglês e dura apenas 20 minutos;
  • Fotos no interior são proibidas.

Enfim, se Você vai visitar o Residenz em Munique, que foi onde de fato a Nobreza viveu, acho que pode se despreocupar em visitar o Neuschwanstein por dentro, assim pode aproveitar melhor as partes externas.

img_7804img_7820img_7822img_7808img_7828

img_7836

Com os ingressos na mão, em um lindo dia de primavera, fui dar um roller, começando pelo belíssimo Lago Alpsee. Tem que ir até ele.

Com uma bela vista para o próprio Lago e para os Castelos Hohenschwangau (nunca fui) e o Neuschwanstein.

img_7842img_7846img_7849

Neuschwanstein 2018-2019 (6)

Já era hora do almoço e ali tem um ótimo restaurante, onde comi bem, acompanhado de um… tá bom, dois chopps.

Neuschwanstein 2018-2019 (1)

Estômago forrado, a melhor forma de subir o morrão do Castelo é de ônibus, pois, ele te deixa num ponto mais alto de onde fica mais fácil chegar num ponto que considero imperdível, a Marienbrücke. À partir dela você tem a melhor vista do Castelo. Entrar no Castelo não considero imprescindível, mas ir na Marienbrücke, sim!

Se subir de charrete, o ponto em que te deixam fica logo abaixo do Castelo, logo você vai ter que subir, numa boa caminhada para chegar na Marienbrücke.

A entrada dos pequenos grupos para visitar o interior do Castelo é bem organizada. Lá dentro muito do estilo rococó, sempre com muitas cores, detalhes e quase nenhum espaço vazio. Eu gosto muito desse estilo. A decepção é que a visita dura 1/2 hora…. ou seja, ficamos três vezes mais tempo na fila… pior, não pode tirar foto… ou seja, esse post poderia estar melhor ilustrado com as fotos dos belos salões do Castelo… Enfim, por essas e outras que digo que não é imprescindível a visita ao interior do Castelo, ainda mais se tiver a oportunidade de visitar o Residenz, de Munique, ou o Linderhof.

img_7939

A melhor forma de descer é a pé pela trilha! Uma delícia! Mas você pode pensar na charrete.

Finda a visita, fique atento/a, pois, os ônibus param de circular perto das 18h! Verifique, na chegada, qual o último ônibus que te leva à Füssen. Fomos no último e não tivemos tempo de visitar Füssen.

O Castelo de Neuschwanstein nunca foi usado pela Realeza. O Rei Ludwig II, mandou construir e gerou raiva na aristocracia, que estava cansada de ver seu Rei mais preocupado com a construção de Palácios e incentivos as Artes, do que com os problemas pelos quais a Alemanha passava. Ele acabou sendo destituído e morreu afogado, de forma até hoje não esclarecida, em seu exílio. O legado que ele deixou é inegavelmente positivo para a Alemanha. Veja a história dele clicando aqui.

Uma das vezes em que estive por aí virou post no famoso blog VIAJE NA VIAGEM e pode conferir clicando aqui  . Tem também um post meu falando sobre pontos da Rota Romântica e pode conferir clicando aqui.

O passeio de trem é excelente e vai ficar marcado se for por mim. Tire alguns dias para ficar, em Munique, que é minha cidade predileta da Alemanha. Munique tem um astral excelente, chopp gelado, muita coisa para se fazer e excelentes bate-voltas como Salzburg, Nüremberg, Zugspitze e o próprio Neuschwanstein.

Se for fazer como bate-volta de Munique vai de trem e seja Feliz. Agora, se estiver de Carro planeje mais dias para visitar a região que tem muito a oferecer.

Clica aqui para visitar o site do Neuschwanstein.

Veja outros posts que têm tudo a ver com o Neuschwanstein e Arredores:

MUNIQUE

ROTHENBURG OB DER TAUBER

ROTA ROMÂNTICA

WÜRZBURG

WIESKIRCHE

ALPES ALEMÃES: ZUGSPITZE

ALPES ALEMÃES: BERCHTESGADEN

ALPES ALEMÃES: MITTENWALD

FREIBURG, CAPITAL DA FLORESTA NEGRA

TITISEE-NEUSTADT na FLORESTA NEGRA

LINDAU: Lago Constança

MAINAU, A ILHA DAS FLORES: Lago Constança

KONSTANZ: Lago Constança

LIECHTENSTEIN: VADUZ e TRIESENBERG

COLÔNIA e sua CATEDRAL

RÜDESHEIM

Gostou? Deixe suas dicas, dívidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor.

24 comentários em “Neuschwanstein, o Castelo da Cinderela

  1. Muito bonito o castelo da Cinderela, o entorno de palácio. Estou contando os dias para ir visitá-lo. Adorei ver a foto da Teresa, estou com saudades dela,uma boa companheira de viagem

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário