Dos locais que visitei no Líbano, as ruínas de Baalbeck foi o que mais gostei. Tem lugares interessantes para se fazer uns pit-stops para comer, são incríveis a paisagem da estrada e de onde está Baalbek, que é Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO. Um dia e tanto em bate-volta de Beirute.

Era uma antiga cidade dos Fenícios (aqui) e que se tornou Colônia Romana durante o período do Imperador Augusto (63 ac – 14 dc) (aqui). Está na Planície do Beca e podemos ver a cordilheira ao longe, sabendo que do outro lado está a Síria.
Os Gregos e Romanos passaram a chamar o local de Heliópolis, que significa “Cidade do Sol”.
Originada nas Lendas Antigas de Baal (aqui), que era conhecido como “O Controlador do Destino Humano”.
No início da Era Cristã, prosperou e enriqueceu, tornando-se famosa. As ruínas que vemos hoje começaram a ser contruídas no período do Imperador Antonio Pio (86 – 161) (aqui).
Os Romanos a construíram para homenagear Júpiter (aqui), Baal e Baco (aqui) e para impressionar as outras nações do Oriente para mostrar a grandeza e poder de Roma. Baalbeck foi visitada pelos maiores líderes e pessoas importantes da época, que vinham de todos os lugares.
São pedras imensas e isso irá chamar sua atenção! Sua base possui pedras entre 900 e 1400 toneladas, alinhadas, encaixadas e apoiadas entre 5 e 10 metros de altura. Comparam os tamanhos e formatos das pedras com o Templo de Jerusalém (aqui).










Já na cidade onde está Baalbek tem aquela que é considerada a maior pedra carregada do mundo. Imensa mesma. Reparou no tamanho da pedras nas fotos acima?


Fui em uma excursão e de quebra pararam em uma Vinícola para uma degustação com os Vinhos Libaneses. Interessante. Mas, o que eu mais gostei mesmo foram as paradas para comer na estrada! Aliás no Líbano come-se muuuuuito. Fiquei impressionado.
Site da Vinícola KSARA: aqui.
Veja outros posts do VIAJA DAQUI que têm tudo a ver com Baalbek e o Líbano nos links abaixo:
BEIRUTE
BYBLOS
PETRA
Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.


Fiquei impressionada com o tamanho das ruinas de Baalbek. Fica difícil acreditar como conseguiam construções gigantescas com blocos enormes de pedra. Suntuosa! Parabéns pelas fotos e obrigada pelas dicas. Bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Valeeeeeu,…, Neide!
Realmente, é cada Bloco de Pedra imensa!!!
CurtirCurtir