MOSTEIRO JASNA GÓRA ou MONTE CLARO
Localizado em Czestochowa, também conhecida como a Terra da Virgem Negra, coração espiritual da Polônia, onde se encontra o Mosteiro de Jasna Góra, um dos maiores locais de peregrinação católica do mundo.


Dedicado a Nossa Senhora de Czestochowa, nome dado à Maria Santíssima consagrada como a Padroeira da Polônia. O local foi fundado por Monges Húngaros e o famoso quadro da “Nossa Senhora de Czestochowa” veio da Rússia pelo Príncipe Ladislau e, assim, começou toda a História na Colina de Jasna Gorá.
O principal da visita ao Mosteiro é conhecer o Famoso e Milagroso quadro da Nossa Senhora Czestochowa. Pintado em madeira é considerado uma das imagens mais antigas da Mãe de Deus. Dizem que foi pintado em Jerusalém por São Lucas, quando Maria ainda vivia, na parte de cima de uma mesa construída por São José. Conta-se que foi encontrada por Santa Helena e dado de presente a seu filho, o Imperador Constantino e que permaneceu no Palácio Imperial de Constantinopla até 431 d.c.
Muitos acreditam que a imagem Polonesa é apenas uma cópia feita no século V do famoso quadro de São Lucas, que ficava no Império Bizantino e que foi destruído pelos Turcos.









Desde então a imagem passou por diversos donos até parar nas mãos do Príncipe Ladislau, o qual com a dedicando sua proteção a Virgem Maria, derrotou os Tártaros e os Lituanos. Depois destas Vitórias, o Príncipe quis levar a Santa para suas terras, acontece que os cavalos e a carroça, onde estavam a imagem pararam próximo a Czestochowa e não saiam do lugar. No mesmo instante em que tiraram a imagem da carruagem, os cavalos voltaram a andar. Ao ver isso, o Príncipe entendeu que era uma vontade de Nossa Senhora permanecer no local e resolveu assentá-la no Jasna Gorá (Monte Claro), mandando construir em seguida um Mosteiro e uma Igreja, onde a imagem passou a ficar desde 1382.
O quadro primitivo acabou quebrado por alguns nobres em 1430, mas o Rei Jagiello trouxe artistas estrangeiro para restaurar a obra.
A Polônia começou a se Cristianizar em 966, quando o Príncipe Miesko I, influenciado pela Esposa tcheca Dobrowna, converteu-se ao Cristianismo, recebendo com toda a sua corte, o Batismo.







Veja outros posts do VIAJA DAQUI que têm tudo a ver com Mosteiro Jasna Góra nos links abaixo:
CRACÓVIA
VARSÓVIA
AUSCHWITZ-BIRKENAU – CAMPO DE CONCENTRAÇÃO
TALLINN – ESTÔNIA
PALÁCIO RUNDALE – LETÔNIA
MOSTEIRO JASNA GÓRA – POLÔNIA
VILNIUS – CAPITAL DA LITUÂNIA
CASTELO DE TRAKAI
MOSCOU
Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.


3 comentários em “Mosteiro Jasna Góra, na Polônia”