Coloquei Gordes no Roteiro depois de ler muitos elogios sobre o lugar. Apesar disso, foi uma das cidades que achei mais sem sal, na Provence.
A cidade é fotogênica vista de fora, através de alguns Mirantes nas vias de acesso a cidade. Uma vez em Gordes o legal é andar pelas suas ruelas.

Um dos “Villages Pergés” da Provence e o mais famoso de Luberón. Grudado numa colina, Gordes fica no Parque Natural Regional do Luberón e é considerado uma das mais Lindas Vilas da França, na verdade uma das 152 Mais Belas Vilas da França…. hehe…. pode acreditar….verique a lista das mais belas Vilas da França: http://www.les-plus-beaux-villages-de-france.org/en .
Já falei no primeiro parágrafo que não concordo com todo esse status de Gordes, pois, achei Gordes bem simples se comparada a outras cidadelas da Provence.
A cidadela é repleta de ruelas e obras centenárias, todas de pedra, segundo consta 600 toneladas de pedra por habitante. BOA BASE PARA EXPLORAR A PROVENCE.
- Mirante: Em muitos locais li que existem alguns mirantes ótimos para se fotografar a cidadela ao se aproximar de Gordes;
- Château des Gordes: Datado de 1031, o Castelo Renascentista foi reconstruído no século XVI;
- Eglise Saint Firmin ou Igreja de São Firmino: Igreja em homenagem ao Padroeiro da Cidade;
- Cave du Palais St. Firmin: Abaixo da cidade de Gordes existem passagens subterrâneas construídas para abrigar produtores e artesãos. Sim! Abrigar pessoas, que por falta de espaço cavavam para poderem trabalhar e viver. Estas passagens foram era uma alternativa ao pequeno espaço da vila e ficou escondida dos visitantes por muitos anos. Passeio bem interessante custa 6 euros, fica na Rue du Belvédère;
- Moulin du Clos des Jeannons: Produtor de Azeite da Região da Provence. Fecha em Fevereiro.
- Museu da Lavanda ou Le Château de Bois: Fundado em 1991 pela família proprietária do Chateau de Bois que, por sua vez foi fundado em 1890 e tem perto de 300 hectares, sendo 90 deles dedicados a cultura da Lavanda Fina ou cerca de 10% da produção total da França. Pertinho de Gordes, o Museu da Lavanda é considerado muito interessante. Nele conhecemos toda tradição da Lavanda Provençal. Desde o cultivo, plantio e saber porque seu óleo é tão especial. É certo sair de lá como umas comprinhas. Musée de la Lavande; 276, Route des Gordes, CS 50016. +33(0)490769123. http://www.museedelalavande.com/en/
- Le Bastide des Gordes: Luxuoso Hotel do Vilarejo que oferece um belo cenário para um drink;
- Abbaye Notre-Dame de Sénanque: Muito falado, é um dos Cartões Postais mais conhecidos da Provence na época das Floradas da Lavanda. O Mosteiro do século XII funciona até hoje e seus Monges fabricam óleos de lavanda e licores. Site: https://www.senanque.fr/
- As Feiras da Provence: Em Gordes acontecem nas terças pela manhã.
- Restaurantes Estrelados: Sim! Em Gordes tem. Li que no Le Vieux Bristot oferecem menus entre 28 e 35 euros.





Veja os outros posts relacionados a Gordes nos links abaixo:
Riviera Francesa/Côte d’Azur: NICE
Riviera Francesa/Côte d’Azur: ST. PAUL DE VENCE
Riviera Francesa/Côte d’Azur: ÈZE
Riviera Francesa: MENTON
Provence: AIX-EN-PROVENCE
Provence: MARSELHA e CASSIS
Provence: LE BAUX e o CARRIÉRES DES LUMIÉRES
Provence: AVIGNON
Provence: FONTAINE DE VAUCLUSE
Provence: GORGES DU VERDON
Provence: VALENSOLE e as LAVANDAS
Alpes Franceses: ANNECY
Alpes Franceses: CHAMONIX-MONT-BLANC
PARIS
Gostou? Tem dúvidas, dicas, elogios ou críticas? Por favor, deixa pra gente nos comentários. Obrigado de coração por visitar o blog Viaja Daqui.


17 comentários em “Gordes, na Provence”