A belíssima capital da Polônia, também é conhecida como a “Fênix Europeia” por ter sido diversas vezes destruída, dividida durante as guerras e novamente reconstruída, exatamente como era, pelo seu povo.


Banhada pelo Rio Vistula está a 260km do Mar Báltico e 300km dos Cárpatos, que é a Região Montanhosa da parte oriental da Europa, percorrendo 1500km ao longo da República Tcheca, Eslováquia, Polônia, Romênia e Ucrânia.
Varsóvia tornou-se Capital da Polônia quando o Rei Sigismund III transferiu a Corte da Cracóvia, em 1569. Varsóvia já foi descrita como Paris do Norte por sua beleza, até a Segunda Grande Guerra Mundial.
O filme “O Pianista” de Roman Polanski retrata a destruição quase que total da cidade pelas tropas de Hitler como reprimenda pelo Levante de Varsóvia, ato de resistência contra a ocupação nazista.
A cidade também é internacionalmente conhecida por ter dado o seu nome ao Pacto de Varsóvia, que foi uma aliança militar formada em 1955 entre os países socialistas do Leste Europeu e pela União Soviética, ficando conhecidos como Bloco do Leste. Este organismo foi criado em contraponto à OTAN, que unia países da Europa Ocidental e Estados Unidos.


Ficou conhecida também pelo Tratado de Varsóvia de 1970, que foi um acordo assinado entre a Alemanha Ocidental e a República Popular da Polônia, onde os dois lados se comprometiam à não-violência e a respeitar a fronteira existente.
Hoje, Varsóvia é uma metrópole vibrante, moderna, com uma rica herança cultural e cheia de opções de lazer.
Curiosidade: Em muitos lugares vemos homenagens a Chopin, músico que nasceu em Varsóvia, em 1810.
VIAJA DAQUI ou O que fazer em Varsóvia:
Coloquei Varsóvia no Roteiro, porque estava no caminho de Cracóvia para a Lituânia, no início da Viagem que terminou em Moscou. Quando buscava informações, antes da Viagem lia maravilhas da Cracóvia e poucas coisas sobre Varsóvia. Por isso mesmo surpreendeu, pois, eu e meu Grupo Adoramos a Capital Polonesa.
ROTA REAL
A melhor maneira de se conhecer esta cidade é através da Rota Real que liga três antigas residências de governantes poloneses: o Castelo Real, o Palácio Real Lazienki e o Palácio Wilanów. É a rota mais famosa da cidade que passa pelo Palácio Presidencial, residência oficial dos presidentes da Polônia, pelo campus da Universidade de Varsóvia, por igrejas, embaixadas e ministérios ao longo do caminho.
CASTELO REAL DE VARSÓVIA
Datado do século XVI, foi residência oficial dos reis da Polônia e, também foi usado como sede do Parlamento. É o maior símbolo de resistência e do poder de renovação desse povo. Ali foi aprovada a 1ª Constituição da Europa e a 2ª no mundo. Em frente ao Castelo fica a Coluna de Sigismund III, o Rei que mudou a capital da Cracóvia para Varsóvia. Toda a região do Castelo Real faz parte do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO.



PRAÇA DO MERCADO DA CIDADE VELHA (STARE MIASTO)
É o ponto mais bonito, bacana, alto astral e agradável da cidade. Tirei muitas fotos.
Esta praça também é um marco da reconstrução da cidade, visto que todos os prédios que estão ao seu redor foram completamente destruídos e reerguidos. No centro ergue-se uma estátua da Sereia de Varsóvia, símbolo oficial da cidade. Varsóvia era uma Colônia de Pescadores e reza a Lenda que um pescador chamado Wars capturou uma Sereia em suas redes e se Apaixonou por ela. Um mercador rico e malvado a capturou e o Pescador a resgatou. Daí a Sereia se tornou Humana e adotou o nome de Sawa. Os dois Viveram Felizes para sempre por ali e deram origem a Cidade de WarsSawa – Varsóvia. Legal, né?



NOWY SWIAT
É a rua mais bonita e charmosa de Varsóvia.
Apesar da fama o Grupo achou mais ou menos. Jantamos por lá!
PALÁCIO WILANÓW
Construído no séc. XVII, este palácio é considerado a jóia barroca de Varsóvia.
É muito bonito e um ótimo Passeio a se fazer. Fizemos ele pela manhã e depois curti a vontade o Centro Histórico. Chega-se de ônibus ou táxi.
Para saber mais da História do Palácio clica aqui.
DUMPLING
O Prato Típico em Varsóvia é uma massa chamada Dumplings. Eu gostei.


Concluindo, Varsóvia foi uma cidade que eu e meu Grupo adoramos. Apesar do tempo para a cidade ter sido bem calculado acho que se tiver dois dias cheios por lá pode ser melhor, pois, tem mais atrações como o prédio em estilo russo, museus e parques. Pode colocar no seu Roteiro sem pestanejar.
Veja outros posts do VIAJA DAQUI que têm tudo a ver com Varsóvia nos links abaixo:
CRACÓVIA
CRACÓVIA: MINA DE SAL WIELICZA
AUSCHWITZ-BIRKENAU – CAMPO DE CONCENTRAÇÃO
MOSTEIRO JASNA GÓRA – POLÔNIA
TALLINN – ESTÔNIA
RIGA: CAPITAL DA LETÔNIA
JÜRMALA – Cidade Praiana da Letônia
PALÁCIO RUNDALE – LETÔNIA
VILNIUS – CAPITAL DA LITUÂNIA
CASTELO DE TRAKAI
HELSINQUE
SÃO PETERSBURGO
MOSCOU
Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.


11 comentários em “Varsóvia, a Bela Capital da Polônia”