Dublin é a capital e maior cidade da Irlanda. Seu nome vem da palavra “Dubhlinn” que significa “Lago Negro”.
Quando estiver por lá se prepare para esbarrar com uma imensa quantidade de Brasileiros. A Irlanda facilita a imigração e somos mais de 70.000 Brasileiros e Brasileiras por lá, atualmente.
Fundada como um assentamento Viking, no século X, foi o ponto principal do Reino de Dublin e se tornou a principal cidade da Ilha, depois da invasão dos Normandos, no século XII.




Apesar do assentamento Viking, Dublin recebeu seu primeiro registro, por parte de Ptolomeu, que a chamou de “Eblana Civitas”, em 140 d.c
No século XVII experimentou um grande crescimento, tornando-se a segunda maior cidade do Império Britânico e a quinta maior da Europa.
No século XIX a cidade parou de crescer, apesar de ter se mantido como o centro econômico da Ilha.
Depois que as as Irlanda se separaram em duas passou a ser a capital do Reino da Irlanda, em 1922.
A partir da década de 60, a cidade passou por enorme revitalização e, hoje, a Irlanda está entre as 20 maiores economias do mundo.
A cidade é bem verde, que é a cor símbolo do país, assim como o Trevo de Quatro Folhas.
Uma coisa importante para saber é que a Irlanda é independente e usa o Euro. Quem faz parte do Reino Unido é a Irlanda do Norte.
VIAJA DAQUI ou O que fazer em Dublin, no Centro Histórico:
Vale dizer que o Centro Histórico de Dublin não é muito compacto e se quiser visitar, incluindo as Igrejas vai andar bastante, viu?
MAPA TURÍSTICO DO CENTRO HISTÓRICO

O’CONNEL STREET UPPER
A principal avenida de Dublin com várias transversais repletas de comércio e muito movimento.
Nela está o THE SPIRE, monumento de metal em forma de agulha com 120 metros de altura. Ali do The Spire tem uma das Avenidas perpendiculares a O’Connel que vale a pena demais o Passeio, repleta de Lojas de Departamentos e Shoppings.
Seguindo por ela chega ao RIO LIFFEY, o principal de Dublin.










BOOK OF KELLS e TRINITY COLLEGE
O “Livro de Kells”, também conhecido como “Grande Evangeliário de São Columba”, foi feito por Monges Celtas e data de 808. O antigo e famoso livro se encontra na imperdível Biblioteca da Trinity College. Ele é a obra principal do Cristianismo Irlandês e da arte Hiberno-Saxônica.
Passear pela área do Trinity College, que foi fundada pela Rainha Elizabeth I, em 1592, é gratuito, mas a entrada da Biblioteca custa 10 euros. A Irlanda é conhecida por seus ótimos escritores, possuindo nada menos que quatro prêmios Nobel de Literatura.
Passeei na área do Trinity College, mas, infelizmente não deu tempo de visitar o Livro de Kells, pois, havia muita fila e não consegui voltar depois. Então, só tem fotos do Trinity College.




GRAFTON STREET
Rua de pedestres repleta de lojas bacanas, cantores de rua e bem movimentada de dia e de noite.


ST. STEPHEN’S GREEN
Parque que nem estava no Roteiro, mas que é pra lá de bonito. Fica colado em uma das pontas da Grafton Street, não tem como errar. Pode ver algumas das muitas fotos que tirei lá e inclua na sua Farra por Dublin.




STEPHENS GREEN SHOPPING CENTER
Junto ao Parque St. Stephen’s Green e a Grafton Street pode entrar, porque vale a pena demais. Com uma Arquitetura com muito vidro e um relógio belíssimo. Também rende lindas fotos!



DUBLIN CASTLE
O Castelo de Dublin era o centro do domínio Britânico, hoje abriga um Museu com obras Orientais. A entrada é paga.
A parte externa é bem interessante. Não parece exatamente um Castelo como estamos acostumados a imaginar, mas a Praça do complexo é bem bonita.



TEMPLE BAR
Dublin é um lugar com uma Cena Noturna pra lá de agitada, assim como as que encontrei em Belfast e Inverness, neste Oba-Oba pelo Reino Unido e Irlanda.
Existe mais do que um Pub que se chama Temple Bar, existe um bairro inteiro, localizado no centro de Dublin. Mesmo com bares em todo o bairro, seu ponto principal fica na Fleet Street. O pub Temple Bar fica nessa rua e é considerado um Pub Turísitco, onde dificilmente encontramos um grupo de Irlandeses.
Outros dois Pubs do Bairro Temple Bar que havia pesquisado e gostei muito são:
- 1) Porterhouse, com um grande carta de cervejas e três andares para escolher. Parliament Street 16-18;
- 2) O’Neils, com muita comida e torneiras de cerveja, além de música e dança irlandesa todas as noites. Só por curiosidade a Irlanda tem mais de 1000 Pubs com muita Guiness e Boa Comida, além de muitos Irlandeses, é claro, guardando o Melhor da Curtura Irlandes;
- 3) BÔNUS. Esse Pub fica fora do Bairro Temple Bar, mas é muito famoso, o Brazen Head, o Pub mais antigo da Irlanda, desde 1198 com a mesma estrutura. Bem bacana e achei ótimo para se comer o famoso “Stew”, ensopado de Carne com purê de batata, temperado com a Guinnes.
THE CHURCH
“A Igreja” (The Church) é um Pub que funciona dentro de uma Igreja Antiga e que reservo esse espaço porque é muito diferente dos Pubs que citei acima. Esta Igreja ainda tem apresentações (breves) de Dança Típica – Sapateado – todas as noites. Um Pub super caprichado, muito bonito mesmo.
Lugar que vale a pena visitar de dia e/ou à noite. A entrada é Gratuita.
Endereço: Esquina de Mary Street e Jervis Street.
Site: aqui.





CHRIST CHURCH CATHEDRAL
A Catedral da Santíssima Trindade é a mais antiga de Dublin, foi construída em 1038. O Vaticano a reconhece como a a Catedral Oficial de Dublin.
Uma curiosidade pra lá de bacana. Desça a Cripta, lá tem umas roupas medievais que Você pode vestir e tirar umas fotos.
Junto a Catedral tem um famoso Passeio chamdo Dublinia, trata-se de um Museu Interativo que retrata períodos históricos, principalmente das Eras Viking e Medielval. Custa 9,50 euros.










CATEDRAL DE ST. PATRICKS
Maior Igreja da Irlanda foi fundada no século XII. Nela está enterrado Jonathan Swift, autor de “As Viagens de Gulliver”.
A entrada é paga e leva muito tempo para se visitar. Dá entrada não parecia que valia a pena.
TAKARA
Famoso e pequeno Restaurante de Comida Asiática. Fui lá comer um Ramen, que adoro.
Quem acompanha meus posts sabe que não sou de fazer propaganda de Restaurantes, muito menos ganho para fazer marketing. Se coloquei aqui é porque acho que merece destaque. Fica perto da O’Connel e sempre tem fila na porta.
Ah! Preços justíssimos!
Endereço: 37, Abbey Street Upper.
Site: aqui.






SHOW DE DANÇA TÍPICA – SAPATEADO
Fui conhecer um Show de Dança Típica, que é o Sapateado, incluindo Jantar. O valor foi de 40 euros e foi bacana, mas não considero imperdível.
O que escolhi foi o mais conhecido no Hotel Arlington e se chama CELTIC NIGHTS DINNER & SHOW.
Endereço: Arlington Hotel; 23, Bachelors Walk.
Site: aqui.



MUSEUS
Em Dublin encontramos muitos Museus Gratuitos, entre eles, National Gallery (considerada excelente, com mais de 2500 pinturas), Museu de História Natural, Museu de Arqueologia e Biblioteca Pública.
Eu já havia visitado os Museus de Londres, Edimburgo e o Titanic Experience, nesta Viagem, então deixei passar. O que lamento de não ter conseguido entrar foi o local onde está o Book of Kells, que citei mais acima no post.
VIAJA DAQUI ou O que fazer em Dublin, fora do Centro Histórico:
GUINESS STOREHOUSE
A Guiness foi uma Surpresa e tanto. Em Amsterdam eu visitei a famosa Heineken Experience e achei bem mais ou menos. Pra mim, ficou bem abaixo da expectativa. Por isso, eu esperava pouco da Guiness Storehouse, achava que seria parecido, mas que nada, foi Fantástico. Pode ir ser Feliz e beba uma por mim.
Atração turística mais popular da Irlanda, tenho que dizer que assim como eu não curti muito a Heineken Experience, nem todos gostam da Guiness. Acontece que muita gente vai esperando uma visita pela fábrica, mas trata-se de um Museu Interativo muito grande, que fala da tal da “Black Stuff” ou “Coisa Preta”, a cor da Cerveja Guiness. No local encontramos sete andares de restaurantes, exposições e atividades. No topo, um bar com vista de 360 graus de Dublin e o direito a beber uma Guiness, incluída no Ingresso.
Vale dizer que fica fora do Centro Histórico e é bom reservar umas duas horas ou mais para esse Passeio.
Criei um post próprio para colocar mais fotos, aqui.
Site Oficial: aqui.









PHOENIX PARK e seus CERVOS
Sim! Tem Cervos nele. Nunca garantem que irão encontrar, mas se der sorte e estiver disposto a Caminhar a sorte ajuda, né?
Fica fora do Centro e é preciso pegar um Ônibus, o 46 A. Pede para o motorista te falar onde saltar.
Onde encontrei os Cervos. Foi resumir para não confundir. O Parque é cortado por uma grande Avenida. Eu andei cerca de 1km por ela, quando achei que vi os bichanos ao longe, no lado direito. Bom, ali es saí da calçada do Avenidão e entrei para o Parque. Logo, encontrei vários Bichanos! Valeu o esforço de ir até lá! Boa Sorte!
O Phoenix Park é o Maior Parque Urbano da Europa, sendo duas vezes maior do que o Central Park, de Nova York, em extensão. Nele estão a residência do Presidente da Irlanda e o zoológico de Dublin.






CLIFFS OF MOHER, THE BUREEN e GALWAY
Para este local é necessário alugar um Carro e passar o dia fora, pegar a Estrada mesmo.
Quando fui parei por cerca de 01h30 na Cidade da Galway e depois nos incríveis Cliffs of Moher. Galway é simpática, mas se preferir pular esse pit-stop não estará deixando de fazer algo imperdível. Foque no Cliffs.
Quando estiver já relativamente perto dos Cliffs, procure se manter na Orla para ver a incrível formação Rochosa do The Burren. Parece que estamos em outro Planeta quando passamos por lá. Por incrível que pareça tinha Surfistas na região no Mar do Norte e fazendo uns 9 graus. As fotos que tenho do The Burren ficam longe de mostrar o que é aquele lugar.
Vale a pena pensar em passar uma noite na Região, porque é longe e tem mais atrações que eu anotei no post exclusivo.
O Cliffs of Moher é um dos locais mais famosos da Irlanda e que estampa milhares de Revistas de Turismo. Vale muito a pena e aconselho que leia o post próprio clicando aqui.





OUTRAS REGIÕES DA IRLANDA QUE NÃO FUI
A partir de Dublin tem outros Bate-Volta, alguns vale pensar fortemente em passar uma ou duas noites. Vamos a eles que pesquisei antes de Viajar e compatilho com Vocês:
- WICKLOW, GLENDALOUGH (Igreja de Kevin) e POWERSCOURT: Considerada uma Região Linda e bem fácil de fazer, visto que fica a apenas uma hora de Dublin.
- HOWTH: Pertinho de Dublin, cerca de meia hora, é uma Vila com muitas atrações. É bom para caminhadas em dias de sol. Suas trilhas tem em média 3 km.
- ILHA DE ACHILL: Distante de Dublin, vá se puder passar uma noite. Maior Ilha da Irlanda, fica na cidade de Mayo. O local possui lindas paisagens e belas trilhas para caminhadas.
- KYLEMORE ABBEY: É uma Castelo/Abadia e também fica longe de Dublin, pense em ir se for dormir pela Região de Dublin ou da Ilha de Achill. O Castelo Kylemore é uma Abadia de Freiras Beneditinas. Essa residência foi construída por um rico empresário para sua esposa. O complexo ainda conta com uma Igreja no estilo Gótico, um Mausoléu e Jardins, mundialmente premiados, no estilo Vitoriano. Poucos aposentos estão abertos a visitação.
IRLANDA, REGIÃO DE KERRY: É longe e cheio de Atrações, então, só vá se puder dormir por lá.
- RING OF KERRY: Famosa rota com 179 km de extensão tem uma parte com vistas do mar e outra com montanhas e lagos. O trajeto começa em Killarney e passa por cidades como Killorglin, Cahersiveen, Waterville, Sneem, Kenmare e a península de Iveragh. Passa, também, pelo Killarney Park.
- KILLARNEY NATIONAL PARK: Lugar considerado belíssimo, mas distante de Dublin, localizado no condado de Kerry. Primeiro Parque Nacional criado na Irlanda tem em seu interior os lagos Killarney, Oak e Yew. O Muckroos Abbey é um Mosteiro de 1448 é um dos locais mais visitados e conhecidos do Parque, o estacionamento fica numa cachoeira com bela vista chamada Torc Waterfall. O Parque é repleto de Montanhas, Lagos e Bosques.
- DINGLE: Longe de Dublin, o personagem mais famoso de Dingle é um golfinho que desde 1984 ficou amigo dos pescadores e sempre aparece, tanto que saem passeios de barco para a área onde nada o golfinho Fungie que sai de graça se ele não aparecer. Lá, também tem o Ocean World Mara Bel, que é um belo aquário gigante. Para finalizar, em Dingle, se encontram mais de 2000 sítios arqueológicos. Mais do que isso, a cidade de Dingle é bem agradável.
- BUNRATI CASTLE: Na área do Ring of Kerry, é um belo Castelo Medieval que proporciona belas paisagens e fotos.
Adorei Dublin e seus Arredores. Cidade agitada e maior do que eu esperava, depois de passar por Edimburgo e Belfast. Com uma forte cena noturna e um Povo vibrante, salpicada de Brasileiros e Brasileiras. Volto fácil!
Veja outros posts do VIAJA DAQUI que têm tudo a ver com Dublin nos links abaixo:
GUINNESS STOREHOUSE
CLIFFS OF MOHER e THE BURREN
Lugares para combinar com Dublin e a República da Irlanda:
BELFAST – IRLANDA DO NORTE
CAUSEWAY e a CALÇADA DE GIGANTES – IRLANDA DO NORTE
EDIMBURGO
ILHA SKYE
HIGHLANDS
INVERNESS
LAGO NESS e FORT AUGUSTUS
STIRLING
Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.


8 comentários em “Dublin”