A Casa do Terror em Budapeste- Terror Hazá

Aquele tipo de passeio que não faz parte da vibe de muita gente que está Viajando para curtir Férias e Belezas do lugar. Porém, para aqueles que gostam de conhecer a História do local que visitam, a Casa do Terror, é um Museu que deve ser incluido no roteiro.

img_3840img_3476

O prédio que serviu de quartel general do Partido Nazista Húngaro, passou a servir a Polícia Soviética, entre 1945 e 1956. E é em Homenagem às vítimas desse período das Polícias Soviéticas (ÁVO e ÀVH), que o lugar virou um Museu para lembrar as atrocidades e maldades cometidas ao povo húngaro, nessa época que ainda está próxima.

No Museu, os Judeus também são lembrados. Sua população foi reduzida por exterminação de 200.000 para 70,000, principalmente no fim da Segunda Grande Guerra, quando a Hungria sofria de fome e apanhava muito do Exército Vermelho. Nesse período da Guerra, os Húngaros, tentaram tirar seu apoio aos Nazista, mas foram invadidos pelo Exército de Hitler, que começou o extermínio. Os Sapatos à Beira do Danúbio, próximos ao Parlamento Húngaro são desse período.

Apesar disso, o Museu é focado no período do domínio Soviético. Pelo que entendi e consigo me lembrar, houve um tempo em que haviam muitas rebeliões, em Budapeste, pela independência da Hungria, frente à Rússia. Como estava difícil para os Soviéticos, controlarem essas rebeliões, ele criaram um truque Maquiavélico. Disseram que o Comando Soviético estava estudando, sim, dar a Independência aos Húngaros. O que aconteceu? Muita gente botou a cara! Políticos, manifestantes, rebeldes, etc. Os Soviéticos, na maldade, identificaram todo mundo que aparecia falando no que acreditava, e de uma vez só prendeu geral, usando esse prédio para interrogatórios, prisão, tortura e execuções. Segundo consta, a rede de celas se estendia pelos prédios vizinho, através de um sistema de túneis.

img_3486img_3490img_3842

O Museu é bem interativo e moderno. A parte que mais choca, fica no final da visita, quando chegamos ao subsolo, onde estão as celas e o local das execuções por enforcamento.

Fotos no interior são permitidas em poucos locais e o Museu fica num lugar bem conhecido, no meio da Andrassy Útca. O áudio-guia é imprescindível!

Onde: Andrassy Útca, 60.

Custa: aproximadamente 12euros com o áudio-guia (fundamental).

Hora: Das 10h às 18h, Fechado às segundas.

Site: http://www.terrorhaza.hu/hu

Tem alguma dica ou pergunta de Budapeste? Achou o post legal? Fala pra gente nos comentários!

Veja outros posts que têm tudo a ver com Budapeste nos links abaixo:

BUDAPESTE

PASSEIO DE BARCO À NOITE PELO RIO DANÚBIO

QUANDO BUDAPESTE ANOITECE

CITADELLA

IGREJA NA CAVERNA – SZIKLATEMPLOM

O METRÔ DE BUDAPESTE

ILHA MARGARITA

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

6 comentários em “A Casa do Terror em Budapeste- Terror Hazá

  1. O que mais gosto no viajadaqui são as histórias por detrás das viagens! Viajar é entrar na história de cada lugar! Muuuuuuuito obrigada Vladimir!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário