Quarta cidade mais Populosa da Alemanha, banhada pelo Rio Reno fica próxima as fronteiras da Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos. Sua famosa Catedral, Kölner Dom, é sede da Arquidiocese Católica de Colônia. Sua Universidade é uma das mais antigas da Europa. Colônia tem mais de 30 Museus e centenas de Galerias. Apesar disso, com um dia na cidade é possível visitar sua região principal que fica em volta da Catedral.
Primeiramente habitada pela Tribo Germânica dos Úbios que, no Século I, formaram uma Aliança com os Romanos. O nome da cidade deriva dessa União, que batizou o local como “Colônia Cláudia Ara Agripinênsio”. Colônia serviu como a Capital da Província Romana da Germânia inferior, até 462 dc, quando foi tomada pelos Francos.
Na Idade Média cresceu por fazer parte de uma principais Rotas de Comércio entre o Leste e Oeste da Europa. Foi um dos principais membros da Liga Hanseática e uma das maiores cidades ao norte do Alpes.
Mais recentemente, Colônia foi ocupada pelos Ingleses, entre 1918-1926, por conta dos acordos do Tratado de Versalhes, que negociou a rendição Alemã da Primeira Guerra Mundial. Já, durante a Segunda Guerra Mundial foi uma das cidades mais bombardeadas da Alemanha, sofrendo grande destruição e a perda de grande parte da População, principalmente, por causa da evacuação da cidade. Assim como muitas outras Cidades da Alemanha, todo entulho foi retirado e a Cidade reconstruída.
ÁGUA DE COLÔNIA: Colônia é bastante conhecida pelo seu Perfume, a “Água de Colônia”. As mais conhecidas são a “4711” e a “Farina Cologne”. Colônia possui um Museu do Perfume, no local onde viveu o Italiano Giovani Maria Farina. A Água de Colônia surgiu quando, no Século XVIII, Farina buscou uma fragrância que lembrasse “Uma manhã de Primavera após a chuva, na Itália”.
VIAJA DAQUI ou O que fazer em Colônia:
CATEDRAL DE COLÔNIA ou KÖLNER DOM
Sem dúvida a Atração mais importante, conhecida e imponente de Colônia, quiçá da Alemanha. A Catedral Católica, em Estilo Gótico, faz parte do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO. A quinta Igreja mais alta do Mundo atrai cerca de seis milhões de Turistas por ano, sendo considerada o Ponto Turístico mais visitado da Alemanha. Segundo dizem, em 1164, foram levadas para Colônia as ossadas dos Três Reis Magos, o que fez da Cidade um importante local de Peregrinação. A Catedral é dedicada a São Pedro e Nossa Senhora. A Catedral começou a ser construída em 1248 e levou 600 anos para ser totalmente concluída. As duas Torres possuem nada mais nada menos que 157 metros de altura. Quando foi concluída em 1880, era o Prédio Mais Alto do Mundo. Durante a Segunda Guerra Mundial sofreu 14 Ataques Aéreos, mas não caiu. Sua reconstrução terminou em 1956.



ALTER MARKT
O Velho Mercado fica na maior Praça de Colônia. Tem muitos Restaurantes, Lojas e Edíficos Coloridos. Local bacana para se passar.
PREFEITURA DE COLÔNIA a RATHAUS
Fica num edíficio que mistura vários Estilos, na Alter Markt.
GROSS SANKT MARTIN
Igreja Católica construída no Século XII, com uma Arquitetura imponente e dedicada a São Martinho. Destruída na Segunda Guerra Mundial, sua recontrução terminou em 1985. Fica na margem do Rio Reno.
FISCHMARKT
O Mercado do Peixe é um dos locais mais agradáveis para parar para um Almoço ou uma Cerveja! Uma Pracinha com Casas Coloridas, restaurantes e belas vistas do Reno.
HOHENZOLLERNBRÜCKE
A Ponte mais famosa e fotogênica de Colônia. Com 409 metros atravessando o Rio Reno precisou ser reconstruída após a Segunda Guerra Mundial. As Estátuas nela são de Imperadores Alemães.
4711 – ÁGUA DE COLÔNIA
É a loja de Wilhelm Mülhens, que criou o Perfume 4711, em 1792. Hoje o local virou Atração Turística. Fica na Glockengasse, 4. A loja é muito bacana. Considero ela mais interessante do que o Museu que cito abaixo. Para o Museu Farina, que falo abaixo, só se tiver tempo sobrando mesmo, em Colônia, porque nas vezes em que estive por lá, tinha que marcar hora.
HOHE STRASSE
A Rua para Pedestres repleta de lojas.

MUSEU DO PERFUME NA CASA FARINA
É o Museu do Italiano Farina. Giovanni Maria Farina foi quem criou a Água de Colônia bem antes de Mülhens, como na época não havia Patentes, muitos copiaram suas Fórmulas.
Vale dizer que lá é onde pode comprar a Água de Colônia original, chamada por eles de Perfume.
Eu acabei não visitando o Museu até hoje, porque sempre tinha que marcar hora. Porém, como o roteiro que faço a pé passa por perto passo por ali e até já comprei um original para mim. Gosto!
Endereço: Obenmarspforten, 21.
Para saber mais da História do Farina clica aqui.
HAXENSAUS
Em Colônia aconselho almoçarem ou jantarem um autêntico Joelho de Porco na Haxenhaus, um dos restaurantes a beira do Rio Reno. Tem outros pratos além do Joelho!
Curiosidade: No Brasil muita Gente conhece como o “Eisbein”, só que esse é mais cozido. O que o Alemão mais gosta e come é um que vem a pururuca, o “Haxebein” ou apenas “Haxe”.
Outras Atrações em Colônia:
- Belgisches Viertel: O Quarteirão Belga é descontraído e badalado. Um local que lembra Bruxelas, dentro de Colônia. Apesar de um pouco afastado do Centro Histórico parece que vale a pena ir lá para um Passeio ou um Jantar à Noite.
- Museu Ludwig: Perto da Catedral, é um Museu de Arte Moderna que, entre suas Obras possui quadros de Picasso e Andy Warhol.
- Museu Romano-Germânico: Bem perto da Catedral, o Römisch-Germanisches Museum, tem relíquias arqueológicas do tempo do assentamento Romano no local.
- Centro de Documentação Nazista: Fundado em 1979 é um dos maiores Memoriais das Vítimas do Nazismo. No início era fechada para Pesquisa e Acadêmicos, mas após pedidos , em 1987, passou a ser aberta ao Público.
- Heumarkt: Praça que possui uma Estátua do Rei Friedrich Wilhelm III da Prússia.
- Museu do Chocolate da Lindt: Fica na Am Schokoladenmuseum 1ª.
- Köln Triangle: Observatório que fica do outro lado do Reno e que permite ver, de cima, a Ponte Hohenzollernbrücke. Fica na Ottoplatz 1 e é pago.
- Passeio de Barco: Muitas ofertas de Passeio de Barco pelo Rio Reno.
- Flora e Jardim Botânico de Colônia: Espaço grande com cerca de 10 mil espécies de Flores e Plantas.
- Heumarkt: Praça próxima ao Alter Markt.
- Kölsch: É a Cerveja fabricada em Colônia.
- Carnaval: Colônia tem Carnaval!!! O mais famoso da Alemanha. Além de se considerar “Cidade-Irmã” do Rio de Janeiro.
Veja os posts com lugares que ficam próximos e perfeitos para combinar com Colônia:
RÜDESHEIM
Veja outros posts do VIAJA DAQUI que têm tudo a ver com Colônia nos links abaixo:
BERLIM
DRESDEN
MUNIQUE
AMSTERDAM
Gostou? Tem dúvidas, dicas, elogios ou críticas? Por favor, deixa pra gente nos comentários. Obrigado de coração por visitar o blog Viaja Daqui.


14 comentários em “Colônia e sua Catedral”