Congresso Nacional

A gente sabe que a maioria de nós torce o nariz quando o assunto envolve “Passeios Turísticos em locais onde acontece a Política no Brasil“. Falar em visitar Brasília já é difícil, falar em visitar lugares como o Congresso Nacional, então… porém, temos muito a perder em deixar passar uma visita destas. Primeiro porque é GRATUITA, depois, porque queira ou não queira é ali que os rumos das gerações passadas e futuras se desenrolou e se desenrolará, as principais decisões da Nação são definidas nestes Salões. Para finalizar, o atendimento da Equipe de Guias é muito atenciosa e prestativa, uma aula. Por isso, acho que deve deixar a parte ruim de lado e fazer esta Visita, sim.

IMG_4496

No passeio conhecemos os Salões Verde e Azul, o Plenário da Câmara dos Deputados Federais e o Senado, entendemos como as equipes de TV se espalham, onde ficam as tribunas populares, como se procedem as votações. Enfim, muito interessante, mesmo.

Ficamos sabendo, por exemplo, que na Câmara dos Deputados Federais não tem lugar para todos sentarem, então quem chega primeiro vai pegando os lugares, posteriormente, conforme forem chegando vão ficando de pé. Acontece que a quantidade de Deputados cresceu muito, né? A previsão era de que fossem menos. Já no Senado existe uma mesa para cada Senador

 

IMG_4661IMG_4476IMG_4500

Tive sorte, porque como fui num final de semana, não havia Sessão, o que acabou nos levando para fazer a visita lá dentro, onde os Deputados e Senadores ficam, onde todos os dias, pela televisão, vemos os rumos da Nação sendo decididos. Também pudemos visitar os túneis que levam para os anexos, onde sempre vemos entrevistas.

Descobrimos que os dois prédios entre as duas conchas, hoje servem apenas para escritórios administrativos, e que, os Gabinetes dos Deputados e Senadores ficam no anexos.

Mais, a gente fica sabendo que a concha voltada para cima é a da Câmara dos Deputados e a concha voltada para baixo a do Senado. Oscar Niemeyer escolheu assim, porque queria mostrar que a Camara dos Deputados é mais aberta ao Povo, enquanto o Senado toma decisões de forma mais restrita.

IMG_4505
Congresso Nacional

IMG_4513IMG_4487

Para finalizar, repito que é um passeio incrível e que vale a pena. Digo mais, não deixe de visitar esta região, também, à noite, e apreciar o Congresso Nacional e outros Palácios iluminados.

Onde: Palácio do Congresso Nacional – Praça dos Três Poderes – Brasília;

Quando: Das 8h30 às 17h

Tels.: +55 61 3303-4671 / 1994 / 2994 (Dias úteis); +55 61 3303-4410 (Finais de Semana)

emails: visite@senado.leg.br / visite@camara.leg.br

Clica aqui e visite a página oficial da visitação ao Congresso Nacional.

Veja outros posts do VIAJA DAQUI que têm tudo a ver com Brasília nos links abaixo:

BRASÍLIA – COMPLETO

CONGRESSO NACIONAL

STF – SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

CATETINHO

CCBB DE BRASÍLIA

MEMORIAL JK

TEMPLO DA LEGIÃO DA BOA VONTADE

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

6 comentários em “Congresso Nacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s