São Petersburgo é a segunda maior cidade da Rússia. Em 1924 a Cidade teve o nome mudado para Leningrado, em homenagem a Vladimir Lenin (1870-1924) (aqui) líder da Revolução Russa. São mais de 200 locais associados a Vida do líder da Revolução Russa. Seu nome original voltou a ser São Petersburgo, em 1991, após a queda da União Soviética.

A Região foi primeiramente habitada pelos Suecos que construíram um forte e passaram a chamar o local de Nyen, em 1611.
Posteriormente o Czar Pedro, o Grande (1672 – 1725) (aqui), considerado o Maior Czar de Todos os Tempos, que tinha muito interesse em assuntos marítimos se dedicou a tomar o local com entrada para o Mar Báltico e, quando conseguiu ao vencer os Suecos fundou a nova Cidade, em 1703, com a construção do Forte de Paulo e Pedro. As intenções dele eram sérias e procurou fazer uma Cidade Planejada, cujo nome é São Petersburgo (cidade de Pedro) em homenagem a seu fundador o Czar Pedro.
Construída por Camponeses de todas as partes da Rússia e por prisioneiros Suecos, primeiro se buscou um Estilo Barroco, passando, posteriormente ao Neo Clássico, a partir de 1760. Finalmente, após 1860 passou-se a usar diversos Estilos Românticos.
São Petersburgo foi Capital do Império Russo entre 1713-1728 e 1732-1918, quando o Regime Comunissta deslocou as Instituições Administrativas para Moscou. São Petersburgo é um importante Centro Cultural Europeu, além de ter um Importante Porto da Rússia, no Golfo da Finlândia, localizado no Mar Báltico.
Durante a Segunda Grande Guerra Mundial, São Petersbugo (na época Leningrado) foi alvo de um cerco por parte dos Nazistas que durou 872 Dias, de Novembro de 1941 até Janeiro de 1944. Neste cerco mais de 1.000.000 de moradores morreram de fome e doenças como a tifo e escarlatina. Dizem que muitos cometeram Canibalismo para não morrerem de fome, a ponto de soldados cercarem o cemitério para que ninguém o invadisse para macular túmulos recentes atrás de comida. Este cerco é considerado o mais letal, longo e destrutivo da época moderna.
Em 1950, quando a Capital já estava em Moscou, desde 1918, e Joseph Stalin (1878-1953) (aqui) era o líder Comunista houve uma matança de políticos locais acusados de traição contra Moscou. Na verdade, o que consta é que essas mortes já vinham na esteira da questão da sucessão de Stalin.
Muitas vezes São Petersburgo é chamada de “Cidade Mais Ocidentalizada da Rússia” é, também a cidade mais Setentrional (significa “ao Norte do Mundo ou Boreal”) com mais de 1.000.000 de Habitantes. O Centro Histórico de São Petersburgo e seus Monumentos fazem parte do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO.
VIAJA DAQUI ou O que fazer em São Petersburgo:
Preparei o Roteiro com 4 Dias, mas dá para ficar 1 Semana em Petersburgo que terá atrações. Considero 4 Dias cheios o mínimo, pois, tem os Passeios que ficam fora da Cidade, como o Palácio da Catarina e o Peterhof. Aviso que ambos são Passeios caros, mas que valem muito a pena.
Preparei posts exclusivos de vários locais para que este não ficasse com muitas fotos. São Petersburgo rende muitas fotos!
DIA 1
CAVALEIRO DE BRONZE, o MONUMENTO DE PEDRO, O GRANDE
Pedro, O Grande, considerado o maior Czar de todos os tempos, tem seu Monumento em frente ao Rio Neva erguido a mando de Catarina II. O Monumento está sobre a Pedra do Trovão, o maior Monolito carregado por homens até hoje.

CATEDRAL DE SANTO ISAAC
Maior Catedral Ortodoxa de São Petersburgo e a quarta maior do Mundo. Construída no século XVIII, tem uma fachada Neo Clássica e hoje serve como Museu. Na Praça em frente a Catedral vemos a Estátua Equestre do Czar Nicolau I.
Seu interior é belíssimo e merece a visita.
Fiz um post exclusivo com mais fotos da Catedral e do entorno, onde também está o Cavaleiro de Bronze.
Veja o post exclusivo clicando aqui.


CATEDRAL DO SALVADOR DO SANGUE DERRAMADO
Considerado Símbolo de São Petersburgo, trata-se de uma Igreja Ortodoxa que nunca foi usada como tal, sendo um Museu. Foi construída entre 1883 e 1907 no local onde o Czar Alexandre II sofreu um atentado, em 1881, que acabou por levá-lo a morte algum tempo depois, daí o nome “Sangue Derramado”. A Igreja foi mesmo uma construção para homenagear o Czar Alexandre II. Igreja em Estilo Russo Bizantino é considerada Belíssima por dentro e por fora.
É Belíssima por fora e por dentro. Absolutamente Imperdível!
Site da Catedral do Salvador do Sangue Derramado: aqui.



NEVSKY PROSPEKT
A Avenida mais importante de São Petersburgo. Nela vemos belos prédios em quarteirões bem grandes. Ela começa na Praça do Palácio, junto ao Hermitage, e se estende por uma boa distância. Algumas da atrações da Nevsky Prospekt:
- Catedral de Nossa Senhora de Kazan: Mulheres devem usar um lenço na cabeça e fotos são proibidas. Inspirada na Basílica de São Pedro do Vaticano, possui uma Colunata de cento e dez metros em forma de meia-lua e uma cúpula com 80 metros de altura;
- Casa Singer: Bela Livraria e Café, originalmente construída pela empresa Singer, de máquinas de costura. Tem Estilo Art Noveau;
- Basílica de Santa Catarina de Alexandria: Igreja Católica mais antiga da Rússia e única que leva a denominação de “Basílica”;
- Praça Ostrovskogo: Pequeno Parque no meio da Avenida. Possui alguns prédios importantes em sua volta: Biblioteca Nacional; Teatro Alexandrinsky; Palácio Anichkov. Além do Monumento a Catarina II, no centro da Praça.
Fiz um post exclusivo com mais fotos e um Mapa para se guiar por ela (ainda irá ao ar)


STROGANOFF
O Melhor Estrogonofe de São Petersburgo. Se vai na Rússia têm que comer um Estrogonofe, então, vá no melhor. Costumo visitar mais de uma vez quando estou por lá, tanto no almoço como no jantar.
Endereço: Konnogvardeyskiy Bul’var, 4.
Telefone: +7823145514.
Site do STROGANOFF: aqui.


DIA 2
Para ir nos outros pontos do Roteiro deste dia Você vai ter que usar um táxi ou transporte público.
HERMITAGE
Coloquei o Hermitage como primeira atração do “Dia 2”, pela relevância, mas fiz no fim do dia, numa quarta-feira, quando fica aberto até às 21h.
Aconselho se preparar para visitar o Hermitage, porque ele não é daqueles onde Você vai sendo guiado num sentido único. É fácil se perder lá dentro e é fácil de Você passar batido por obras importantes. Eu mesmo fui e voltei várias vezes.
O Segundo Maior Museu do Mundo, atrás apenas do Louvre. O prédio foi construído para ser o Palácio de Inverno dos Czares Russos. Além do famoso prédio com cor verde claro, o Complexo tem dez edifícios. São mais de três milhões de itens distribuídos por 20 mil m2. Alguns de seus mais importantes prédios são:
- Palácio de Inverno: O prédio principal é uma Obra-Prima do Barroco Russo. Construído no século XVIII, nele encontramos os aposentos reais, com os móveis Czarinos. Também encontramos famosas obras da Idade Antiga ao Renascimento;
- Coluna de Alexandre: Erguida em Homenagem a Vitória Russa frente ao Exército de Napoleão Bonaparte. Está no centro da Praça do Palácio e constitui-se de uma única placa de granito com mais de 25 metros e 600 toneladas;
- Praça do Palácio: Principal praça do Complexo é o local onde ocorreram diversas manifestações, inclusive a que levou a queda da Monarquia Russa;
- Teatro Hermitage: Ali tem a apresentação do Lago dos Cisnes com o Balé Russo, considerado o Melhor do Mundo. Segundo consta os ingressos aqui são mais baratos do que os do Teatro Mariinsky. Vendo num site ainda é caro, na faixa de 130 euros;
- Pequeno Hermitage: Pequeno Palácio verde claro ao lado do Palácio de Inverno, é ligado ao mesmo por uma Ponte Coberta. Foi construído a mando da famosa Czarina Russa Catarina II, para morar de forma mais isolada. Ali estão as Obras da Europa Ocidental;
- Novo Hermitage: Diferente dos outros por ter figuras segurando suas paredes. Aqui encontramos a Coleção de Arte Antiga, em especial a Greco-Romana;
- Palácio do Estado-Maior: Grande Palácio amarelo que encerra a Praça do Palácio e recebe a Coleção de Arte Moderna do Hermitage. Seus dois prédios são unidos por dois arcos, construído, também em Homenagem a Vitória sobre Napoleão.
Obs: Fui numa quarta para aproveitar o dia em outras atividades e o início da noite no Hermitage.
Horários: 10h30 às 18h. Às quartas até às 21h.
Site do Hermitage: aqui.




FORTALEZA DE PEDRO E PAULO
Localizada as margens do Rio Neva é o local onde São Petersburgo foi fundada, sendo a primeira construção de São Petersburgo. Foi construída a mando do Czar Pedro, o Grande, a partir de 1703, para proteger a Cidade dos Suecos, no século XVIII. A Fortaleza fica na pequena Ilha de Sayachy, separada do Continente por um canal.
CATEDRAL DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO
Igreja Ortodoxa toda dourada que fica dentro da Fortaleza de Pedro e Paulo, foi construída em Estilo Barroco. Em seu interior estão os túmulos de todos os Czares, desde Pedro, o Grande. Incluindo os últimos Romanov.


NAVIO AURORA
Navio de Guerra do século XIX, foi um dos marcos da Revolução Russa. Através de um estouro ele sinalizou aos Bolcheviques que era a hora de invadir o Palácio de Inverno e tirar o Czar do poder. O Navio, também foi usado na Guerra Russo-Japonesa.

DIA 3
O ideal é contratar um Passeio para o Peterhof, na Nevsky Prospekt (Dia 1). Nela tem uma praça com muitos quiosques que vendem estes Passeios.
PETERHOF
Belíssimo Palácio chamado de “Versailles da Rússia”. Na verdade é um Complexo de Palácios. Tem uma área enorme e muitos jardins. Construído a mando do Czar Pedro I, o Grande, buscando os melhores arquitetos para fazer o mais luxuoso Palácio da Europa e mostrar a força da Rússia. A visita pode levar um dia inteiro. Localiza-se um pouco distante do Centro.
Site do Peterhof: aqui.




DIA 4
O ideal é contratar um Passeio para o Palácio de Catarina, na Nevsky Prospect (Dia 1). Nela tem uma praça com muitos quiosques que vendem estes Passeios.
PALÁCIO DE CATARINA
Eu fui e valeu muito a pena! Belo Passeio!
Erguido em Estilo Barroco a mando de Catarina I, Esposa de Pedro, para ser seu Palácio de Verão. Continuou servindo como Palácio de Verão para os Czares posteriores. Fica a uma hora da Cidade.
Site do Palácio de Catarina: aqui.




Outras Atrações:
- Praça de Lenin: Nela encontramos um Monumento em Homenagem ao Líder da Revolução Russa. É um bom canto para se conhecer o lado da época da União Soviética.

- Kunstskamera: O Primeiro Museu da Rússia foi inaugurado por Pedro I, o Grande, na Ilha Vasilievsky. Fica as margens do Rio Neva, junto a Ponte do Palácio. Seu exterior rende boas fotos.
- Museu Russo: Reúne Obras Russas do século XII até os dias atuais. Fica próximo a Catedral do Sangue Derramado.
- Museu Fabergé: Abriga os Ovos de Páscoa feitos com joias encomendados pela Família Real. Possui uma Grande Coleção de Joias da Aristocracia Russa. Originalmente eram 56 Ovos, mas após a Revolução Russa, somente 44 foram encontrados e apenas 19 estão na Rússia, nove deles no Museu Fabergé e dez no Kremlin. O Museu fica no Palácio Shuvalov.
- Teatro Mariinsky: Um dos Teatros Mais Importantes do Mundo, fica ao lado do Bolshoi. Muita gente famosa passou pelo Mariinsky. Segundo consta seus ingressos são caríssimos.
- Estações de Metrô: São Petersburgo conta com belas Estações de Metrô. A maioria construída durante o Regime Comunista a mando de Stalin. Algumas da Principais Estações são: Avtovo; Kirovsky Zavod; Narvskaya; Ploshchad Vosstaniya.
- Passeio de Barco: São Petersburgo foi projetada e é cortada por Rios e Canais com belos prédios às suas margens. Então, pode ser uma Ótima pedida um Passeio de Barco. Existem Passeios diurnos e noturnos. Eu não fiz, mas algumas Pessoas do Grupo fizeram e gostaram.
Veja outros posts do VIAJA DAQUI que têm tudo a ver com São Petersburgo nos links abaixo:
MUSEU HERMITAGE
CATEDRAL DO SALVADOR DO SANGUE DERRAMADO
CATEDRAL DE SANTO ISAAC e o CAVALEIRO DE BRONZE
PALÁCIO DE CATARINA
PALÁCIO PETERHOF
NEVSKY PROSPEKT: A principal Avenida de São Petersburgo
RESTAURANTE STROGANOFF: O Melhor Strogonoff de São Petersburgo
O que combinar com São Petersburgo:
MOSCOU
RIGA: CAPITAL DA LETÔNIA
TALLINN – ESTÔNIA
JÜRMALA – Cidade Praiana da Letônia
PALÁCIO RUNDALE – LETÔNIA
VILNIUS – CAPITAL DA LITUÂNIA
CASTELO DE TRAKAI
HELSINQUE
CRACÓVIA
VARSÓVIA
Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.


16 comentários em “A Belíssima São Petersburgo”