Catetinho e o início de Brasília

O passeio ao Catetinho é uma viagem à origem de Brasília. Apesar de ser uma visita dispensada por muitos, por ficar um pouco fora da capital e contrastar com os Palácios de Brasília, na minha opinião é uma visita imperdível e obrigatória. Considerei Espetacular. Conhecer aquela casa, que é uma obra simples comparada aos Palácios da capital e que, apesar de simplória, foi projetada por Oscar Niemeyer.

IMG_4955

Na frente da casa,uma estátua de Juscelino Kubitscheck já nos apresenta quem é o Rei do pedaço. “O Fundador” como era conhecido o Presidente, despachava do Catetinho, enquanto Brasília não estava pronta. Dali, o então Presidente Juscelino Kubitscheck partia de cavalo para acompanhar as obras na Capital. Sim, Juscelino cavalgava do Catetinho à Brasília para supervisionar a construção da futura capital do Brasil.

IMG_4951IMG_4954IMG_4956IMG_4973IMG_4959IMG_4984

O Catetinho é uma casa de madeira elevada, Oscar Niemeyer a projetou para ficar livre de água e, principalmente, de animais, lembre que Brasília surgiu do meio do nada e o que tinha por ali era muita onça, cobra e a vegetação do cerrado.

A escolha do lugar não se deu ao Deus dará, mas por haver uma Fonte de Água, que fica logo ao lado da casa e que podemos visitar fazendo uma agradável e curta caminhada. Todos sabemos que onde há água há Vida e tanto a escolha do Catetinho como a escolha de Brasília têm a ver com água para abastecê-los. Muito Legal! Muito Show.

Na casa, que como já falei fica no alto, temos uma escadinha, que leva para a área dos aposentos e escritórios, que estão preservados como se fosse (e é, né?) um Museu, com peças de roupas, mobiliário e objetos. Na parte de baixo ficava a cozinha e o refeitório, nessa parte tem muitas fotos da época explicando curiosidades da construção de Brasília e do próprio Catetinho.

IMG_4985IMG_4986IMG_4989

Posso garantir que a visita ao Catetinho é um passeio de elevado cunho Histórico. Poder ver a Brasília de hoje e de ontem é uma oportunidade única. Se tiver condições de visitar o Catetinho, vá! Um passeio que dura cerca de uma hora, mais o tempo do deslocamento (outra hora). Na minha opinião vale muito a pena.

Onde: SMPW Km 0, BR – 040, Trevo do Gama, Brasília;

Quando: Terça à Domingo das 9h às 17h;

Teles.: +55 61 3338-8803 / +55 61 3386-8167;

Visite o site oficial do Catetinho clicando aqui.

Veja outros posts que têm tudo a ver com Brasília nos links abaixo:

CCBB de BRASÍLIA

MEMORIAL JK

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

2 comentários em “Catetinho e o início de Brasília

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s