Catetinho e o início de Brasília

O passeio ao Catetinho é uma viagem à origem de Brasília. Apesar de ser uma visita dispensada por muitos, por ficar um pouco fora da capital e contrastar com os Palácios de Brasília, na minha opinião é uma visita imperdível e obrigatória. Considerei Espetacular. Conhecer aquela casa, que é uma obra simples comparada aos Palácios da capital e que, apesar de simplória, foi projetada por Oscar Niemeyer.

IMG_4955

Na frente da casa,uma estátua de Juscelino Kubitscheck já nos apresenta quem é o Rei do pedaço. “O Fundador” como era conhecido o Presidente, despachava do Catetinho, enquanto Brasília não estava pronta. Dali, o então Presidente Juscelino Kubitscheck partia de cavalo para acompanhar as obras na Capital. Sim, Juscelino cavalgava do Catetinho à Brasília para supervisionar a construção da futura capital do Brasil.

IMG_4951IMG_4954IMG_4956IMG_4973IMG_4959IMG_4984

O Catetinho é uma casa de madeira elevada, Oscar Niemeyer a projetou para ficar livre de água e, principalmente, de animais, lembre que Brasília surgiu do meio do nada e o que tinha por ali era muita onça, cobra e a vegetação do cerrado.

A escolha do lugar não se deu ao Deus dará, mas por haver uma Fonte de Água, que fica logo ao lado da casa e que podemos visitar fazendo uma agradável e curta caminhada. Todos sabemos que onde há água há Vida e tanto a escolha do Catetinho como a escolha de Brasília têm a ver com água para abastecê-los. Muito Legal! Muito Show.

Na casa, que como já falei fica no alto, temos uma escadinha, que leva para a área dos aposentos e escritórios, que estão preservados como se fosse (e é, né?) um Museu, com peças de roupas, mobiliário e objetos. Na parte de baixo ficava a cozinha e o refeitório, nessa parte tem muitas fotos da época explicando curiosidades da construção de Brasília e do próprio Catetinho.

IMG_4985IMG_4986IMG_4989

Posso garantir que a visita ao Catetinho é um passeio de elevado cunho Histórico. Poder ver a Brasília de hoje e de ontem é uma oportunidade única. Se tiver condições de visitar o Catetinho, vá! Um passeio que dura cerca de uma hora, mais o tempo do deslocamento (outra hora). Na minha opinião vale muito a pena.

Onde: SMPW Km 0, BR – 040, Trevo do Gama, Brasília;

Quando: Terça à Domingo das 9h às 17h;

Teles.: +55 61 3338-8803 / +55 61 3386-8167;

Visite o site oficial do Catetinho clicando aqui.

Veja outros posts que têm tudo a ver com Brasília nos links abaixo:

BRASÍLIA – COMPLETO

STF – SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

PALÁCIO ITAMARATY

CCBB de BRASÍLIA

MEMORIAL JK

TEMPLO DA LEGIÃO DA BOA VONTADE

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

7 comentários em “Catetinho e o início de Brasília

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s