STF, o Supremo Tribunal Federal do Brasil

Já se imaginou num lugar Histórico, que quase todo dia aparece na televisão, transmitindo decisões que influenciam a Vida do brasileiro? Pois é isso o que acontece quando visita o STF – o Supremo Tribunal Federal do Brasil, em Brasília, mais precisamente na Praça dos Três Poderes. Pra mim se tornou algo inesquecível, porque é uma visita rápida que nos faz entender melhor como funciona a última instância da Justiça Brasileira.

IMG_4702
STF
IMG_4715
Colocando meus argumentos!

Mais um passeio gratuito e guiado com um atendimento muito simpático e funcionários e guias solícitos e atenciosos. Com muitas explicações, achei interessante ver que aquela sala que vemos sempre na televisão com os julgamentos é toda a área do STF, existe um prédio anexo para funções administrativas, mas o Tribunal, onde ocorrem os julgamentos e debates é ali naquele espaço, de dois lados vemos janelas que já se abrem para a parte externa, muito interessante.

Entre outras curiosidades você descobrirá que o lugar onde trabalharam as Taquígrafas (que escreve), foi mantido, como uma homenagem a estas pessoas que sempre estavam lá dispostas a anotar as decisões tomadas na instância maior da justiça.

 

Tecnicamente o STF possui 11 pessoas com status de Ministros, indicadas pelo Presidente. Por se tratar da última instância, qualquer caso pode chegar no Superior Tribunal Federal, mas dali não passa. O que eles julgam? Duas coisas: Acusações de inconstitucionalidade; e Crimes do alto escalão. Existem os Vips, que no caso são o Presidente da República e os Ministros, enquanto estiverem ocupando seus cargos. Estes, se forem pegos roubando doces de uma criança, irão direto para o STF e seus 11 Ministros do Superior Tribunal Federal.

Este foi mais um passeio que adorei fazer. Aconselho que vá conhecer o STF, e, por favor, suba na Tribuna e faça um protesto ou pedido por mim e pelo Brasil.

Onde: Praça dos Três Poderes – Brasília;

Quando: Dá uma olhada no site, está logo aqui embaixo;

Telefone Visitação: +55 61 3217-4066;

email Visitação: visitacao@stf.jus.br

Clica aqui e visite o site oficial da visitação no STF.

Veja outros posts que têm tudo a ver com Brasília nos links abaixo:

BRASÍLIA – COMPLETO

CONGRESSO NACIONAL

PALÁCIO ITAMARATY

CATETINHO

CCBB DE BRASÍLIA

MEMORIAL JK

TEMPLO DA LEGIÃO DA BOA VONTADE

BRASÍLIA À NOITE

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

9 comentários em “STF, o Supremo Tribunal Federal do Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s