Palácio Itamaraty

Muito conhecido no circuito turístico de Brasília, o Palácio Itamaraty não decepciona, realmente, estamos falando de um ótimo passeio, que é muito fácil e até óbvio de ser feito.

IMG_4698

O Palácio Itamaraty fica juntinho ao Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios e é mais um dos muitos Pontos Turísticos Gratuitos da capital do Brasil. Uma das coisas mais bacanas de Brasília é que muitos dos seus pontos de visitação se dão em prédios públicos como o Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada, o Palácio do Planalto, o STF e outros, e, como o nome já diz “público”, então isto quer dizer que é “do Povo”, e é assim que nos sentimos em Brasília, nos sentimos em uma cidade que é nossa, do Povo Brasileiro. Se votamos certo ou errado, isto é uma outra questão, não é mesmo?

A visita ao Palácio Itamaraty é guiada, GRATUITA e é bom agendar. Quando fui não precisei agendar, mas conheço gente que não conseguiu fazer a visita. Assim como em todos os locais públicos de Brasília o atendimento e prestatividade dos funcionários e guias foi Excelente.

IMG_4695
Palácio Itamaraty

IMG_4699

IMG_4781
Palácio Itamaraty

IMG_4776IMG_4770

Para minha tristeza são proibidas fotos na maioria dos espaços, ainda bem que em algumas áreas são permitidas, assim pude preparar um post com fotos. Logo no andar térreo, está uma das maiores salas sem colunas de sustentação da América Latina com 2.200 m2. Mas o que mais me chamou atenção é a bela escada em forma de espiral e sem guarda corpo, a visão daquela escada é de encher os olhos, nos apresentando linhas e aspectos modernistas, o nome técnico da escada em espiral é Helicoidal. Também no andar térreo a guia nos apresenta um belo jardim, projetado por Burle Marx. O Jardim externo e o suspenso também foram projetados por Burle Marx.

No segundo piso Você vai encontrar uma bela obra chamada “Metamorfose” ,de 1954, do consagrado artista austríaco Franz Weissmann. Esta obra é a Rainha do Pedaço, sendo também muito interessante e curiosa, porque conforme vamos caminhando podemos acompanhar sua transformação ou melhor Metamorfose. Pena que não podemos filmar, mas se buscar no Youtube poderá saber do que estou falando.

A visita segue pelos Salões do Palácio Itamaraty até chegar ao piso superior, onde mais um belo jardim de Burle Marx estará te aguardando para fechar o passeio, e, onde fotos são permitidas.

Do lado de fora, o Palácio Itamaraty já chama atenção por sua beleza, a fachada repleta de arcos e vidro; os jardins em meio a muita água, que são muito lindos de se ver; a famosa obra chamada “Meteoro“, esculpida em mármore branco de carrara, uma obra do italiano Bruno Giorgi que representa a Terra e seus continentes. Tudo Lindo e muito bem cuidado.

IMG_4785IMG_4778IMG_4662

O Palácio Itamaraty é a Sede do Ministérios das Relações Exteriores do Brasil e foi inaugurado em 1970, com desenhos de Lúcio Costa e projeto de Oscar Niemeyer, os jardins têm a assinatura de Burle Marx. Só tem fera na construção de Brasília, não é mesmo? Existem muitas outras curiosidades no local, por isso garanto que vale a visita.

Por causa de lugares como o Palácio Itamaraty e outras que digo: Vá conhecer a capital do Brasil. Independente das suas decepções políticas, posso te garantir que, se deixar as picuinhas de lado, irá curtir muito, esta que é uma das melhores e mais bonitas cidades do Brasil.

Telefone para agendar visitação: +55 61 2030-8051

Clica aqui e visite a página oficial da visitação ao Palácio Itamaraty

Veja outros posts do VIAJA DAQUI que têm tudo a ver com Brasília nos links abaixo:

BRASÍLIA – COMPLETO

STF – SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

CATETINHO

CCBB DE BRASÍLIA

MEMORIAL JK

TEMPLO DA LEGIÃO DA BOA VONTADE

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

6 comentários em “Palácio Itamaraty

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s